Fazenda Capoava

IPA.00031766
Brasil, São Paulo, São Paulo, Itu
 
Arquitectura residencial, setecentista. Casa de bandeirante, construída em posição estratégica sobre via de comunicação, em taipa de pilão, com poucas aberturas, planta quadrangular e telhado de quatro águas. Fachada principal regular, com alpendre central ladeado, à esquerda, por quarto de hóspedes independente e, à direita, pela capela, constituindo o espaço social da casa, e tendo no interior, contígua ao alpendre, sala de grandes dimensões, à volta da qual se distribuem os quartos, zona exclusiva à família.
Número IPA Antigo: BR922502750018
 
Registo visualizado 113 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa de bandeirante    

Descrição

Planta quadrangular, de massa simples e cobertura em telhado de quatro águas. Estrutura em taipa de pilão, com fachadas rebocadas e pintadas de branco, terminadas em aba corrida de madeira assente em falsos cachorros entalhados. Fachada principal com alpendre central, assente num pilar de madeira, pintado de vermelho, ladeado à esquerda por quarto de hóspedes, actualmente adaptado a sala de estar, rasgado por duas janelas rectilíneas e com caixilharia de guilhotina, e à direita por capela, rasgada por vão mais estreito. Sob o alpendre, rasga-se frontalmente porta e duas janelas de peitoril, e, lateralmente, porta de verga recta de acesso ao quarto e à capela; todas as portas e os vãos têm molduras de madeira, pintadas de vermelho. INTERIOR da capela com as paredes pintadas de branco, pavimento em madeira e cobertura em falsa abóbada de berço, pintada de azul celeste. Na parede testeira possui retábulo em talha policroma, a vermelho e bege, com vão em arco possuindo no interior vários degraus encimados por maquineta com imaginária e ático adaptado à cobertura. Altar-mor com frontal pintado de azul e cartela central com flores.

Acessos

Rodovia D. Gabriel Paulino Bueno Couto, km 89

Protecção

Enquadramento

Rural, a 8 kms da rodovia. Implanta-se a meia vertente, em plataforma artifical adaptada ao declive do terreno, precedida por vários degraus, dominando um vale que termina num açude e mata. Possui adossado à fachada lateral direita corpo mais recente e sensivelmente mais baixo. Na propriedade, trilhas conduzem a pontos elevados, de onde se avista o relevo, salpicado por formações rochosas, característicoda região.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa de bandeirante

Utilização Actual

Comercial e turística: hotel de charme / Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Privada: Estado brasileiro

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1750, meados - construção da casa na fazenda que produzia géneros alimentícios destinados às Minas Gerais; 1860, até esta data, a Fazenda Capoava foi um dos engenhos com grande expressão na produção de açucar na região de Itu; 1881 - venda da Fazenda Capoava, a qual muda a sua denominação para Fazenda Japão e passa a dedicar-se à produçãio de café; 1888 - com a abolição da escravatura, os escravos começaram a ser substituídos por trabalhadores livres e imigrantes; 1890 - chegada das primeiras famílias para substituir os escravos, oriundas, sobretudo da Itália; inicialmente, moravam na antiga senzala; séc. 20, início - construção de colônias para habitação dos trabalhadores da fazenda; 1941 - venda da fazenda a fazendeiros de gado da região, tendo o cultivo de café sido substituido por pastagens para gado de corte e leiteiro até o ano de 1979; 2000 - venda de parte da área da fazenda Japão e adaptação da mesma a hotel, retomando a sua denominação original de Capoava.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em taipa de pilão, revestida a tabatinga (areia branca); aba corrida, falsos cachorros, portas, portadas e caixilharia de madeira; retábulo de talha policroma; cobertura de telha.

Bibliografia

SALA, Dalton, Guia das casas bandeiristas = guide to the Bandeirantes houses, in SALA, Dalton (dir.), Casas bandeiristas: arquitectura colonial paulista = bandeirante houses: the colonial architecture of São Paulo, São Paulo, Oficina de Projectos, 2008; http://www.fazendacapoava.com.br/v2/pt, 22 Julho 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

2000 - obras de restauro sob a orientação do arquitecto Carlos Lemos.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login