Sítio do Padre Inácio

IPA.00031755
Brasil, São Paulo, São Paulo, Cotia
 
Casa de bandeirante setecentista, construída em posição estratégica sobre via de comunicação, em taipa de pilão, com poucas aberturas, planta quadrangular e telhado de quatro águas. Fachada principal regular, com alpendre central ladeado, à esquerda, por quarto de hóspedes independente e, à direita, pela capela, constituindo o espaço social da casa, e tendo no interior, contígua ao alpendre, sala de grandes dimensões, à volta da qual se distribuem os quartos, zona exclusiva à família.
Número IPA Antigo: BR922501460014
 
Registo visualizado 157 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa de bandeirante    

Descrição

Planta quadrangular, de massa simples e cobertura homogénea em telhado de quatro águas, com ligeira curvatura e cumeeira coroada por ornamento de barro cozido com quatro pontas. Estrutura em taipa de pilão, com fachadas rebocadas e pintadas de branco, terminadas em aba corrida de madeira assente em falsos cachorros entalhados. Fachada principal com alpendre central, assente em dois pilares de madeira, esculpidos sobre plintos paralelepipédicos de faces decoradas com almofadas em losango, ladeado à esquerda por quarto de hóspedes e à direita por capela, ambos rasgados por janela rectangular com grades de madeira. Sob o alpendre, rasga-se frontalmente porta e janela de peitoril, rectangular com grades de madeira, e, lateralmente, porta de verga recta de acesso ao quarto e à capela, esta mais larga; todos os vãos têm molduras de madeira e as portas são igualmente decoradas por losangos. Fachada lateral esquerda rasgada por vãos rectangulares e a posterior com alpendre. INTERIOR: contígua ao alpendre fica a sala principal, de grandes dimensões, à volta da qual se distribuem quatro quartos, zona exclusiva à família, de dimensões iguais e tendo como forro o piso do jirau. Um dos quartos é dividido por um tabique de madeira e tem um óculo na parede virada ao exterior, o qual serviu de sacristia; na porta de ligação deste espaço à capela, existem pequenos rasgos, por onde os fiéis se confessavam. Da sal parte corredor de ligação aos fundos da casa; o jirau, que funcionava como depósito, tem acesso por escada colocada colocada ao lado de uma divisão menor nos fundos e é iluminado por pequenas janelas.

Acessos

Estrada do Padre Inácio, s/n; Estrada do Morro Grande; Bairro da Graça

Protecção

Tombamento Federal - IPHAN / Tombamento pelo CONDEPHAAT, Livro do Tombo Histórico, Inscrição n.º 86, Fl. 72, de 23 setembro 1974

Enquadramento

Urbano, isolado, localizado a meia encosta, nas proximidades do rio e envolvida por terreno arelvado e arvoredo.

Descrição Complementar

Sob o alpendre, encosta-se à parede frontal banco corrido de madeira e fixo à parede um cabide. Distribuídas pelos cômodos, encontramos algumas peças do reduzido mobiliário original que guarnecia a casa: na sala principal, uma mesa, dois armários e outro cabide de parede; e, num dos quartos, um velho catre (cama de madeira e palha).

Utilização Inicial

Residencial: casa de bandeirante

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Privada: Estado estrangeiro

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - construção da casa pelo Sargento-mór Roque Soares Medella; séc. 18, finais / séc. 19, inícios - Anna de Barros Leme era a proprietária da casa-grande construída pelo seu avô; os censos da população de Cotia registram, entre os agregados da fazenda, no bairro da Graça, o seu primo Inácio Francisco do Amaral que, viúvo, com ela vivia desde 1798, e tiveram as filhas Rita, Anna Francisca e Luiza Maria e o filho varão, o Capitão Joze Soares de Camargo; 1810 - Inácio torna-se padre aos 57 anos; 1813 - Anna obtém para si e seus filhos, um Breve Apostólico que os autoriza a ter oratório particular na sua "Fazenda de N. Sra. do Rozário"; o Padre Inácio passa a realizar os ofícios religiosos, dando continuídade à prática aí iniciada 50 anos antes pelo Padre Rafael Antonio de Barros; 1838 - data da morte de Anna de Barros Leme; 1846 - data da morte do Padre Ignácio, aos 94 anos; a fazenda ainda permanecerá em posse da família por cerca de 45 anos, concentrando-se porém nas mãos do Alferes Francisco Rodrigues César, casado com Maria do Ó, neta de D. Anna de Barros Leme, o qual adquire dos demais herdeiros parte do que lhes coube na divisão dos bens por ela deixados; 1883 - a sede da antiga fazenda é vendida com uma pequena porção de terreno a imigrantes alemães; 1915 - o político e historiador Washington Luis, então prefeito de São Paulo, visita o Sítio do Parde Inácio.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em taipa de pilão, revestida a tabatinga (areia branca); aba corrida, falsos cachorros, portas, caixilharia e grades em madeira; pavimento do piso térreo em cimento e do jirau em madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

SALA, Dalton, Guia das casas bandeiristas = guide to the Bandeirantes houses, in SALA, Dalton (dir.), Casas bandeiristas: arquitectura colonial paulista = bandeirante houses: the colonial architecture of São Paulo, São Paulo, Oficina de Projectos, 2008; http://www.portalviva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=419:turismo-sitio-do-mandu-um-marco-historico-em-cotia&catid=58:especial-turismo, 5 Julho 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - O conjunto original era composto pela sede e por outras edificações de apoio, de construção mais singela, destinadas ao abrigo dos escravos, ferramentas e animais e ao depósito de produtos. Porém, dessas construções apenas susbistiram referências nos antigos documentos e as mós do antigo moinho, que foram removidas para o relvado frontal à casa.

Autor e Data

Paula Noé 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login