Casa do Tatuapé

IPA.00031752
Brasil, São Paulo, São Paulo, São Paulo
 
Casa de bandeirante seiscentista, construída em posição estratégica sobre via de comunicação, em taipa de pilão, com poucas aberturas e planta rectangular. Fachada principal regular, com alpendre central ladeado, à esquerda, por quarto de hóspedes independente e, à direita, pela capela, constituindo o espaço social da casa, e tendo no interior, contígua ao alpendre, sala de grandes dimensões, à volta da qual se distribuem os quartos, zona exclusiva à família.
Número IPA Antigo: BR922505650012
 
Registo visualizado 194 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa de bandeirante    

Descrição

Planta sensivelmente rectangular, de massa simples e cobertura homogénea em telhado de duas águas. Estrutura em taipa de pilão, com fachadas rebocadas e pintadas de branco, terminadas em aba corrida de madeira assente em falsos cachorros entalhados. Fachada principal com alpendre central, assente em dois pilares de madeira e com pavimento cerâmico, ladeado à esquerda pelo quarto de hóspedes e à direita pela capela; frontalmente rasga-se porta e janela de peitoril, quadrangular, com grades de madeira, e, lateralmente, portas de verga recta de acesso ao quarto e capela; todos os vãos têm molduras de madeira. Fachada posterior terminada em empena assimétrica e rasgada por porta e janela no primeiro registo e por uma outra janela no segundo. INTERIOR com seis dependências, tendo contígua ao alpendre a sala principal, de grandes dimensões, à volta da qual se distribuem os quartos, zona exclusiva à família. Possuiu tectos de madeira criando dois sótãos.

Acessos

Rua Guabijú, 49, Tatuapé, Zona Leste

Protecção

Tombamento pelo IPHAN, CONDEPHAAT e COMPRESP

Enquadramento

Urbano, isolado, inserido num lote muito estreito e completamente envolvido pela malha urbana, tendo-se actualmente perdido a relação original com a paisagem e o rio, dadas as construções envolventes, a rectificação do rio Tietê e a canalização do córrego do Tatuapé, nas imediações dos quais se implantava.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa de bandeirante

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Privada: Estado estrangeiro

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1698 - data do inventário onde consta o registro que comprova a construção do imóvel num terreno que pertencera ao padre Matheus Nunes de Siqueira, que nomeou Mathias Rodrigues da Silva como administrador de seus bens; seria este o construtor da casa; séc. 19, meados - o sítio passou a abrigar uma olaria onde eram fabricadas, exclusivamente, telhas; entretanto, com a imigração italiana, a olaria passou a fabricar também tijolos; 1945 - após a morte do seu proprietário, Elias Quartim de Albuquerque, o imóvel é comprado pela Tecelagem Textilia; com o loteamento da propriedade, a casa fica implantada num terreno reduzido, cercada por outras construções; 1970, década - adquirida pela Prefeitura do Município de São Paulo; 1979 / 1980, entre - sob a responsabilidade do Departamento do Património Histórico (DPH), por meio de um projecto realizado em conjunto com o Museu Paulista da USP, realizam-se pesquisas arqueológicas; 1981 - aberta ao público; 1992 - reabertura ao público da Casa do Tatuapé, abrigando actividades sócio-culturais.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em taipa de pilão, revestida a tabatinga (areia branca); aba corrida, falsos cachorros, portas e caixilharia em madeira; as paredes internas eram originalmente de pau-a-pique; cobertura de telha.

Bibliografia

SALA, Dalton, Guia das casas bandeiristas = guide to the Bandeirantes houses, in SALA, Dalton (dir.), Casas bandeiristas: arquitectura colonial paulista = bandeirante houses: the colonial architecture of São Paulo, São Paulo, Oficina de Projectos, 2008; http://www.museudacidade.sp.gov.br/casadotatuape.php, 5 Julho 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1980 / 1981 - obras de restauro da casa, reconstituindo algumas paredes que estavam a desabar, assim como o madeiramento e o telhado; restauro das janelas com balaústres e das portas almofadadas; com o objectivo de evidenciar as características da época de sua construção, conservou-se nas dependências o piso em terra batida; 1991 - obras de preservação.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login