Casa do Sítio da Ressaca

IPA.00031751
Brasil, São Paulo, São Paulo, São Paulo
 
Casa de bandeirante setecentista, construída em posição estratégica sobre via de comunicação, em taipa de pilão, com poucas aberturas e planta rectangular. Fachada principal com alpendre ladeado, à esquerda, por quarto de hóspedes independente, constituindo o espaço social da casa, e tendo no interior, contígua ao alpendre, sala de grandes dimensões, à volta da qual se distribuem os quartos, zona exclusiva à família.
Número IPA Antigo: BR922505650011
 
Registo visualizado 188 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa de bandeirante    

Descrição

Planta sensivelmente rectangular, de massa simples e cobertura homogénea em telhado de duas águas. Estrutura em taipa de pilão, com fachadas rebocadas e pintadas de branco, terminadas em aba corrida de madeira assente em falsos cachorros entalhados. Fachada principal com alpendre descentrado, disposto à direita, assente num pilar de madeira, ladeado à esquerda por quarto de hóspedes, rasgado por janela rectangular com grades de madeira; sob o alpendre, rasga-se frontalmente porta e janela de peitoril, rectangular com grades de madeira, e, lateralmente, porta de verga recta de acesso ao quarto; todos os vãos têm molduras de madeira. Fachada lateral esquerda rasgada por vãos rectangulares em dois registos. Fachada posterior terminada em empena e rasgada por porta descentrada e duas janelas no primeiro registo e por uma outra no segundo. INTERIOR: contígua ao alpendre fica a sala principal, de grandes dimensões e pavimento cerâmico, à volta da qual se distribuem os quartos, zona exclusiva à família. Possuiu tectos de madeira sobre traves aparentes, criando sótão.

Acessos

Rua Nadra Raffoul Mokodsi, nº 3, Jabaquara, Zona Sul

Protecção

Tombamento pelo CONDEPHAAT e COMPRESP

Enquadramento

Urbano, isolado, a meia encosta de uma colina, em local primitivamente localizado nas proximidades do antigo caminho de Santo Amaro, que era banhado pelo córrego do Barreiro, também chamado Fagundes e Ressaca.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa de bandeirante

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Privada: estado estrangeiro

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1719 - data inscrita na verga da porta principal, assinalando provavelmente a sua construção; 1969 - o seu último proprietário, Antonio Cantarella, responsável pela urbanização do bairro do Jabaquara, transformou o sítio em chácara, procedendo ao seu loteamento; desapropriação de mais de um terço da área da propriedade para instalação do pátio de manobras das obras do metrô; 1979 - inauguração da casa; 1986 - incêndio destrói parcialmente a casa; 1991 / 2002, entre - ocupada pelo Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro; posteriormente passou a abrigar exposições que contemplam os fazeres e as manifestações da cultura popular.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em taipa de pilão, revestida a tabatinga (areia branca); aba corrida, falsos cachorros, portas e caixilharia em madeira; as paredes internas eram originalmente de pau-a-pique; cobertura de telha.

Bibliografia

SALA, Dalton, Guia das casas bandeiristas = guide to the Bandeirantes houses, in SALA, Dalton (dir.), Casas bandeiristas: arquitectura colonial paulista = bandeirante houses: the colonial architecture of São Paulo, São Paulo, Oficina de Projectos, 2008; http://www.museudacidade.sp.gov.br/sitiodaressaca.php, 5 Julho 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1978 - início das obras de restauro da Casa do Sítio da Ressaca, sob responsabilidade da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB); 1987 / 1988 - obras de restauro e conservação; 1990 - obras de restauro e conservação; 2002 - obras de restauro e conservação.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login