Casa do Bandeirante de Butantã

IPA.00031749
Brasil, São Paulo, São Paulo, São Paulo
 
Casa de bandeirante seiscentista, construída em posição estratégica sobre via de comunicação, em taipa de pilão, com poucas aberturas, planta quadrangular e telhado de quatro águas. Fachada principal regular, com alpendre central ladeado, à esquerda, por quarto de hóspedes independente e, à direita, pela capela, constituindo o espaço social da casa, e tendo no interior, contígua ao alpendre, sala de grandes dimensões, à volta da qual se distribuem os quartos, zona exclusiva à família.
Número IPA Antigo: BR922505650009
 
Registo visualizado 173 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa de bandeirante    

Descrição

Planta quadrada de massa simples e cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Estrutura em taipa de pilão, revestida a tabatinga, com fachadas rebocadas e pintadas de branco, terminadas em aba corrida de madeira assente em falsos cachorros entalhados. Fachada principal virada a O. com alpendre central, assente em dois pilares de madeira, ladeado à esquerda pelo quarto de hóspedes, rasgada por janela rectangular, com molduras de madeira e grades do mesmo material, e à direita pela capela. Sob o alpendre, rasga-se frontalmente porta e janela de peitoril, igualmente com grades de madeira, e, lateralmente, portas de verga recta de acesso ao quarto e à capela. Fachada lateral esquerda rasgada por duas janelas e a oposta por três, de verga abatida à excepção de uma na lateral direita, e com molduras de madeira. INTERIOR: contígua ao alpendre fica a sala principal, de grandes dimensões, à volta da qual se distribuem os quartos, zona exclusiva à família, com portas de verga abatida e molduras de madeira.

Acessos

Praça Monteiro Lobato, s/nº, Butantã, Zona Oeste

Protecção

Tombamento pelo CONDEPHAAT e COMPRESP

Enquadramento

Ergue-se em terreno de antiga sesmaria, com a fachada principal originalmente virada ao rio Pinheiros, dominando vasta extensão do rio, a principal via de transporte e comunicação com Santo Amaro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa de bandeirante

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Privada: Estado brasileiro

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Luis Saia (c. 1953).

Cronologia

1566 - a região de Butantã, onde se ergue a casa do bandeirante, foi concedida em sesmaria a Jorge Moreira e Garcia Rodrigues, na paragem conhecida como Uvatantan; 1602 - a propriedade, com o nome de Ubatatá, termo tupi que significa "terra dura", pertencia a Afonso Sardinha, explorador das minas de Jaraguá, as primeiras minas de ouro de que se tem notícia no Brasil; posteriormente os seus bens foram doados à Capela de Nossa Senhora das Graças, da Ordem Jesuíta; 1759 - data da expulsão dos jesuítas, na sequência da qual a propriedade foi a leilão; posteriormente, pertenceu a vários proprietários; 1875 - foi adquirida por Eugênio Vieira de Medeiros, sendo conhecida na época com o nome de "Rio Abaixo dos Pinheiros"; 1912 - compra do imóvel pela Cia. City de São Paulo; 1944 - doação da área que incluía a casa denominada como "Casa Velha do Butantã" ao Município; 1950 - após a doação e até esta data, o imóvel permaneceu sem definição; 1953 - a Comissão do IV Centenário de São Paulo torna-se responsável pela casa do Bandeirante de Butantã; 1955, 30 Outubro - instalação de um museu evocativo da época das bandeiras, com acervo próprio, a partir do recolhimento de móveis, utensílios e outros objectos históricos no interior de São Paulo, Minas Gerais e Vale do Paraíba.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em taipa de pilão, revestida a tabatinga (areia branca); aba corrida, falsos cachorros, portas e caixilharia em madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

SALA, Dalton, Guia das casas bandeiristas = guide to the Bandeirantes houses, in SALA, Dalton (dir.), Casas bandeiristas: arquitectura colonial paulista = bandeirante houses: the colonial architecture of São Paulo, São Paulo, Oficina de Projectos, 2008; http://www.museudacidade.sp.gov.br/casadobandeirante.php, 5 Julho 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1953, depois - obras de restauro da casa, promovidas pela Comissão do IV Centenário de São Paulo e com projecto do arquitecto Luis Saia.

Observações

EM ESTUDO. *1 - Na língua geral falada em São Paulo, "butantã" significava terra socada, ou seja, a taipa com que eram feitas as construções.

Autor e Data

Paula Noé 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login