Colégio-Liceu de Nampula / Liceu Gago Coutinho / Escola Secundária de Nampula

IPA.00031511
Moçambique, Nampula, Nampula, Nampula
 
Arquitetura educativa, do séc. 20.
Número IPA Antigo: MZ910719000021
 
Registo visualizado 157 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Escola  Liceu  

Descrição

Complexo constituído por 6 blocos independentes e de diferentes volumetrias, cuja comunicação entre si é efetuada através de uma galeria coberta, com cerca de 165 metros de comprimento, em torno da qual se dispõem os edifícios, de forma ritmada porém desencontrada. Os dois blocos principais apresentam uma planta retangular com três pisos e uma fachada regular com janelas a toda a fachada à exceção de uma pequena zona junto à galeria coberta, na qual existe um pano cego e brise-soleil (provavelmente a caixa de escada) a toda a altura dos edifícios. Os restantes pisos, de menores dimensões (piso térreo ou dois pisos), apresentam planta retangular ou quadrangular. Todos os edifícios apresentam coberturas com telhados de duas águas.

Acessos

Av. Eduardo Mondlane, Nampula

Protecção

Enquadramento

Urbano, isolado, implanta-se num quarteirão de planta poligonal, com cerca de 8ha, no qual se ergue igualmente a Escola-Instituto Industrial e Comercial 3 de Fevereiro (antiga Escola Técnica Elementar - v. MZ910719000013). Na proximidade erguem-se o Estádio de Nampula (v. MZ910719000015) e o Museu Nacional de Etnologia - MUSET (v. MZ910719000014)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Educativa: liceu

Utilização Actual

Educativa: escola secundária

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1955 - data provável da elaboração do projecto inicial, da autoria do Gabinete de Urbanização do Ultramar (conjectural); à semelhança de outros projectos de construções escolares da autoria do Gabinete de Urbanização do Ultramar, é possível que o presente projeto tenha sido elaborado numa data anterior à das Normas para as Instalações dos Liceus e Escolas do Ensino Profissional nas Províncias Ultramarinas, porém tendo sido adiado a sua conclusão de modo a poder estar em conformidade com estas; 1956, março - final da redacção das "Normas para as Instalações dos Liceus e Escolas do Ensino Profissional nas Províncias Ultramarinas" da autoria do Gabinete de Urbanização Colonial (João António de Aguiar, Eurico Gonçalves Machado e Fernando Schiappa de Campos), que doravante regularão todos os projectos de Liceus e Escolas Técnicas e Elementares e Escolas Comerciais e/ou Industriais projectadas pelo Gabinete para as Províncias Ultramarinas; 22 Agosto - por ocasião da visita do Presidente da República, General Craveiro Lopes, as obras encontravam-se já em avançado estado de conclusão.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

AGUIAR, João António; MACHADO, Eurico Gonçalves; CAMPOS, Fernando Schiappa de. Normas para as instalações dos Liceus e Escolas do Ensino profissional nas províncias ultramarinas, Lisboa: Ministério do Ultramar, Gabinete de Urbanização do Ultramar, 1956; FERNANDES, José Manuel. Geração Africana - Arquitectura e Cidades em Angola e Moçambique, 1925-1975, Lisboa: Livros Horizonte, 2002; FERREIRA, André Ferreira, Obras Públicas em Moçambique - Inventário da produção arquitectónica executada entre 1933 e 1961, Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2008; MARQUES, Fernando Moreira. Os Liceus do Estado Novo, Lisboa: Edições Educa, 2003; MILHEIRO, Ana Vaz. Edifícios Educacionais nos Trópicos: o trabalho do Gabinete de Urbanização Colonial na Antiga África Portuguesa, in 11th International Docomomo Conference Living in the Urban Modernity, Mexico City, 19 a 27 de agosto de 2010; MILHEIRO, Ana Vaz; DIAS, Eduardo Costa. Arquitectura em Bissau e os Gabinetes de Urbanização Colonial (1944-1974), in arq.urb, Revista eletrônica de Arquitetura e Urbanismo, Nº2, 2009 (http://www.usjt.br/arq.urb/numero_02/artigo_ana.pdf); MILHEIRO, Ana Vaz; FERREIRA, Jorge. Moderno Colonial. Património escolar em Angola construído durante o Estado Novo português, in 3º Seminário Docomomo Norte Nordeste, Morte e Vidas Severinas: Das ressureições e conservações (im)possíveis do património moderno no Norte e Nordeste do Brasil, João Pessoa, 26 a 29 de maio de 2010; MONIZ, Gonçalo Canto. Arquitectura e Instrução, o projecto moderno do Liceu, 1836-1936, Coimbra: Ed.Arq, 2007.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Tiago Lourenço 2011 (projeto FCT PTDC/AURAQI/104964/2008 "Gabinetes Coloniais de Urbanização: Cultura e Prática Arquitectónica")

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login