Estação Rádio Naval de Maputo

IPA.00031361
Moçambique, Cidade Maputo, Maputo (M), Maputo (M)
 
Arquitetura de comunicações, do século 20. Edifício isolado com planta em forma de U.
Número IPA Antigo: MZ910201000015
 
Registo visualizado 782 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comunicações  Posto transmissor  Posto emissor  

Descrição

Planta em forma de U.

Acessos

Maputo

Protecção

Enquadramento

Conjunto localizado num grande terreno formando um polígono irregular com cerca de 27ha, no exterior da cidade de Maputo, a cerca de 1,5km a noroeste do Estádio da Machava (v. MZ910201000088), a cerca de 2,3kms a oeste da Central Emissora da Estação Rádio Naval de Maputo (v. MZ910201000015) e a cerca de 6,5kms a oeste do Aeroporto.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comunicações: posto transmissor

Utilização Actual

Comunicações: posto transmissor

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Luiz Possolo (1959).

Cronologia

1959 - projeto da autoria do arquiteto Luiz Possolo (Direcção dos Serviços de Urbanismo e Habitação - Direcção Geral das Obras Públicas e Comunicações do Ministério do Ultramar) para as centrais emissoras das estações rádio-navais de Luanda e Lourenço Marques (atual Maputo).

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

MILHEIRO, Ana Vaz, SALDANHA, José Luís, Luís Possolo. Um arquitecto do Gabinete de Urbanização do Ultramar, Lisboa, CIAAM, 2012.

Documentação Gráfica

AHU: MU/DGOPC/DSUH/Caixa82

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. Trata-se de um projeto-tipo destinado a ser implantado em Luanda e Lourenço Marques (atual Maputo), ainda que com implantações diferentes no terreno. Através da imagem de satélite é possível identificar uma âncora desenhada no solo, junto ao edifício - o que se prefigura como caso único no contexto das centrais das estações rádio-naval de Luanda e Maputo. Ao contrário do verificado em Luanda, o terreno das centrais de Maputo mantêm-se sem construções não relativas à função inicial, ainda que pareça que um terreno a norte do terreno da central, atualmente ocupado por construções habitacionais, pertencesse ao perímetro original desta.

Autor e Data

Tiago Lourenço 2011 (projeto FCT PTDC/AURAQI/104964/2008 "Gabinetes Coloniais de Urbanização: Cultura e Prática Arquitectónica")

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login