Quinta das Lapas

IPA.00003131
Portugal, Lisboa, Torres Vedras, União das freguesias de Maxial e Monte Redondo
 
Espaço verde de produção agrícola / Espaço verde de recreio. Quinta de Recreio, de estilo barroco, contém uma das mais notáveis residencias senhoriais da região de Torres Vedras.É notável a função recreativa pela organização em diversas partes que conciliam produção e o recreio e ainda pela presença de elementos plásticos em áreas marcadamente de produção. Monumentalidade do conjunto. Domínio técnico dos declives acentuados, traduzido pela organização estrutural da quinta.
Número IPA Antigo: PT031113090034
 
Registo visualizado 1543 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Residencial senhorial  Quinta senhorial    

Descrição

A Fisiografia é o factor determinante estrutural do espaço. Quinta com casa (IPA.00006342) organizada em patamares, distinguindo perfeitamente as funções dos diferentes espaços: jardim, mata, pomar e zona desportiva. Entrada principal assinalada por duas rampas que compensam o declive entre a entrada da Capela e o portão de entrada para o pátio de recepção. Este pátio central é definido pelo palácio e restantes edifícios anexos. Lateralmente ao palácio desenvolve-se o jardim terraço, formal na sua composição e onde se podem observar notáveis exemplares botânicos. Jardim que, em bancos e alegretes, num muro de suporte de altura considerável, se abre sobre a paisagem envolvente e a restante área da Quinta. O eixo longitudinal do jardim estende-se, para além deste, pela encosta, numa alameda de palmeiras que culmina num ponto mais alto, o patamar onde se encontra o Tanque Grande, e de onde se pode desfrutar o conjunto da mata. O pomar e as actuais áreas de jogo enquadram-se num patamar, de grandes dimensões, topograficamente inferior ao jardim, rectangular e de estrutura ortogonal. Neste patamar, sob o muro que suporta o jardim, encontra-se um recinto de paredes revestidas a azulejo, com cenas galantes e de caça, e o Tanque da Horta ou da Sereia, centrado por uma casa de fresco revestida a embrechados. A tapada, cerrada, onde se podem observar notáveis exemplares de sobreiros (Quercus suber) abraça a propriedade; através do sistema de percursos que a percorre é possível chegar até pavilhões e capelinhas setecentistas e a um fonte de águas férreas. A tapada é formada por outras espécies para além de sobreiros, nomeadamente medronheiros, carrasqueiros, aroeiros, cedros, abetos e ciprestes.

Acessos

Estrada Torres Vedras - Matacães - Monte Redondo, a 5 Km de Torres Vedras.

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 5/2002, DR, 1.ª série-B, n.º 42 de 19 fevereiro 2002 (Quinta) *1

Enquadramento

Urbano. Terço inferior da Encosta da Serra da Achada. Isolado.

Descrição Complementar

Na quinta das Lapas, pertencente à casa de Alegrete, e que tem a grandeza e magnificência que corresponde aos seus illustres proprietários, nasceram os srs. Antonio Telles da Silva e D. Eugénia Telles da Silva, filhos do 3º M. de Penalva. Na dita quinta das Lapas há uma copiosa fonte de águas ferreas, e uma soberba matta, onde se admiram arvores collossaes, especialmente três medronheiros, cousa rarissima, pois quasi nunca esta especie excede as proporções de um arbusto. (João Maria BAPTISTA)

Utilização Inicial

Residencial: quinta senhorial

Utilização Actual

Assistencial: organização de beneficência

Propriedade

Privada: pessoa singular / pública: associação

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1640 - aquisição da Quinta por D. Maria de Menezes, mulher de Fernão Teles, conde de Vila Maior; séc. 17, finais - primeiro Marquês de Alegrete e Tesoureiro Judicial da Comarca de Torres Vedras, Manuel Teles da Silva, mandou construir o solar; séc. 18 - término da construção do solar. Segundo tradição, D. João V teria requisitado os operários que ali trabalhavam para as obras do Convento de Mafra, recompensando o proprietário com autorização para colocar um brasão no portão; séc. 19 - ampliação do palácio para 2 pisos; 1986 - vendido à Associação Le Patriarche.

Dados Técnicos

Muros de suporte

Materiais

INERTES: azulejos, muros de alvenaria. VEGETAIS: Quercus suber (sobreiros) da Tapada

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos, Solares de Portugal, p. 79 e 154; CARITA, Hélder, CARDOSO Homem, Tratado da Grandeza dos Jardins em Portugal ou da originalidade e desaires desta arte, Lisboa, 1990, pp. 224 - 227, 235, 261; BAPTISTA João Maria, Chorografia Moderna do Reino de Portugal, s/d; V.A., Torres Vedras-Passado e Presente, vol. I, CMTV, 1996; PROENÇA, Raul, Guia de Portugal, vol. 2, Lisboa, 1927, pp. 554, 555.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; UE

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Obras de melhoria e conservação da zona residencial, jardins e bosque.

Observações

*1 - Ampliação da classificação da Casa da Quinta das Lapas (v.IPA.00006342) de forma a abranger toda a Quinta e respectiva cerca, incluindo a Praça frente à Capela, a Alameda e a Capela de Santo António. O solo é pobre e a terra não permite luxos de arborização, somente os sobreiros se dão magnificamente.

Autor e Data

Paula Simões 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login