Sport Bissau e Benfica

IPA.00031276
Guiné-Bissau, Bissau SA, Bissau, Bissau
 
Arquitetura recreativa, do séc. 20.
Número IPA Antigo: GW910301000018
 
Registo visualizado 117 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Desportivo  Clube desportivo    

Descrição

Edifício de planta quadrangular desenvolvendo-se em dois pisos, com cobertura em telhado de duas águas e terraço de laje de betão. Composto por dois corpos, um principal, de dois pisos e laje de betão, no qual se localiza a entrada principal; um segundo, recuado e com cobertura em telhado de duas águas, aí se localizando o salão, principal dependência do edifício. As fachadas laterais são marcadas, ao nível do primeiro piso, pela existência de duas grande varandas. INTERIOR: A entrada permite acesso a um pequeno vestíbulo retangular, no qual três portas providenciam acesso à plateia do salão (que ocupa a maioria da área interior do edifício), de decoração inexistente e sem cadeiras, existindo um palco na extremidade oposta à das portas. Do vestíbulo parte igualmente uma escadaria que dá acesso ao balcão e restantes dependências do piso superior.

Acessos

Avenida Francisco Mendes, Avenida Cidade de Lisboa, Rua Osvaldo Vieira

Protecção

Enquadramento

Urbano, isolado. Localiza-se num quarteirão na confluência da Avenida Francisco Mendes, Avenida Cidade de Lisboa e Rua Osvaldo Vieira. Nas imediações localizam-se o Liceu de Bissau (v. GW910301000011) e a Escola Industrial e Comercial de Bissau (v. GW910301000020)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Desportiva: clube desportivo

Utilização Actual

Desportiva: clube desportivo

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ENGENHEIRO: J. Corte-Real de Landerset (1955).

Cronologia

1944, 27 maio - o Sport Bissau e Benfica torna-se filial do Sport Lisboa e Benfica; 1955 - projeto de estabilidade da autoria do engenheiro-civil J. Corte-Real de Landerset (Gabinete de Urbanização do Ultramar).

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

AHU: MU/DGOPC/DSUX/Caixa50

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. Segundo relatório realizado pelo arquiteto Eurico Pinto Lopes ("Relátorio dos Serviços Realizados na Província da Guiné") em novembro de 1958, "neste edifício, que não foi construído na sua totalidade por falta de verba, foram feitas algumas omissões ao projecto justificadas aliás por aquele motivo. Pode-se citar a ribalta cujo perfil foi alterado."

Autor e Data

Tiago Lourenço 2011 (projeto FCT PTDC/AURAQI/104964/2008 Gabinetes Coloniais de Urbanização: Cultura e Prática Arquitectónica)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login