Convento e Igreja da Graça

IPA.00003126
Portugal, Lisboa, Torres Vedras, União das freguesias de Torres Vedras (São Pedro, Santiago, Santa Maria do Castelo e São Miguel) e Matacães
 
Convento masculino, maneirista. Igreja conventual de planta longitudinal, nave única, bem iluminada por tribuna sobre capelas colaterais intercomunicantes, com abóbada de berço, galilé aberta e capela-mor retangular. Retábulo-mor maneirista, sendo os das capelas colaterais barrocos, de estilo nacional ou joaninos. Os azulejos da nave são tipo "tapete" e os de albarradas (galilé) e hagiográficos (claustro) inserem-se na produção joanina. Os azulejos da ante-sacristia e sacristia, de 1725, são atribuídos ao mestre P. M. P. inserindo-se assim no chamado "Ciclo dos Mestres".Dependênciais conventuais em redor de um claustro.
Número IPA Antigo: PT031113150014
 
Registo visualizado 1157 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  

Descrição

Igreja de planta longitudinal composta por nave única, precedida por galilé, capela-mor retangular e dependências conventuais de três pisos e com um claustro, anexas no lado direito, onde se intercala torre sineira. Volumes articulados cobertos com telhados de duas águas. Frontespício terminado em frontão contracurvado com fogaréus, rasgado por três arcos plenos encimados por molduras recortadas e janela de frontão ondulado ladeada por dois nichos. Galilé com lambril de azulejos de albarradas abre-se para fachada lateral. Nave com azulejos de tapete, oito capelas colaterais* com retábulos de talha, imagens e inscrições tumulares, encimadas por janelas; dois púlpitos com baldaquino, coro-alto com crucifixo de marfim e órgão no lado Evangelho; cobertura em abóbada de berço. Na capela-mor, retábulo de talha com colunas de fuste canelado e capitéis coríntios ladeando dois nichos; imagem de Santa Gertrudes Magna e Santa Francisca Romana em grandes dimensões; à direita pequeno nicho com túmulo de São Gonçalo de Lagos e arca com figura do santo na tampa. Na sala da portaria painéis de azulejos com passos da vida do mesmo santo e no claustro ilustrando a vida de D. Frei Aleixo de Meneses; cobre-o abóbada de arestas.

Acessos

Largo da Graça, Praça Vinte e Cinco de Abril. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,090063, long.: -9,258913

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 42 007, DG, 1.ª série, n.º 265 de 06 dezembro 1958

Enquadramento

Urbano. Ergue-se no centro histórico da vila, junto à estrada e tendo fronteiro jardim público.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Religiosa: igreja / Cultural e recreativa: museu / Político-administrativo: departamento municipal

Propriedade

Privada: Igreja Católica / Pública: municipal (convento)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR DE AZULEJOS: PMP (séc. 18).

Cronologia

Séc. 16 - fundação do convento por eremitas descalços de Santo António, no local onde existia a ermida do hospital dos gafos; algumas pinturas sobre tábua; séc. 17 - retábulos de talha, imagens de madeira e outros; séc. 18 - púlpitos, órgão e outros elementos decorativos; pintura dos azulejos do claustro, portaria, antesacristia e sacristia por PMP; 1725 - data dos azulejos da sacristia; 1733 - data da porta; 1887 - Câmara Municipal de Torres Vedras compra convento para instalar Repartições Públicas; 1969 - estragos provocados pelo sismo; 2005, 24 agosto - porposta de um grupo de cidadão para estabelecer uma Zona Especial de Proteção que abarcasse o jardim; 2010, 08 março - Despacho de encerramento do processo pelo diretor do IGESPAR, por o jardim já dispor de protecção patrimonial através da servidão administrativa da Igreja adjacente; 2016, junho - intervenção de requalificação dos azulejos do claustro distinguida com uma menção honrosa nos Prémios SOS Azulejo 2015, no âmbito da categoria Conservação e Restausro.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Alvenaria rebocada e cantaria. Calcário, azulejos, talha, pinturas sob tábua e estátuas, ladrilho, madeira e telha.

Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de - Tesouros Artísticos de Portugal. Porto, 1988; AZEVEDO, Carlos de, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano - Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa. Lisboa, 1963; MECO, José - Azulejaria Portuguesa. Lisboa, 1989; Monumentos. Lisboa: DGEMN, 2002 e 2004, n.ºs 16 e 20; SERRÃO, Vítor - História da Arte em Portugal - o Barroco. Barcarena: Editorial Presença, 2003; SIMÕES, J. M. dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa, 1979; Torres Vedras, Passado e Presente. Torres Vedras, 1996, vol. I; VIEIRA, Júlio - Torres Vedras Antiga e Moderna. Torres Vedras, 1926.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

1834 - azulejos do claustro retirados, temporariamente colocados no Convento do Varatojo e recolocados sem preocupação de composição no refeitório; 1894 - obras na capela-mor em que se tapa, no lado da Epístola, o vão onde estiveram os ossos de São Gonçalo de Lagos, conservando-se a pedra que parece ter sido o sarcófago; 1966 - substituição da mesa de altar por uma mais próxima do arco triunfal; suspensão do supedâneo; estuque no lambril esquerdo do altar-mor; 1987 - restauro exterior (paredes e telhados) e interiores (alguns altares) à custa de ofertas da comunidade; 1991 - desmonte de parte da caixa em talha e policromada do órgão, encontrando-se amontoado no coro-alto; 1994 - reparação do claustro, com demolição das divisárias existentes desde 1834 entre a área da igreja e o museu; recolocação parcial dos lambris de azulejos retirados nessa data; novos rebocos nas abóbadas e paredes do claustro e colocação de tijoleira no pavimento; 1995 - 1996 - restauro das talhas dos altares laterais e altar-mor; 1997 - nova instalação elétrica na igreja; recuperação da sala de conferências anexa ao coro da igreja com execução de teto de madeira com estrutura de masseira e restauro do lustre; 1998 - 1999 - arranjo do retábulo-mor na área do trono. Conservação e restauro do coro, incluindo cadeiral; execução de projeto para a área do altar-mor, incluindo nova mesa de altar, ambão e credência e suporte para o sacrário; 2000 - 2001 - 2002 - conservação e restauro da talha do altar-mor, com limpeza, consolidação e douramento dos novos elementos; recuperação das imagens do retábulo-mor; obras financiadas pela paróquia; 2003 - 2004 - conservação e restauro de dois altares laterais (segundo do lado esquerdo e terceiro do lado direito); 2005 - conservação e restauro do altar do Senhor dos Passos; 2015 - requalificação dos azulejos do claustro.

Observações

* Destacamos o retábulo do lado do Evangelho que integra, nas paredes laterais, em molduras de talha, 6 painéis sobre tábua do séc. 16 figurando: "Visitação", "Adoração dos Reis Magos", "Adoração dos pastores", "Transito da Virgem" e outras.

Autor e Data

Paula Noé 1991

Actualização

Ana Rosa 2005
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login