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Edifício e estrutura Edifício Religioso Convento / Mosteiro Convento masculino Congregação dos Padres Barbadinhos Italianos de Nossa Senhora dos Anjos
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Descrição
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Planta longitudinal composta por 2 rectângulos justapostos (nave e capela-mor), de que resultam 2 volumes paralelepipédicos cobertos por telhados a 2 águas. No alçado principal, constituído por 3 corpos, destaca-se o central, em cujo piso térreo se rasgam 3 arcos de acesso à galilé. Um friso de cantaria - sobre o qual se observa uma cartela com as armas reais - marca a divisão para o 2º nível, onde se abrem 2 janelões rectangulares ladeando um central com remate curvo e encimado por um nicho com a imagem de Nossa Senhora da Porciúncula. Os corpos laterais, de menor altura e separados do central por pilastras, apresentam 2 vãos rectângulares sobrepostos e são delimitados lateralmente por cunhais encimados por pináculos globulares. Sobre o corpo N. eleva-se a torre de secção quadrada e vazada por 4 ventanas sineiras. A igreja é de nave única - na qual se abrem 2 capelas de cada lado, justapondo-se a esta a capela-mor. O tecto da nave, em estuque, ostenta pintura ornamental a têmpera desenvolvendo-se em torno de uma composição central figurando Nossa Senhora da Conceição rodeada de anjos. Existência de um Presépio em terracota, do séc. 18. |
Acessos
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Calçada dos Barbadinhos; Rua do Alviela. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,719073, long.: -9,119791 |
Protecção
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Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 1/86, DR, 1.ª série, n.º 2 de 03 janeiro 1986 *1 / ZEP, Portaria n.º 106/99, DR, 2.ª série, n.º 31 de 06 fevereiro 1999 |
Enquadramento
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Urbano, destacado, adossado. |
Descrição Complementar
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Entre as capelas do lado do Evangelho - que abrem para a nave com arcos de cantaria - observa-se um púlpito com avental de madeira entalhada. Entre as do lado da Epístola: um pequeno altar dedicado ao Senhor dos Passos, acima do qual se observa uma mísula com espaldar em pau-brasil e, sobre esta, o busto-relicário de prata de Santa Engrácia. Na capela-mor, cuja abóbada de berço é decorada com ornatos a têmpera, observa-se o retábulo de pau-brasil com uma pintura representando Nossa Senhora da Conceição. Nos muros laterais são visíveis telas, datáveis do início do séc. 18, figurando o Casamento da Virgem e a Apresentação do Menino no Templo, provenientes da antiga igreja conventual de Santa Marta. Existência de um presépio em terracota. |
Utilização Inicial
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Religiosa: convento masculino |
Utilização Actual
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Religiosa: igreja paroquial |
Propriedade
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Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa) |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 18 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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PINTOR: Pompeo Batoni (séc. 18). |
Cronologia
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1695, 05 março - fundação do primitivo convento pelo padre Paulo de Varaze, da Província de Génova; 1738, 10 abril - fundação do novo convento de padres capuchinhos (Barbadinhos) italianos, a expensas de D. João V, sendo primeiro prior Fr. Francisco António de São Pedro de Arena; execução do presépio; pintura de telas por Pompeo Batoni; 1752 - é regulamentado o hospício anexo ao convento; 1755, 01 novembro - o edifício não sofreu com o terramoto; 1758, 22 julho - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco Luís da Costa de Barbuda, é referido que o hospício tem 14 religiosos, nove padres e cinco leigos, tendo por orago Nossa Senhora da Conceição, que se encontra no altar-mor; a nave tem quatro capelas; a estes religiosos cabem as missões em Angola, Ilha do Príncipe e Ano Bom, Baía, Pernambuco e Rio de Janeiro; 1834 - na sequência da expulsão das ordens religiosas, os capuchinhos regressam a Itália, ficando a igreja entregue a um leigo, que a mantém aberta durante algum tempo; outubro - o 1º Batalhão da Guarda Nacional instala-se no edifício conventual; 1835 - por determinação governamental, passa a estar instalada na igreja a freguesia de Santa Engrácia; 1896 - reabertura da igreja ao culto após significativas obras de restauro; 2010, 14 fevereiro - Portaria retificativa da fixação da Zona Especial de Proteção, passando a incluir o nome da estação Elevatória dos Barbadinhos, n.º 1176/2010, DR, 2.ª Série, n.º 248. |
Dados Técnicos
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Paredes autoportantes (nave), estrutura mista (capela-mor). |
Materiais
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Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, azulejos, madeira, estuque pintado. |
Bibliografia
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ARAÚJO, Norberto, Inventário de Lisboa, Fasc. 12, Lisboa, 1956; CAEIRO, Baltazar Matos, Os Conventos de Lisboa, Lisboa, 1989; CASTRO, João Baptista de, Mappa de Portugal, Lisboa, 1742 - 43; História dos Mosteiros, Conventos e Casas Religiosas de Lisboa, Vol. I, Lisboa, 1950; MATOS, Alfredo, PORTUGAL, Fernando, Lisboa em 1758. Memórias Paroquiais de Lisboa, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1974; NEVES, Eduardo Augusto da Silva, O Convento dos Barbadinhos Italianos, in Olisipo, Ano XIV, Nº 56, Outubro 1951 e Ano XV, Nº 57, Janeiro 1952; PAIS, Alexandre Manuel Nobre da Silva, Presépios Portugueses Monumentais do século XVIII em Terracota [ dissertação de Mestrado na Universidade Nova de Lisboa ], Lisboa, 1998; PEREIRA, Luis Gonzaga, Monumentos Sacros de Lisboa em 1833, Lisboa, 1927; SERRÃO, Vítor, História da Arte em Portugal - o Barroco, Barcarena, Editorial Presença, 2003. |
Documentação Gráfica
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IHRU: DGEMN/DRELisboa/DRC |
Documentação Fotográfica
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IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DRMLisboa |
Documentação Administrativa
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IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DSARH |
Intervenção Realizada
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Observações
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*1 - DOF: Igreja de Nossa Senhora da Porciúncula, do Convento dos Barbadinhos |
Autor e Data
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Teresa Vale e Carlos Gomes 1994 |
Actualização
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