Quinta de Vale Marinha

IPA.00003111
Portugal, Lisboa, Sintra, Colares
 
Arquitectura residencial, pombalina. Quinta
Número IPA Antigo: PT031111050073
 
Registo visualizado 275 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Agrícola e florestal  Quinta    

Descrição

Ampla propriedade agrícola de perímetro irregular, delimitada na periferia por estrada de acesso. Com o edifício principal disposto contiguamente à estrada, regista-se acesso ao interior da propriedade, através de portão localizado a N. da habitação, identificando-se pano de muro côncavo interrompido por 2 pilastras de aparelho rústico, rematadas superiormente por base piramidal com bola. O mesmo tipo de disposição se verifica do lado oposto da estrada, constatando-se a presença de 1 banco em cada pano de muro curvo. Já na quinta e no eixo do portão define-se alameda de álamos, que culmina numa outra construção de apenas 1 piso. Quanto à edificação principal, esta, de planta rectangular, apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a cobertura efectuada por telhados a 4 águas. Em reboco pintado e com pano de muro rasgado por vãos com emolduramento simples em cantaria, o edifício desenvolve-se em 2 andares, observando-se piso térreo parcialmente enterrado no alçado contíguo à via de acesso. Neste alçado (E.) regista-se abertura de um vão quadrado com portadas de madeira no embasamento e 4 janelas de peito no 1º andar, uma delas simulada em "trompe l'oeil". O alçado a O., exibe no piso térreo janelas de peito de guilhotina e porta principal de verga ligeiramente curva; o conjunto é encimado por 4 janelas de peito dispostas no seu alinhamento. O alçado lateral a N., além de piso térreo vazado por porta, apresenta lanço recto de escada com guarda em pano de muro disposto contiguamente à fachada, pelo qual se acede directamente ao 1º piso. Ainda no alçado lateral oposto, regista-se grande pano de muro elevado ao nível da cobertura.

Acessos

Rua do Fetal, Almoçageme. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,799062, long.: -9,471273

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 Dezembro 1997 *1 / Incluído na Área Protegida de Sintra - Cascais (v. PT031111050264)

Enquadramento

Rural, integrado, isolado

Descrição Complementar

Identificam-se na quinta outras dependências complementares à actividade agrícola como o celeiro, a adega, tanque de regas e eira. A S. da casa reconhece-se a presença de aqueduto que - em arco de volta perfeita transpõe a estrada -, conduz as águas para tanque de recolha ostentando gramática ornamental de carácter erudito.

Utilização Inicial

Agrícola e florestal: quinta

Utilização Actual

Agrícola e florestal: quinta / Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, 2ª metade - construção da casa de quinta; séc. 20, década de 90 - a propriedade é adquirida por Anne Almeida Costa a Afonso Coelho Pinto

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; IGESPAR: IPPAR, Pº 85/3 (88)

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Quinta de Vale de Marinha e sua casa.

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login