Colégio Roussel / Colégio Académico

IPA.00003104
Portugal, Lisboa, Lisboa, Avenidas Novas
 
Arquitectura escolar, ecléctica. Colégio privado neoromânico, com dormitórios e salas de aula. Bastante fenestrado, com predomínio do arco pleno e da verga curva. Note-se o emprego repetido das polilobadas com bandas lombardas e das janelas frestas, nomeadamente na fachada E., de sabor néo-românico. Registo de azulejos padrão, com motivos geométricos, em amarelo e azul com fundo branco corre parte da fachada E. e toda a fachada SE., acima do soco.
Número IPA Antigo: PT031106230205
 
Registo visualizado 793 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Escola  Colégio  

Descrição

Planta irregular, de três pisos com coberturas diferenciadas em telhados de cinco águas. No vértice SE., onde o edifício torneja, adossa-se um corpo em planta de quarto de círculo, de dois pisos e de cércea inferior. Fachadas rebocadas e pintadas, percorridas por soco em cantaria. A fachada O. é composta por dois panos, um deles mais saliente e mais alto que o outro. A fachada E. tem, no primeiro piso, duas portas em arco abatido, tendo, no segundo piso, duas janelas de sacada, com a bacia assente sobre mísulas com guardas de ferro, para onde abrem portas-janelas em arco abatido e em ressalto, unidas por moldura e duas colunas geminadas. No terceiro piso, janelas trilobadas, em que os prumos são suportados por colunas, encimadas por bandas lombardas. No lado esquerdo desta fachada, o soco é rasgado por uma pequena janela em arco abatido com moldura maciça em cantaria. Na prumada desta, quatro frestas sobrepostas duas a duas, em arco ultrapassado, molduras e pedra de peito desniveladas. Na mesma prumada, janela inscrita em arco ultrapassado e ressaltado, corrido por moldura, com os pés direitos em forma de colunas assentes num bloco de cantaria. A fachada SE. tem, no primeiro piso, porta central inscrita em arco ultrapassado, ladeada por duas janelas inscritas em arco pleno. Pesadas mísulas sustentam uma varanda em arcada tripla com guardas de ferro, no segundo piso. Os arcos plenos da arcada, corridos por moldura, têm como pés direitos colunas geminadas. Um estreito telhado sobre beiral suportado por mísulas corre este corpo encimado por cobertura composta por vários panos triangulares. Fachada S. tendo, no primeiro piso, várias portas e vitrines com toldos. Os superiores têm janelas em arcos abatidos e rectilíneas, emolduradas, janelas de sacada e janelas inscritas em arco pleno e janelas polilobadas de tratamento idêntico às da fachada E.. Fachada O. com janelas rectilíneas e em arcos abatidos emolduradas e janelas polilobadas. A cobertura da fachada S. é encimada por várias chaminés.

Acessos

Avenida da Républica, n.º 13 - 13B; Avenida Duque de Ávila n.º 38 - 38G. WGS84 (graus decimais): lat. 38,735349; long. -9,145844

Protecção

Em vias de classificação / Incluído na Zona de Proteção do Edifício na Avenida da República, n.º 15 - 15A (v. IPA.00004006)

Enquadramento

Urbano. Edifício de gaveto, isolado, implantação destoante do edifício contíguo pela diferença de altura.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Educativa: colégio

Utilização Actual

Educativa: colégio / Comercial: loja

Propriedade

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Álvaro Augusto Machado (1904). CANTEIRO: António Moreira Rato (1904-1905). CONSTRUTORES: Vieillard & Touzet(1904-1905); SERRALHEIRO: Cardoso Dargent & C.ª (1904-1905); PINTOR DE AZULEJOS:José António Jorge Pinto.

Cronologia

1904 - Encomenda do projecto ao arquitecto Álvaro Augusto Machado, pela Senhora Dona Anne Roussel, para um colégio privado; início da construção, a cargo dos construtores Vieillard e Touzet; 1904 - 1905 - fornecimento das cantarias por António Moreira Rato e das serralharias e grades por Cardoso Dargent & C.ª; 1932 - 1934 - alteração dos vãos do piso térreo para estabelecimentos comerciais, segundo projecto do arquitecto Álvaro Machado; 2018, 09 janeiro - é aberto processo de classificação como IM - Interesse Municipal, conforme despacho da diretora-gela do Património Cultural.

Dados Técnicos

Sistemas estruturais - paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada e com vigas metálicas; colunas, socos, modinaturas em cantaria de calcário; janelas com vidro simples; revestimento a azulejo industrial; guardas em ferro; coberturas exteriores em telha cerâmica.

Bibliografia

COLLARES, E. Nunes, "Casa para Collegio da Ex.ma Srª D. Anna Roussel - Architecto Sr. Alvaro Machado", in A Construcção Moderna, Lisboa, 5:131, 10 Maio 1904, pp. 82 - 83; COLLARES, E. Nunes. "Casa para Collegio da Ex.ma Srª D. Anna Roussel : Architecto Sr. Alvaro Machado", in A Construcção Moderna, Lisboa, 5:132, 20 Maio 1904, pp. 90 - 91; História da Arte em Portugal, vols. XI e ,XIV, Lisboa, 1986.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DSARH

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

João Silva 1992

Actualização

António Cota 2011
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login