Igreja Paroquial de Cesar / Igreja de São Pedro

IPA.00031000
Portugal, Aveiro, Oliveira de Azeméis, Cesar
 
Arquitectura religiosa, oitocentista. Igreja paroquial de planta rectangular composta por nave e capela-mor, com coberturas diferenciadas em falsas abóbadas de berço, em estuque na nave e de madeira na capela-mor, com iluminação homogénea, através das janelas rasgadas nas fachadas laterais e na principal. Fachada principal harmónica, composta por corpo rematado por empena em cortina, com portal em arco abatido e dois janelões, estando ladeado por duas sineiras com coberturas em coruchéus e com dois registos, o superior com ventanas de volta perfeita. Fachadas laterais com portas travessas de verga recta. Interior com coro-alto assente em arco abatido, com baptistério na base da torre sineira, possuindo púlpitos e capelas laterais confrontantes. Apresenta, como é típico na zona, a fachada principal e as torres sineiras revestidas totalmente a azulejo. Retábulos de talha policroma, branca, azul e dourado, de estilo revivalista neoclássico e neobarroco.
Número IPA Antigo: PT010113020037
 
Registo visualizado 603 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta rectangular, com eixo longitudinal interno, composta por nave, capela-mor mais estreita e duas torres sineiras e corpos adossados às fachadas laterais. Volumes escalonados e articulados com cobertura diferenciadas em telhados de duas águas no templo, a três e quatro águas nos anexos laterais esquerdo e direito, respectivamente, sendo em coruchéus bolbosos nas sineiras. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto a principal e as sineiras, revestidas a azulejo monocromo branco, pontuado por azulejos de padrão em bicromia, azul e branco, formando elemento vegetalista. São percorridas por soco de cantaria, com cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais na capela-mor e em balaústre na nave e rematadas em cornija, sendo em friso e cornija na fachada principal. Fachada principal, virada a O. remata em empena em cortina, encimada por cornija, pináculos em forma de balaústre e cruz latina sobre plinto galbado no vértice. A empena encontra-se revestida a azulejo em bicromia azul e branca, representando a "Adoração do Santíssimo", envolvido por moldura vegetalista policroma. É rasgada por portal em arco abatido com moldura recortada, encimado por espaldar almofadado com inscrição e por cornija em cortina. Sobre o portal, medalhão com as insígnias do orago, ladeado por dois janelões de extremos contracurvos e molduras simples em cantaria, encimados por pequena cornija em cortina. É flanqueada por duas torres sineiras de dois registos divididos por friso e cornija e rematadas em friso, cornija e pequena platibanda plena com pináculos tipo balaústre nos ângulos. O primeiro registo é rasgado por janelas rectilíneas e moldura simples em cantaria, possuindo quatro registos de azulejos figurativos, em bicromia azul e branca, e com molduras recortadas e policromas, representando santos, identificados por legenda na base, surgindo São Pedro, Nossa Senhora da Conceição, Santo António, no lado N. e São Sebastião no S.. No segundo registo, as oito ventanas em arcos de volta perfeita, assentes em impostas salientes, contendo os sinos, surgindo, ainda, dois mostradores de relógios. As fachadas laterais são semelhantes, rasgadas por porta travessa de verga recta e moldura simples, encimada por pequeno friso em toro, e por cinco janelas rectilíneas, três na nave e duas na capela-mor. A fachada lateral esquerda tem adossado um corpo com porta de verga recta e janela de peitoril rectilínea na face O., tendo, na face N., porta e duas janelas, sendo a zona central marcada por pequeno espaldar em cortina, rematado em cornija encimada por cruz latina. Fachada lateral direita com corpo adossado, rasgado, na face S., por duas portas e três janelas rectilíneas. Fachada posterior em empena, rasgada por janela rectilínea e duas frestas. As empenas da fachada posterior e do arco triunfal estão encimadas por cruz latina simples sobre plinto paralelepipédico. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por azulejos de padrão bícromo, azul e branco, formando silhar. Cobertura em falsa abóbada de berço abatido, assente em friso e cornija e dividido em apainelados de estuque pintado de branco, com moldura salientes, tendo, nos extremos, pinturas murais a representar os quatro Evangelistas. Coro-alto assente em arco abatido e com fecho saliente, assente em pilastras toscanas, com guarda de falsos balaústres vazados. Tem acesso por duas portas de verga recta, através das torres sineiras. O portal está protegido por guarda-vento em madeira pintada de branco e vidro espelhado. No sub-coro, o baptistério com as paredes revestidas a azulejo em monocromia, decorado por padronagem e frisos em bicromia azul e branca, com pavimento em mosaico hidráulico, formando elementos vegetais. Na parede de topo, painel de azulejo em bicromia representando o Baptismo de Cristo. A pia baptismal é em cantaria de granito, assente em plinto paralelepipédico e coluna de perfil côncavo, com taça hemisférica, exteriormente ornada por lóbulos. Confrontantes, surgem quatro capelas laterais, dedicadas a Nossa Senhora da Penha de França e Santa Teresinha (Evangelho) e Senhor dos Passos e Sagrado Coração de Jesus (Epístola). Ainda confrontantes, surgem dois púlpitos quadrangulares, com bacia em cantaria, assente em modilhão rematado por borla, com guarda de madeira vazada e acesso por portas de verga recta e moldura simples. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, encimado por sanefão de talha policroma e dourada, formando enrolamentos e festões vazados, ladeado por dois nichos de volta perfeita e pintados de azul, contendo imaginárias. Capela-mor com cobertura em falsa abóbada de madeira, formando painéis pintados, tendo, sobre supedâneo de três degraus, retábulo-mor de talha pintada de branco e dourado, de planta convexa e três panos definidos por quatro colunas coríntias assentes em duas ordens de plintos paralelepipédicos, com as faces almofadadas e decoradas por elementos vegetalistas dourados, as exteriores firmadas por urnas. Ao centro, ampla tribuna contracurva, rematada em frontão interrompido por espaldar recortado e encimado por cornija volutada, contendo enorme resplendor. Está ladeado por apainelados com medalhões dourados, preenchendo a estrutura e permitindo a adaptação ao perfil da cobertura. Os eixos laterais possuem nichos salientes e de volta perfeita, encimados por acantos e pequenas urnas douradas. Na base da tribuna, o sacrário embutido, rematando em falsa cúpula bolbosa. Altar ladeado por duas portas de acesso à tribuna. No lado do Evangelho, porta de acesso à sacristia.

Acessos

Rua Central de Cesar

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado numa zona de vale, na confluência de várias vias públicas, junto a uma rotunda. Confina com edifícios residenciais, destacando-se o que se situa fronteiro à igreja, construído no início do séc. 20 e evoluindo em dois pisos. No lado esquerdo, situa-se o Cemitério de Cesar. Em frente à igreja, com acesso por duas vias pavimentadas a calçada, surge um pequeno passeio público central, pavimentado a calçada, protegido por pinos metálicos e contendo o Cruzeiro paroquial. Este em cantaria de granito, encontra-se rodeado por grades metálicas pintadas de verde, com pilares de cantaria nos ângulos. É uma estrutura em cantaria de granito, composta por plataforma quadrangular de três degraus escalonados, onde assenta plinto paralelepipédico com duplas molduras e possuindo nas faces um florão, as insígnias do orago da igreja, São Pedro, as armas episcopais e a inscrição incisa e avivada a negro: "MESTRE P. BERNARDO T.C. ANNO DE 1867 E". Sobre o plinto, uma cruz latina com as hastes ornadas por frisos de losangos, terminando em botão e rendo resplendor na intersecção.

Descrição Complementar

Na almofada do espaldar do portal, surge uma inscrição latina, incisa e avivada a negro: "TV ESPETRVS ET SVPER HANC PETRAM AEDIFICABO ECCLESIAM MEAM, Cr. 16.". As capela laterais possuem retábulos semelhantes, de talha policroma, pintada de branco, azul e dourado, de planta convexa e um eixo definido por quatro colunas de fuste liso percorrido por falsa espira fitomórfica, com o terço inferior marcado e ornado por festões, assentes em mísulas e plintos paralelepipédicos, decorados por elementos vegetalistas dourados, sendo firmadas por urnas. Ao centro, nicho contracurvo, encimado por espaldar rectilíneo com elementos vegetalistas e remate em pequeno frontão semicircular, ladeado por dois pequenos anjos de vulto. Dois deles possuem sacrários em forma de templete semicilíndrico, com a porta ornada por custódia e cobertura em cúpula bolbosa.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

FUNDIDORES: Dias Sorrilha (1857); José Amaro Dias de Campos (1857); Manuel Gomes Brandão (séc. 19).

Cronologia

Idade Média - Cesar constitui uma honra medieval; séc. 17 - luta entre a Casa dos Cernache e a de César pelo padroado da igreja; 1708 - segundo o Padre Carvalho da Costa, trata-se de uma abadia da apresentação dos Marqueses de Távora, senhores do Morgado de Campo Belo; a povoação tem 102 vizinhos; 1758, 29 Abril - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco, Manuel de Azevedo Brandão, é referido que a povoação tem 132 vizinhos e a igreja está situada no meio da freguesia; tem 3 altares, o mor com o Santíssimo e as imagens de São Pedro, Santo André, Nossa Senhora do Monte do Carmo, São José, São Cristóvão e Senhor dos Passos, surgindo no colateral do Evangelho, o Crucificado, com as imagens de Santa Ana, São Francisco Xavier, São Gonçalo, Santo António e Santo Ovídio; o retábulo colateral da Epístola é dedicado a Nossa Senhora do Rosário e possui as imagens da Senhora da Guia, Santo Inácio, São Sebastião, São João Baptista e São Lourenço; na igreja, estão sediadas as Irmandades do Santíssimo e Nossa Senhora do Rosário; a paróquia constitui uma abadia da apresentação do Morgado de Vicente de Távora e Noronha Lemos Cernache, do Porto, rendendo com a anexa de Santa Eulália de Macieira de Sarnes, 460$000; 1759 - com a execução dos Távora, os bens foram confiscados e incorporados na Coroa, passando a paróquia ao padroado real; 1810 - construção da igreja actual, no terreiro fronteiro ao edifício primitivo, sendo pároco José Moreira Maia, reaproveitando alguns materiais do primitivo imóvel; séc. 19, meados - feitura de um sino por Manuel Gomes Brandão, de Cucujães; 1857 - execução de sinos por José Amaro Dias de Campos e Dias Sorrilha; 1940 - ampliação da capela-mor.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito e tijolo, rebocada e pintada; cunhais, pináculos, modinaturas, cruzes, cornijas, frisos, pia baptismal, bacia do púlpito, mísulas em cantaria de granito; coberturas, retábulos, guarda-vento, guardas do púlpito e do coro-alto em madeira; cobertura da nave em estuque; painéis e silhares de azulejo; janelas com vidro simples; guarda-vento com vidro espelhado; coberturas exteriores em telha.

Bibliografia

COSTA, António Carvalho da (Padre), Corografia Portugueza..., Lisboa, Valentim da Costa Deslandes, 1708, tomo II; GONÇALVES, António Nogueira, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Aveiro, Zona Norte, Lisboa, Academia Nacional de Belas-Artes, 1981, vol. X.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Diocese Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

DGARQ/TT: Memórias Paroquiais (vol. 10, n.º 284, fl. 1935-1940)

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20 - tratamento das coberturas; tratamento de rebocos e pinturas; CMOA: séc. 21 - arranjo da zona envolvente do cruzeiro.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo (IHRU) 2011 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese do Porto)

Actualização

 
 
 
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