Capela de Nossa Senhora da Graça

IPA.00000031
Portugal, Braga, Esposende, Forjães
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela maneirista com planta longitudinal de uma só nave, fachada principal em empena rematada por sineira, e portal de verga recta ladeado por duas janelas rectangulares.
Número IPA Antigo: PT010306080016
 
Registo visualizado 142 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

A capela, de planta simples longitudinal, com um corpo único rectangular e sacristia rectangular adossada à esquerda, ergue-se sobre um soco de granito. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e uma águas. Fachadas com aparelho "mixtum vittatum" percorridas por embasamento avançado e cornija, com pilastras nos cunhais sobrepujados por pináculos. Fachada principal rematada por sineira de vão de arco pleno sobrepujada por cruz latina na empena, com portal de verga recta ladeado por duas janelas rectangulares e encimado por cartela com a inscrição: "ESTA ERMIDA MANDARAO FAZER OS FREGes E MAIS DEVOTOS SENDO VIGTo Mel DE CASTRO BARTo". Fachada posterior rematada por cruz sobre acrotério na empena. Alçado direito rasgado por janela rectangular e esquerdo por porta rectangular de acesso à sacristia. Interior muito simples, com pia de água benta à direita, janela de iluminação da nave e porta de acesso à sacristia à esquerda. Altar-mor sobre estrado de pedra e tijoleira a que se acede por dois degraus, com retábulo tipo templete quadrangular, de talha policroma ladeado por duas mísulas com as imagens de Santa Inês e Nossa Senhora da Conceição. Pavimento em tijoleira e tecto em masseira, de madeira. Sacristia muito simples com pavimento em tijoleira e tecto em madeira, possui duas imagens antigas de Santa Ana com a Virgem e Santo Amaro.

Acessos

Lugar da Santa

Protecção

Enquadramento

Rural, enquadramento harmonioso. Situação descentrada, numa ampla praça, organizada em canteiros relvados, com bancos e parque infantil, rodeada de casas e quintais. Possui em frente um cruzeiro muito interessante, com base decorada e datada de 1675.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1673 - edificação da capela; 1981 - recuperação da capela.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura de granito, pavimentos de tijoleira, tectos, portas e retábulo de madeira, grades das janelas em ferro e cobertura de telha.

Bibliografia

MACHADO, Manuel Ayres Falcão, Esposende: Monografia do Concelho, Esposende, 1951, p. 56; MESQUITA, Dídimo, Monografia de Forjães, 1972, p. 18; VvAa, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976, p. 273; VvAa, Esposende - A Terra e o Homem, Paços de Ferreira, 1998, pp. 80 - 81.

Documentação Gráfica

DGEMN, DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Comissão Fabriqueira: 1981 - substituição do telhado, remoção do reboco das paredes exteriores e substituição do interior, arranjo do tecto e substituição dos pavimentos.

Observações

Autor e Data

João Santos / António Dinis 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login