Igreja Paroquial de Travanca / Igreja de São Mamede

IPA.00030959
Portugal, Aveiro, Santa Maria da Feira, União das freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo
 
Igreja paroquial de fundação medieva, reconstruída em meados do séc. 19 e ampliada em meados do séc. 20, com a construção de dois corpos de assistência a ladear a capela-mor e feitura da retro-sacristia. É de planta poligonal composta por nave, capela-mor, anexos e torre sineira, com coberturas interiores diferenciadas em falsas abóbadas de perfis abatidos, a da nave com decoração em estuque, e iluminada uniformemente por janelões rasgados nas fachadas laterais. A fachada principal é do tipo fachada torre, que irrompe pelo interior seccionando-o, e remata em empena contracurva, de inspiração tardo-barroca, com os vãos rasgados em três eixos, compostos por portal de verga reta, com silharia fendida, de inspiração clássica, encimado por janela e nicho, e por dois amplos janelões. A torre sineira tem cobertura em coruchéu piramidal e quatro ventanas, tendo acesso pelo interior, a partir do coro, a que se acede por escadas exteriores. Interior com coro-alto, púlpitos confrontantes e vestígios da existência de capelas laterais e colaterais. Capela-mor com simples mesa de altar.
Número IPA Antigo: PT010109290088
 
Registo visualizado 1012 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta poligonal formada por nave, capela-mor com anexos adossados e torre sineira no corpo da fachada principal, de volumes articulados e escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de uma e duas águas, sendo em coruchéu piramidal, revestido a azulejo, na sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, exceto a fachada principal e o corpo da torre sineira, revestidos a azulejo de padrão azul e branco, percorridas por faixas pintadas de cinza, sendo em soco de cantaria na fachada principal. Fachada principal virada a oeste, flanqueada por cunhais de cantaria, firmados por urnas, e rematada por empena recortada com frisos e cornijas, sobre a qual é visível o corpo da sineira, de dois registos e com quatro ventanas de volta perfeita, sobrepujada pelo mostrador do relógio. É rasgada por portal de verga reta com moldura de silharia fendida, rematada por cornija, encimado por três janelas retilíneas, encimadas por cornijas, a central encimada por nicho de volta perfeita, contendo a imagem do orago. A ladear o portal, surgem dois painéis de azulejos figurativos, a azul e branco. representando o orago e o Sagrado Coração de Jesus. As fachadas laterais são semelhantes, cada uma delas rasgada na nave por três janelas retilíneas, a do lado direito com janela num registo inferior; possui porta travessa de volta perfeita. Os corpos anexos têm portas de verga reta nas faces viradas a oeste e janelas na face oposta. Na fachada lateral direita, surgem escadas de cantaria com guarda metálica, de acesso ao coro-alto. A capela-mor é rasgada por duas janelas no topo. INTERIOR arruinado, com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão azul e branco, tendo coberturas em falsas abóbadas abatidas, rebocadas e pintadas, a da nave sobre cornijas e reforçada por tirantes metálicos, seccionada em painéis de estuque, sendo as dos anexos de uma água. Pavimentos em soalho. As janelas e portas estão encimadas por sanefas de talha pintada. Coro-alto em betão, interrompido por torre sineira, com guarda de madeira torneada. No lado da Epístola, situava-se o batistério, onde é visível o nicho de alfaias, embutido no muro. Confrontantes, rasgam-se dois nichos de volta perfeita, surgem os vestígios de dois retábulos laterais e existem dois púlpitos com bacias em cantaria, com guardas torneadas e acesso por escadas. Arco triunfal de volta perfeita, envolvido por vestígios de talha dourada, encimado por nicho e ladeado pelos vestígios dos antigos retábulos colaterais. Capela-mor com supedâneo de três degraus, tendo a parede testeira pintada de vermelho e com vestígios das antigas molduras do retábulo-mor; na base, duas portas de acesso à sacristia. No centro da capela, a mesa de altar. Possui dois espaços laterais de assistência, com acesso para a capela por dois amplos arcos de volta perfeita. A sacristia possui pavimento em mosaico.

Acessos

Travanca, Largo da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado junto a um pequeno Largo, em área com forte pendor de inclinação a que se adapta, através de plataforma artificial, com acesso por escadaria frontal. A zona envolvente possui casas de habitação unifamiliares e terrenos de cultivo.

Descrição Complementar

A FACHADA PRINCIPAL possui painéis de azulejo, retilíneos e com moldura fitomórfica, envolvendo falso nicho, encimado por cornijas, acantos e rosetas, representando São Mamede, com a inscrição na base, envolvida por enrolamentos: "S(ão) MAMEDE"; no lado direito, a inscrição: "S(agra)DO / CORAÇÃO / DE JESUS". Na FACHADA LATERAL ESQUERDA, surge lápide com a inscrição: "HOMENAGEM / AO NOSSO CONTERRANEO / JOÃO PEREIRA FRADE / IMPULSIONADOR DA AMPLIAÇAO / DO CORPO DA IGREJA / 1953 - 1954."

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 (conjetural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - o padroado da igreja pertence ao Cabido da Sé do Porto, anexa a São Nicolau da Feira; 1550, 03 junho - concessão do padroado aos frades Lóios; 1565 - o Mosteiro dos Lóios recebe, em definitivo, o padroado da igreja; séc. 17 - feitura dos retábulos colaterais; 1758, 22 abril - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo padre José da Costa, é referido que a igreja está dentro da povoação e tem por orago São Mamede, com três altares, o mor com a Santíssimo, ladeado pelo padroeiro e por São Gonçalo; no colateral do Evangelho, está Nossa Senhora do Amparo e São Sebastião, surgindo, no lado oposto, Santa Maria Madalena e Santo António; o arco triunfal tem uma imagem do Crucificado; tem a Irmandade de São Gonçalo; o pároco é cura, apresentado anualmente pelos cónegos Lóios e tem de renda 40$000; séc. 19 - provável construção da capela-mor; 1953 - 1954 - construção da nave e dos anexos à capela-mor para espaço de assistência.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; fachada principal e torre revestida a azulejo industrial, tendo silhares interiores do mesmo tipo; modinaturas, cunhais, pináculos e bacias dos púlpitos em cantaria de granito; portas, mobiliário, guardas do coro e dos púlpitos e pavimentos em madeira; coberturas em telha cerâmica; janelas com caixilharias metálicas e vidros simples.

Bibliografia

GONÇALVES, A. Nogueira - Inventário Artístico de Portugal: Distrito de Aveiro Zona do Norte. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Artes, 1981.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

DGLAB/TT: Memórias Paroquiais, vol. 37, n.º 100, fls. 1059 - 1066

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2015 (no âmbito da parceria DGPC / Diocese do Porto)

Actualização

 
 
 
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