Igreja Paroquial de Canedo / Igreja de São Pedro

IPA.00030944
Portugal, Aveiro, Santa Maria da Feira, União das freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior
 
: Igreja paroquial fundada na Alta Idade Média, sendo o atual templo seiscentista, de que subsistem a estrutura, as janelas em capialço, o registo inferior da torre sineira, um antigo campanário, talvez com duas ventanas, as tribunas da capela-mor, o retábulo-mor e o batistério, remodelada no final do séc. 18, conforme data epigrafada no portal axial e com obras em meados do séc. 20, com a construção da sineira e revestimento da fachada principal a pastilha. É de planta em cruz latina, composta por nave, capela-mor e sacristias adossadas, e por torre sineira de dois registos e cobertura em coruchéu piramidal, com acesso por porta exterior. Tem coberturas interiores facetadas, em caixotões, de provável execução oitocentista, iluminada uniformemente por janelas retilíneas rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal rematada em empena, com os vãos rasgados em eixo, composto pelo portal axial, encimado por frontão triangular e por amplo janelão do coro. As fachadas são rematadas por cornijas, enquadradas por cunhais em cantaria, as laterais com portas travessas retilíneas. Interior com coro-alto amplo, assente em pilares de cantaria, com acesso pela torre sineira, tendo, sob este, o batistério, à face, com tratamento arquitetónico e pia em cantaria lavrada, protegido por teia em talha seiscentista, de balaústres. Arco triunfal de volta perfeita, ladeado por retábulos colaterais de talha rococó. Capela-mor com supedâneo de degraus centrais, tribunas e retábulo-mor seiscentistas, este de dois andares, o inferior com imaginário e o superior com painéis pintados, renovados recentemente. Possui sacrário de dois registos com edículas para imaginária. A talha das tribunas e retábulo sofreu uma intervenção adulterante.
Número IPA Antigo: PT010109030073
 
Registo visualizado 432 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta em cruz latina, composta por nave e capela-mor, ladeada por dois anexos, formando o braço transversal da cruz, e por torre sineira, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, sendo, na torre sineira, em coruchéu piramidal, rebocado e pintado de branco e com pináculo de bola no cume. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por socos de cantaria, sendo a principal e a torre sineira revestidas a pastilha branca, percorridas por faixas de pastilha em cinza; são flanqueadas por cunhais em cantaria e rematadas em cornijas. Fachada principal virada a oeste, rematada em empena com cruz latina no vértice; é rasgada por portal de verga reta, rematado em frontão triangular, encimado por janelão do coro, em capialço. No lado direito, a torre sineira, de dois registos definidos por cornijas, o inferior com nicho de volta perfeita contendo a imagem do orago, sobre uma antiga pedra de fecho com as insígnias do orago, surgindo, na face este, escadas de acesso. No topo, quatro ventanas de volta perfeita com fecho e impostas salientes. A estrutura remata em cornijas, com pináculos do tipo balaústre nos ângulos. Fachada lateral esquerda com porta travessa e três janelas em capialço, duas na nave e uma no corpo da capela-mor todas com molduras de cantaria. O corpo do anexo tem dois pisos de vãos, o inferior com porta e janela jacente e o superior com janela retilínea, ao centro. Fachada lateral direita semelhante, apresentando, no corpo do anexo, escadas de acesso ao segundo piso, através de porta de verga reta. Fachada posterior rematada em empena cega, com cruz latina no vértice. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por azulejos de padrão a imitar enxaquetado, formando silhares, com coberturas de madeira facetada, em caixotões, os da capela-mor com apontamentos dourados; a cobertura da nave é reforçada por tirantes de madeira e o pavimento é em parquet. Coro-alto de betão, assente em dois pilares de cantaria, com acesso por porta no lado da Epístola, a partir da torre sineira. Portal protegido por guarda-vento de madeira e vidro pintado.No lado do Evangelho, situa-se o batistério, protegido por teia de madeira entalhada, formando acantos e balaústres. À face, estrutura em cantaria com vestígios de policromia, formado por nicho em abóbada de concha, flanqueado por pilastras toscanas almofadadas, encimado por entablamento e frontão de lanços com cruz latina no vértice. Envolve pia batismal em cantaria composta por coluna lavrada do tipo balaústre e taça hemisférica ornada por enrolamentos e de bordo boleado. No lado oposto, dependência com vão retilíneo, protegido por grade metálica, tendo imaginária. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras toscanas almofadadas, com pedra de fecho saliente, ornada com as insígnias do orago. Está ladeado por capelas retabulares colaterais, dedicadas a Nossa Senhora do Rosário (Evangelho) e ao Crucificado (Epístola). Capela-mor com pavimento em lajeado, tendo duas tribunas retilíneas, com guarda balaustrada de talha pintada de branco e dourado. Sobre supedâneo de três degraus centrais, a mesa de altar de talha pintada de branco e dourado, composta por tampo e colunas e ambão do mesmo material, composto por coluna do tipo balaústre. Na parede testeira, o retábulo-mor, de talha pintada de branco e dourado, de corpo reto, de dois andares definidos por frisos de acantos e querubins e de cornijas e com três eixos em cada um deles, definidos por quatro colunas torsas com o terço inferior ornado por acantos; está envolvido por amplo friso de acantos. No registo inferior, ao centro, separado por pilastras ornadas por botões, que sustentam arco abatido, o sacrário, facetado e de dois registos com colunas torsas e apainelados fitomórficos, tendo, no registo inferior, edículas encimadas por frontão triangular. Os eixos laterais possuem nichos com imaginária. No segundo registo, os eixos rematam em frontão triangular, tendo tribuna de volta perfeita, flanqueada por quarteirões que sustentam o frontão triangular do remate. Em cada eixo lateral, um painel pintado, representando Nossa Senhora da Assunção e a Ascensão de Cristo. Sacristia com arcaz de madeira e lavabo em cantaria.

Acessos

Canedo, Rua do Passal

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado em plataforma horizontalizada, criando um adro aberto, com acesso frontal por escadas em cantaria. Encontra-se pavimentado a lajeado e calçada de granito e é pontuado por oliveiras e ciprestes. Junto ao acesso, surge um cruzeiro e um monumento comemorativo. Num muro de suporte de terras no lado direito, surgem várias cantarias lavradas embutidas. Encontra-se rodeado por casas de habitação unifamiliares e edifício multifamiliar. No adro, surge placa com inscrição: "AOS SETE DE NOVEMBRO DE DOIS MIL E QUATRO FOI / INAUGURADO ESTE ADRO POR SUA EXCELÊNCIA / REVERENDÍSSIMA O BISPO DO PORTO, DOM ARMINDO / LOPES COELHO, NA PRESENÇA DO POVO DE CANEDO, DO / SENHOR ALFREDO HENRIQUES, PRESIDENTE DA CÂMARA / MUNICIPAL DE SANTA MARIA DA FEIRA, DO SENHOR / MANUEL DE JESUS, PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA / DE CANEDO, SENDO PÁROCO EMANUEL BERNARDO E / AUTOR DO PROJECTO ARQUITECTO CARLOS CASTANHEIRA..

Descrição Complementar

No friso do PORTAL AXIAL, surge a data "1800". Nos SINOS, surgem várias inscrições. Num deles, "1948" e "FUNDIÇÃO DE SINOS / NOVA LUSITANIA / H.S. JERONIMO / ERMESINDE"; outro de "ANO DE 1992" e "A FUNDIÇÃO DE SINOS / DE / BRAGA / SERAFIM DA SILVA JERONIMO / RUA DO CORVO, 72-75 / BRAGA"; num terceiro, "1946 / Nº 1066" e "A FUNDIÇÃO DE SINOS / NOVA LUSITANIA / H.S. JERONIMO / ERMESINDE". O RETÁBULO COLATERAL DO EVANGELHO é de talha pintada de branco e dourado, com corpo reto e três eixos definidos por quatro pilastras, profusamente ornadas por folhagem. Ao centro, nicho de perfil abatido, rematado por cornija e lambrequins, extravasando o espaldar reto do remate; possui peanha com a imagem do orago. Os eixos laterais possuem nichos em abóbadas de concha, encimados por painéis decorados por enrolamentos e festões. Sobre o espaldar reto, surge um segundo espaldar recortado, encimado por anjos de vulto e querubim. Altar paralelepipédico, decorado por cartela e folhagem, encimado por nicho com a imagem da Virgem jacente, envolvido por moldura de acantos e querubins. O RETÁBULO COLATERAL DA EPÍSTOLA é de talha pintada de branco e dourado, com corpo reto e um eixo definido por duas pilastras ornadas por folhagem e falsos almofadados, assentes em plintos paralelepipédicos, encimadas por uma segunda ordem de pilastras, de menor dimensão. Tem nicho de volta perfeita contendo falsos drapeados a abrir em boca de cena e fecho com atributos da Paixão de Cristo, com o fundo pintado a representar Jerusalém. A estrutura remata em frontão interrompido por cartela central com querubim e resplendor. Altar paralelepipédico decorado por cartela e folhagem, encimado por nicho com a imagem de Cristo morto, envolvido por moldura de acantos e querubins. O LAVABO é em cantaria de granito, com espaldar reto, rematado por frontão de lanços e com bica em forma de carranca que verte para tala retilínea com bordo boleado.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Carlos Castanheira (2004). FUNDIDORES: H.S. Jerónimo (1946); Serafim da Silva Jerónimo (1992).

Cronologia

950 - fundação de um mosteiro beneditino por D. Guterres Teles; séc. 14, início - a igreja é doada ao Cabido da Sé do Porto; séc. 16 - integração na Comenda da Ordem de Cristo, tendo duas anexas, as de São Tiago de Lobão e de São Vicente de Louredo; séc. 17, final - construção do atual templo; feitura do retábulo-mor e do batistério; séc. 18, 2.ª metade - feitura dos retábulos colaterais; 1758 - nas Memórias Paroquiais, surge referida a paróquia, com a igreja situada no Lugar de Mosteiro, cujo nome deriva da existência de um cenóbio beneditino; a igreja é dedicada a São Pedro e tem cinco altares, o mor, com as imagens de São Pedro, Santo António, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Pilar e São José; tem o Santíssimo Sacramento; os colaterais são do Crucificado, altar que pertence à Ordem Terceira de São Francisco, tendo as imagens de Santa Isabel e Menino Deus, sendo o outro de Nossa Senhora da Boa Morte; os dois laterais são dedicados a São Bento e a São Sebastião; tem as confrarias dos Fiéis de Deus, Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário, Santo Nome de Jesus, São Pedro e Senhora da Boa Morte; o pároco é reitor, apresentado pelo ordinário, sendo a comenda de Cristo tutelada há muitos anos, pelos Condes de São Lourenço; rende cerca de 350$000; 1800 - data na fachada indicia a reconstrução da mesma e de uma provável ampliação da nave, como o sugere o posicionamento das portas travessas; 1946 -provável construção da torre, substituindo um antigo campanário; fundição de sinos por H.S. Jerónimo de Ermesinde, na Fundição Nova Lusitânia; 1992 - fundição de um sino por Serafim da Silva Jerónimo; 2004, 07 novembro - inauguração do adro pelo bispo do Porto, presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, pelo presidente da Junta de Freguesia e pelo pároco, tendo sido executado conforme projeto do arquiteto Carlos Castanheira.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; socos, cornijas, frisos, pináculos, pavimentos, pias de água benta, pia batismal, cruzes, modinaturas, lavabo, mísulas e supedâneo em cantaria de granito; portas, coberturas, mobiliário, guardas em madeira; pavimento da nave em parquet; retábulos, guarda das tribunas, ambão e mesa de altar em talha pintada; teia do batistério em talha; silhares em azulejo industrial; revestimento da fachada principal e interior do coro-alto em pastilha; coberturas em telha cerâmica.

Bibliografia

GONÇALVES, A. Nogueira - Inventário Artístico de Portugal: Distrito de Aveiro Zona do Norte. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Artes, 1981.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

DGLAB: Memórias paroquiais, vol. 9, nº 99, fls. 681 - 688

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, meados - revestimento da fachada e coro a pastilha; 2004 - tratamento de rebocos e pinturas; restauro e pintura das estruturas retabulares e das guardas das tribunas.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2015 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese do Porto)

Actualização

 
 
 
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