Igreja Paroquial de Campelo / Igreja de São Bartolomeu

IPA.00030927
Portugal, Porto, Baião, União das freguesias de Campelo e Ovil
 
Arquitetura religiosa, setecentista. Igreja paroquial de planta poligonal composta por nave, capela-mor, torre sineira e sacristia adossadas às fachadas laterais, com coberturas interiores diferenciadas, de madeira, a da nave facetada e a da capela-mor em masseira, divididas em caixotões, sendo o interior iluminado uniformemente por janelas rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal rematada em empena, rasgada em três eixos, formados por portal de verga reta e por postigos e óculos laterais. Torre sineira de três registos definidos por frisos e cornijas, com sineiras de volta perfeita, assentes em impostas salientes, com acesso por escadas na face posterior. Fachadas flanqueadas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos, rematadas por frisos e cornijas, a lateral direita com porta travessa de verga reta. Interior com coro-alto, batistério na base da torre sineira, púlpito no lado oposto e capelas retabulares laterais de talha neoclássica. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras toscanas, de acesso à capela-mor com retábulo de talha policroma.
Número IPA Antigo: PT011302020047
 
Registo visualizado 88 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta poligonal composta por nave, capela-mor, sacristia adossada ao lado direito e torre sineira no lado oposto, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas (igreja e capela-mor), de três águas na sacristia, rematadas por beirada simples, sendo em coruchéu cónico na sineira, encimado por catavento de ferro formando cruz vazada. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por socos de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, coroados por pináculos do tipo balaústre, e rematadas em frisos e cornijas. Fachada principal virada a O., rematada em empena, claramente alteada relativamente ao original, com cruz latina sobre plinto no vértice; é rasgada por portal de verga reta emoldurado, com cornija saliente, enquadrada por pilastras toscanas que sustentam entablamento e frontão interrompido por volutas, que liga ao nicho em abóbada de concha, assente em pilastras e remate em cornija curva, que alberga a imagem do padroeiro em pedra. Ladeiam o portal dois postigos retangulares e molduras simples, protegidos por grades de ferro; o nicho está ladeado por dois óculos lobulados, também protegidos por grades de ferro. A torre sineira, sensivelmente recuada em relação à frontaria, apresenta três registos intercalados por frisos e cornijas de cantaria, abrindo-se, no primeiro, fresta jacente retilínea e de moldura simples, protegida por grade de ferro sobre o vitral, e no extremo superior óculo idêntico aos da fachada principal. No segundo registo mostra relógio com mostrador de cantaria, recortado e com enrolamentos e ponteiros metálicos, O ultimo registo tem, em cada uma das faces, sineira em arco de volta perfeita, assente em impostas salientes, albergando sinos. É rematada por frisos, cornijas e pináculos em forma de urna sobre base paralelepipédica alongada. Fachada lateral esquerda marcada pela existência de escada de acesso à torre, de granito, de dois lanços, com arranque formado por dois enrolamentos, rasgada por duas portas de verga reta na torre, uma na caixa de escadas, tendo, no corpo da nave, duas janelas em capialço, com vitrais. Fachada lateral direita rasgada por porta travessa de verga reta e duas janelas no corpo da nave, surgindo uma terceira no da capela-mor. O corpo da sacristia possui janela e duas portas na sacristia, sendo todos os vãos de verga reta, com molduras de granito. Fachada posterior rasgada por óculo ovalado. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, a nave com cobertura facetada, formando caixotões de madeira com molduras salientes, e pavimento de madeira. As janelas e portas encontram-se encimadas por sanefas de talha pintada de branco e dourado, formando frisos, cornijas e pequeno espaldar recortado, no remate. Coro-alto de madeira sobre cinco mísulas de granito, com guarda em balaústre, acedido por escada de caracol a partir da nave e por porta de verga reta a partir da torre. Portal protegido por guarda-vento de madeira e vidro, ladeado por duas pias de água-benta em cantaria, embutidas no muro, com taças achatadas e bojudas e bordos boleados. Confrontantes, surgem, no sub-coro, confessionários móveis de madeira encerada, ornados por volutas e remates em cornijas. Na base da torre, o batistério, com acesso por arco de volta perfeita, em cantaria, cerrada por grade de ferro e cobre com desenhos geométricos e dois veados, tendo o interior rebocado e pintado de branco, incluindo a cobertura em falsa abóbada de berço, sendo as paredes percorridas por silhares de azulejos 2x2, azuis e brancos, o da parede de fundo encimada por amplo painel de azulejo, azul e branco, envolvido por faixa de acantos, representando o "Batismo de Cristo". Ao centro, pia batismal em cantaria, composta por coluna toscana e taça hemisférica, ornada por estrias largas, tendo tampa de madeira. Sucede-se púlpito quadrangular, com bacia em cantaria, assente em consola e guarda de madeira torneada, sem acesso. Confrontantes, quatro capelas retabulares laterais, embutidas no muro, dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora do Rosário (Evangelho) e a Nossa Senhora de Fátima e ao Crucificado (Epístola). Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras toscanas, sobrepujado por sanefão de talha pintada de branco e dourado, formando um friso simples, recortado no intradorso, tendo acantos e pequeno espaldar curvo no remate. Está encimado por nicho de volta perfeita com a imagem do orago. Capela-mor com cobertura de madeira em masseira formando caixotões emoldurados a madeira dourada, com florões nos ângulos e painéis pintados de azul, tendo pavimento em lajeado de granito. Sobre supedâneo de três degraus, a mesa de altar, de madeira, flanqueado por bancos do mesmo material e credencia de talha pintada de branco, no lado da Epístola. Na parede testeira, o retábulo-mor de talha pintada de bege, azul, cinza e dourado, de planta reta e três eixos definidos por colunas coríntias, assentes em duas ordens de plintos paralelepipédicos, de faces almofadadas e ornadas por folhagem, firmados por urnas, as das colunas centrais sobre altos plintos. Ao centro, abre-se tribuna em arco de volta perfeita e moldura dourada, com fundo forrado a tecido dourado, albergando trono expositivo de cinco degraus rematado por baldaquino. Os eixos laterais formam apainelados pintados, que enquadram mísulas prismáticas com imaginária, sobrepostas por pequenos baldaquinos. A estrutura remata em pequeno espaldar curvo e volutado, decorado por acantos e festões de flores. Altar paralelepipédico, com face frontal adornada por festões, acantos e filetes dourados, encimado por sacrário embutido, rematado em pequeno domo e porta ornada por ostensórios; o banco está decorado por filetes e elementos vegetalistas dourados. Sacristia rebocada e pintada de branco, com pavimento de granito e teto de madeira.

Acessos

Avenida Vinte e Cinco de Abril

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado em zona plana e elevada, desempenhando o lugar central no encerramento da Avenida Vinte e Cinco de Abril, enquadrada por vários edifícios públicos e residenciais, tendo por fundo uma zona montanhosa. Implanta-se em adro delimitado por muro, acedido frontalmente por escadaria de quatro degraus e portal enquadrado por duas colunas coroadas por pináculos piramidais e vedação em balaústres; pavimento em paralelepípedos e guias de granito formando grandes retângulos, ou em terra batida, pontuado por árvores de grande porte. Do lado direito da Igreja, com acesso pelo adro, desenvolve-se a casa paroquial.

Descrição Complementar

Os retábulos laterais são semelhantes, de talha pintada de branco, cinza, azul e dourado, de planta reta e um eixo definido por duas colunas coríntias, sobre plintos paralelepipédicos com faces almofadadas e decoradas por folhagem, encimadas por urnas, e por duas falsas pilastras, almofadadas. Ao centro, nicho de volta perfeita e moldura saliente, exceto no do Crucificado, com perfil abatido, tendo seguintes dourado e contendo a imagem do orago; estão ladeados por duas pequenas mísulas prismáticas, que suportam imagens, exceto no do Crucifcado. A estrutura remata em entablamento e espaldar curvo, decorado por acantos vazados. Altar em forma de urna, decorado por folhagem e encimado por sacrário embutido, ornado por cruz e as iniciais "IHS", ladeado por painéis de acantos, dispostos de forma simétrica. No espaldar do retábulo do Coração de Jesus, um resplendor com coração inflamado. No de Nossa Senhora do Rosário, as iniciais "AM", símbolo que se repete no de Nossa Senhora de Fátima, surgindo, no do Crucificado, uma cruz.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, 1.ª metade - provável construção da igreja; 1755, 01 novembro - o terramoto provocou estragos na capela-mor; 1756 - chega de Roma uma relíquia de São Bartolomeu; 1758 - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo Arcediago António de Magalhães Cabral, é referido que a igreja tem três retábulos, o mor e dois colaterais, dedicados a Nossa Senhora do Rosário e ao Senhor Jesus; refere também que uma das paredes do corpo da igreja ameaça ruína há muitos anos; as feiras anuais e mensais eram realizadas junto à igreja, pagando os mercadores rendas pelos lugares ocupados, ao pároco; a igreja paga um imposto de 830$000 da dízima ao Convento de Santo André de Ancede que pertence ao Convento de São Domingos de Lisboa; são referidas as imagens de São Sebastião, São Caetano e um Menino Jesus; séc. 19 - provável reforma do templo; substituição dos retábulos antigos, provavelmente de estilo barroco, pelos atuais; séc. 20 - construção da torre sineira e reforma da igreja; feitura do retábulo-mor.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada de branco; elementos estruturais, socos, modinaturas, pilastras, frisos, cornijas, pináculos, cruzes, pia de água benta, pia batismal, pavimento da capela-mor e sacristia e escadas em cantaria de granito; portas, caixilharias, escada de acesso ao coro alto, coro-alto, e pavimento da nave em madeira; janelas com vidros martelados, simples e vitrais; grades de proteção das janelas de ferro; silhar e painel da parede principal da capela batismal em azulejo; retábulos em talha pintada; tetos de madeira, o da capela-mor pintado e dourado; armação da cobertura em madeira; cobertura de telha cerâmica.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique, Borralheiro, Rogério - As Freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758, Memórias História e Património. Braga: Universidade do Minho, 2009.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 - Obras gerais de conservação.

Observações

Autor e Data

Ana Filipe 2011

Actualização

 
 
 
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