Complexo Interdisciplinar / Instituto para a Investigação Interdisciplinar

IPA.00030922
Portugal, Lisboa, Lisboa, Alvalade
 
Arquitectura educativa, do séc. 20. Instituto de planta rectangular simples e linhas funcionais, composto por amplo vestíbulo e escadas de acesso aos vários gabinetes, iluminados por janelas rectangulares. Foi-lhe anexado um edifício mais recente, de linhas dinâmicas, com as fachadas seccionadas por volumes projectados e arredondados.
Número IPA Antigo: PT031106091718
 
Registo visualizado 1729 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Instituto superior    

Descrição

Complexo composto por dois corpos rectangulares, um deles irregular, dispostos perpendicularmente e articulados através de um estreito corpo de ligação. CORPO PRINCIPAL formado por três volumes escalonados com coberturas diferenciadas em terraços, cortados, pontualmente, por duas clarabóias. O corpo encontra-se seccionado por dois volumes, um no lado direito da fachada principal e outro na fachada lateral esquerda, mais elevados e de perfil curvilíneo que dinamizam e se projectam das respectivas fachadas. Fachadas revestidas a placas monocromas, percorridas por um friso de placas amarelas, permitindo seccionar os três pisos do imóvel. Fachada principal virada a O., com acesso por amplo vão rectilíneo, protegido por pequeno alpendre. É rasgada por vãos simples, dispostos regularmente e todos eles rectilíneos. A fachada posterior tem características semelhantes. INTERIOR com amplo vestíbulo, dando acesso a corredores a às várias dependências. CORPO NO LADO S. de planta rectangular simples, evoluindo em três pisos e com cobertura homogénea em telhado de quatro águas. As fachadas são simples, rebocadas e pintadas de branco, com os pisos divididos por frisos pintados de amarelo, marcadas pelos elementos arquitectónicos e rasgadas regularmente por amplos vãos rectangulares, agrupados em dois lumes, com caixilharias de alumínio e protegidas por palas de betão pintadas de amarelo, sobre as quais evoluem bandeiras. INTERIOR com vestíbulo central, onde se situam as escadas, marcadas exteriormente por sucessões de pequenas janelas rectilíneas, que levam a corredores centrais e amplos, que acedem aos gabinetes. Possui uma biblioteca, um auditório e um restaurante. Possui 5 apartamentos, de distintas tipologias, totalmente mobilados e equipados.

Acessos

Avenida Professor Gama Pinto, n.º 2

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado no extremo SO. da Cidade Universitária de Lisboa (v. PT031106090726), numa zona plana, fronteira ao complexo do Hospital de Santa Maria (v. PT031106090331). A fachada principal abre para a Avenida Professor Gama Pinto, antecedida por uma zona de parqueamento fortemente arborizada. Junto à fachada posterior, erguem-se os anexos agrícolas da antiga Quinta da Torrinha / Castelinho (v. PT031106091715), transformados em laboratórios da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (v. PT031106091713).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Educativa: faculdade / instituto superior

Utilização Actual

Educativa: faculdade / instituto superior

Propriedade

Pública: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1966 - construção do edifício mais antigo para funcionamento do Instituto de Física e Matemática, em terrenos da antiga Quinta da Torrinha.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Estrutura em alvenaria de tijolo e lajes em betão; paredes rebocadas e pintadas; janelas com caixilharias de alumínio e vidro simples; cobertura em telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Figueiredo 2011 (no âmbito da parceria IHRU / UL)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login