Solar de Nossa Senhora da Conceição / Solar dos Correia e Costa / Casa do Pátio

IPA.00003090
Portugal, Guarda, Sabugal, Sortelha
 
Arquitectura residencial, seiscentista com influências classicistas. O solar apresenta dois pisos e planta irregular em L formada por conjunto de volumes articulados. Superfície murária em cantaria rematada por cornija. Fachada principal caracterizada pela escadaria exterior e respectiva varanda alpendrada, pontuada por colunas toscanas e com corrimão e patamar ornamentados com moldura de meia-cana. Composição dos alçados tendencialmente regular, mostrando vãos de lintel recto sem moldura saliente. Espaço interno com divisão funcional entre os pisos, mostrando compartimentação complexa. Salão nobre com tecto octogonal em talha polícroma. Cozinha com lareira e chaminé tronco-piramidais. Inclui capela particular decorada com painéis pintados e pinturas murais, integrando tecto de caixotões e retábulo em talha dourada de influência joanina. Além do balcão principal inclui uma outra varanda alpendrada. Os painéis representando Cenas da Vida de Cristo são atribuíveis à Escola de Lamego. Espaço da capela organizado ao nível do andar nobre, embora formando um volume destacado. Lareira da biblioteca com moldura de meia-cana. A cozinha constitui também um corpo autónomo. Proximidade da Casa de Santo António, parte integrante do morgadio.
Número IPA Antigo: PT020911330037
 
Registo visualizado 328 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em L

Descrição

Edifício de dois pisos, com planta irregular em L. Forma um conjunto de volumes articulados, coberto com telhado de quatro águas, à excepção da capela com telhado de duas águas e da cozinha velha com telhado de uma água. A superfície murária da casa principal é em cantaria, sendo rematada por cornija. A fachada principal, orientada a E., apresenta o corpo da escadaria avançado. A escadaria possui um lanço de degraus paralelo à parede, mostrando o corrimão e o patamar decorados com moldura de meia-cana. É encimada por amplo balcão alpendrado, onde se destacam três colunas toscanas e o portal de lintel recto. Integrado nesta fachada, observa-se ainda o corpo da capela, cuja porta principal abre para a varanda. A fachada N., virada para o caminho, inclui o portão de acesso ao pátio e é marcada pelo alinhamento das janelas do piso superior. A pedra de armas encontra-se colocada no cunhal NE. Os restantes alçados apresentam uma composição mais irregular. O alçado posterior resulta de um escalonamento de volumes, onde se destaca a cozinha velha e respectiva chaminé tronco-piramidal. Enquanto isso, o alçado lateral S. é sublinhado pela varanda com alpendre, também apoiado em colunas toscanas. Todos os vãos possuem o lintel recto sem moldura saliente. O espaço interno conserva uma diferenciação funcional entre os pisos, integrando um razoável número de lojas com pavimento lajeado. O andar nobre mostra uma compartimentação complexa, devido ao grande número de divisões e à ausência de corredor estruturante. As duas frentes da casa (lados E. e N.) são caracterizadas por uma sequência de salas e quartos de dimensão quase uniforme. Ocupando o gaveto, destaca-se o salão nobre, coberto com tecto octogonal em talha policromada e exibindo ao centro o brasão dos Correias e Costas. Virada para o pátio, conserva-se a antiga cozinha e respectiva lareira. A capela apresenta uma assinalável unidade interna devido ao integral revestimento decorativo: tábuas pintadas, pintura a fresco, tecto de caixotões e retábulo em talha dourada e policromada.

Acessos

Largo de Santo António, n.º 1

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Peri-urbano. Situada no limite do Arrabalde, ainda nas proximidades do Lg. de São Gens, a construção encontra-se alinhada com o caminho de acesso à antiga Vila. Organiza lateralmente um espaço amplo, caracterizado pela presença de outros edifícios relacionados com o solar: a Casa de Hóspedes (v. PT02091133038) e a Casa de Santo António (v. PT02091133039). O largo conserva pavimento tradicional com retícula de lajes graníticas preenchida com seixos rolados. Integra uma vasta cerca, onde de destacam o chafariz setecentista e respectivo tanque, a latada apoiada numa sequência de colunas, as sebes de buxo e a zona hortícola. Na zona tardoz da casa principal existe um pátio com poço, telheiro e outras construções rústicas.

Descrição Complementar

No segundo piso, a ligação entre as salas organizadas na frente da casa e a zona posterior é feita através da biblioteca, um espaço intermédio que inclui uma lareira com moldura de meia-cana. A cozinha velha apresenta pé-direito duplo e um pilar central, permitindo o acesso interno a partir do piso superior, com recurso a escada de madeira. O principal elemento que a caracteriza é a lareira composta por uma cobertura tronco-piramidal suportada por pilares, que se prolonga na chaminé exterior. Sob esta estrutura observa-se ainda uma outra lareira aberta na caixa murária, talvez mais antiga. A cozinha inclui ainda dois armários em cantaria. Restrita ao nível do andar nobre, a capela constitui um espaço único de planta rectangular. Possui no lado N. duas portas (acesso interior e exterior) enquadradas por pinturas a fresco, simulando molduras decoradas por conchas, folhas de acanto, jarrões e sanefa. É iluminada por duas janelas abertas nas paredes laterais, integralmente revestidas por painéis pintados representando cenas da Vida de Cristo. Mostra uma cobertura com tecto de caixotões com tábuas pintadas. O altar tem um retábulo em talha dourada e policromada, assumindo grande relevo o efeito dos marmoreados. Apresenta três panos separados por pilastras onde se apoiam anjos de corpo inteiro. O pano central, mais largo, é marcado pelo trono e pelo enquadramento em arco pleno, enquanto os panos laterais mostram apenas as peanhas de suporte às imagens e respectivo remate em forma de sanefa, motivo que se repete no coroamento.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa nobre / Comercial e turística: casa de turismo de habitação

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1297 - já existia a casa familiar em Sortelha; c. 1400 - construção inicial, de que subsistem algumas paredes, conforme consta da documentação conservada pelos actuais proprietários; 1510 - a alcaidaria de Vilar Maior pertencia aos senhores desta casa; 1617 - construção da cozinha velha e provável renovação e / ou ampliação da casa; 1733 - era senhor desta casa Henrique Correia da Costa, militar com notável folha de serviços; séc. 18 - construção ou decoração da capela e colocação do tecto octogonal no salão nobre; séc. 19 - visita de Alexandre Herculano à Sortelha, ficando aqui instalado (LANDEIRO, 1940). O solar constituía cabeça de morgadio, onde se incluíam onze casas e nove capelas, dele fazendo parte a Casa de Santo António e a Casa de São Gens em Sortelha. A família detinha também a alcaidaria-mor desta Vila *1; 2020, 23 novembro - publicação do anúncio de procedimento de classificação do Solar Correia da Costa, também designado Solar de Nossa Senhora da Conceição, incluindo capela e património integrado, em Anúncio n.º 263/2020, DR, 2.ª série, n.º 228.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria sem revestimento; madeira; telha de canudo

Bibliografia

CORREIA, Joaquim Manuel, Terras de Riba-Côa, Memórias sobre o Concelho do Sabugal, Lisboa, 1946; BIGOTTE, José Quelhas, O Culto de Nossa Senhora na Diocese da Guarda, Lisboa, 1948; NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira, A Antiga Vila de Sortelha, Castelo Branco, 1979; CONCEIÇÃO, Margarida Tavares da, Inventário do Património Edificado, Estudos de Caracterização do Plano Director Municipal do Sabugal, Sabugal, 1990

Documentação Gráfica

CMSabugal

Documentação Fotográfica

Proprietário

Documentação Administrativa

Proprietário

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1980 - Obras de renovação e de beneficiação; reparação das coberturas, renovação da cozinha e das instalações sanitárias, tratamento das fachadas, aplicação de cornija no corpo da cozinha velha, substituição do reboco das paredes interiores, renovação das caixilharias, construção de nova chaminé.

Observações

*1 - informações fornecidas pelos proprietários. *2 - logradouro confinante com a casa; a cerca anexa á Casa dos Hóspedes compreende aproximadamnete 6000 m2.

Autor e Data

Margarida Conceição 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login