Igreja Paroquial de Vila Cova do Alva / Igreja de Nossa Senhora da Nactividade

IPA.00030895
Portugal, Coimbra, Arganil, União das freguesias de Vila Cova de Alva e Anseriz
 
Igreja paroquial setecentista, de planta retangular, composta de nave única e capela-mor mais baixa e estreita, tendo adossado à fachada lateral esquerda torre sineira, quadrada. Fachada principal terminada em empena truncada por placa decorativa, com inscrição, encimada por cruz latina entre volutas e em cuja base está gravada a data; rasgada por portal de verga recta, emoldurado, encimado por frontão encimado pela esfera armilar, ladeado de volutas, interrompido por nicho com a imagem da padroeira. Interior com tectos em caixotões de madeira pintada, com grostescos e hagiológicas.
Número IPA Antigo: PT020601180038
 
Registo visualizado 537 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Acessos

Largo do Engenheiro António Silvestre A. Leitão

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria nº 257, DR, n.º 19, 2ª Série, de 27 de janeiro de 2011

Enquadramento

Rural, isolado. Ergue-se sobre plataforma elevada, vencida por escadaria de dez degraus, em adro delimitado por muro, no extremo S. da freguesia, a cerca de 100 metros do Rio Alva. Do lado direito, no adro, apresenta um cruzeiro e a NE. Desenvolve-se o cemitério.

Descrição Complementar

Retábulos em talha dourada e policromada, de colunas torsas e com pâmpanos; púlpito, na parede lateral esquerda, sobre mísula de pedra trabalhada, com motivos vegetalistas, protegido por balaustrada e pequeno dossel, de madeira.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Coimbra)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1712 - Data de construção; execução dos retábulos; 2011, 27 de Janeiro - classificação como Imóvel de Interesse Público.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria de granito com paramentos rebocados e pintados de branco; elementos estruturais, embasamentos, molduras de vãos, pilastras, frisos, cornijas, pináculos, pias de água benta, pia baptismal, cruzes e escadas em granito; retábulos, púlpitos e sanefas em talha policroma e dourada; portas, guardas do coro-alto, guarda-vento, balaústres, tectos em madeira; janelas com vidros simples; cobertura de telha cerâmica, sinos de bronze.

Bibliografia

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/3736873 [consultado em 11 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1952 - alterações na torre da igreja, retirando-lhe o varandim que se situava no seu topo, e construção do coruchéu, ao que consta, era o aspecto primitivo da torre.

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Ana Filipe 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login