Convento de Santo António de Paraguaçu

IPA.00030666
Brasil, Bahía, Bahía, Cachoeira
 
Arquitectura religiosa, seiscentista e setecentista. Convento franciscano composto por largo adro com escadório de acesso ao rio, igreja de planta rectangular, apresentando galilé, nave única, uma capela lateral no lado do Evangelho, sacristia colocada axialmente atrás da capela-mor, e torre sineira de planta quadrada. Convento desenvolvido do lado esquerdo da igreja, composto pelo claustro e um outro corpo que corre perpendicularmente à fachada da igreja, onde se desenvolvem as dependências conventuais. Semelhante ao convento de Cairu (v. BR920500660018).
Número IPA Antigo: BR920500600021
 
Registo visualizado 214 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos (Província de Santo António do Brasil)

Descrição

Complexo conventual composto por largo terreiro com escadório de acesso ao rio, igreja de planta rectangular, apresentando galilé, nave única, sacristia colocada axialmente atrás da capela-mor, e torre sineira de planta quadrada. Convento desenvolvido do lado esquerdo da igreja, composto pelo claustro e um corpo que corre perpendicularmente à fachada da igreja, onde se desenvolvem as dependências conventuais. É antecedido por amplo ESCADÓRIO, que liga o rio ao portal da igreja, ladeados por dois muros rematados por pináculos piramidais e volutas, organizado em patamares ligados por escadas duplas e simples. Apresenta, sensivelmente a meio, uma grande base para uma cruz. Fachadas rebocadas e parcialmente pintadas de branco, com os elementos estruturais a cantaria. IGREJA com fachada principal de dois registos escalonados, com a diferença de dimensões ocupada por aletas volutadas e com os cunhais firmados por amplos pináculos piramidais. No registo inferior, abrem-se cinco arcos ladeados por pilastras, sobre as quais assenta um entablamento e, no superior, sobre os três arcos centrais, aparecem-nos três janelas rectangulares, flanqueados por pilastras sobre as quais assenta entablamento. A estrutura remata em tabela com nicho com uma imagem de Santo António flanqueado por duas pilastras sobre as quais assenta novo entablamento, ladeado por aletas, grandes volutas e pináculos piramidais. Está encimado por volutas a ladear um pedestal encimado por uma cruz latina. A torre sineira encontra-se do lado esquerdo, recuada, erguendo-se mais alta que os restantes corpos. Está dividida em dois registos e remata em cúpula facetada de base octogonal, com os cunhais firmados por pináculos. No registo superior abrem-se as ventanas em arcos de volta perfeita, onde surgem os sinos. INTERIOR com coro-alto sobre a galilé e parte da nave. Capela-mor alinhada com a sacristia, a que se acede por dois corredores que ladeiam o templo.

Acessos

São Francisco de Paraguaçu.

Protecção

Enquadramento

Rural, isolado, nas margens da Baía do Iguape, parte do rio Paraguaçu.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1658 - lançamento da primeira pedra; 1686 - data inscrita sobre a porta de entrada da portaria conventual; séc. 18, meados - construção na nova sacristia por trás da capela-mor; 1888 - o convento é abandonado.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes rebocadas e caiadas; cobertura exterior em telha.

Bibliografia

BAZIN, Germain, A Arquitectura Religiosa Barroca no Brasil (2 vols.), Rio de Janeiro: Editora Record, 1983 (1ª ed. francesa 1956-58), vol. II, p. 17; FONSECA, Fernando Luiz da, Santo António do Paraguaçu e o Convento de S. Francisco do Conde, Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1988, pp. 19 e 24; JABOATÃO, António de Santa Maria, O.F.M. Novo Orbe Seráfico Brasílico, ou Chronica dos Frades Menores da Província do Brasil (5 vols.), Rio de Janeiro: Typ. Brasiliense de Maximiano Gomes Ribeiro, 1858-62, vol. II, pp. 538; SENOS, Nuno, Franciscan Art and Architecture in Colonial Brazil 1650-1800, Dissertação de doutoramento apresentada ao Institute of Fine arts, New York University, 2006, pp. 66-69, 97.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Arquivo pessoa (Nuno Senos)

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

Manuel Apóstolo (Centro de História Além-Mar - CHAM) 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login