Convento de Santa Maria Madalena

IPA.00030664
Brasil, Alagoas, Alagoas, Marechal Deodoro
 
Convento franciscano de construção setecentista e oitocentista, composto por igreja de planta rectangular, com eixo longitudinal, apresentando nave única, uma capela da Ordem Terceira de São Francisco do lado do Evangelho, capela-mor, e torre sineira de planta quadrada. Convento desenvolvido do lado direito da igreja, com claustro de planta quadrangular ao redor do qual se desenvolvem a portaria, sacristia e os corpos das demais dependências conventuais. Adossada, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco com acesso directo ao exterior e ligeiramente afastada à esquerda da igreja conventual.
Número IPA Antigo: BR920200520002
 
Registo visualizado 216 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos (Província de Santo António do Brasil)

Descrição

Complexo conventual composto por igreja conventual de planta rectangular apresentando nave única, capela-mor, capela da Ordem Terceira de São Francisco no lado do Evangelho e torre sineira de planta quadrada, adossada ao lado direito, com convento desenvolvido do lado direito da igreja, com claustro de planta quadrangular ao redor do qual se desenvolvem a portaria, sacristia e os corpos das demais dependências conventuais. Individualizada, mas com ligação ao complexo principal, a igreja da Ordem Terceira de São Francisco, à esquerda da igreja conventual. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, pontuadas pelos elementos estruturais em cantaria. IGREJA com fachada principal rematada por cornija contracurva, sobre a qual evolui uma empena com o mesmo perfil, decorada por concheados, rematada por vários pináculos bolbosos, tendo nicho ao centro e no topo uma cruz. Está flanqueado por cunhais apilastrados, tendo dois registos de vãos, o inferior com três arcos de volta perfeita, protegidos por grades de madeira pintada, de acesso à galilé, assentes sobre pilastras, encimadas por capitéis dóricos, e marcados ao centro por chaves em forma de voluta. Por cima de cada um dos arcos abrem-se três janelas de varandim com guardas de cantaria vazada e vãos em arcos abatidos, decorados com concheados, sendo a janela do meio sobrepujada por um óculo. A torre sineira ergue-se mais alta e alinhada à direita, com cobertura em coruchéu campaniforme e com pináculos bolbosos sobre os cunhais, evoluindo em três registos definidos por frisos e cornijas. O primeiro é mais alto, encimado por um entablamento, aberto por um arco de volta perfeita e uma janela de sacada iguais aos do corpo da igreja, encimado por um óculo recortado no segundo registo, sendo o superior marcado por arcos de volta perfeita onde se alojam os sinos. INTERIOR com fachadas rebocadas e pintadas, tendo a nave com pavimento em azulejo hidráulico e a cobertura em madeira pintada de branco com medalhão historiado ao centro. Coro-alto ocupa o espaço da galilé e a zona inicila da nave, com guarda de madeira. No lado do Evangelho, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco com retábulo de talha dourada e policroma, erguido sobre altas bases, com espaço central ladeado por quatro colunas e remate em arquivoltas, tudo decorado com motivos vegetalistas e putti. No lado da Epístola e fronteiro a esta, encontram-se um outro retábulo inscrito num arco de pedra com painéis de talha dedicado ao Crucificado, a que se segue o púlpito. Presbitério demarcado por teia balaustrada, junto à qual surge, no lado do Evangelho, um retábulo de talha pintada de branco. Arco triunfal de volta perfeita, ladeado por retábulos colaterais de talha policromada, pintada e dourada com baldaquino. Capela-mor com cobertura em caixotões pintados, tendo retábulo-mor de talha dourada e policroma, com trono ladeado por quatro colunas e remate em arquivoltas, tudo decorado com motivos vegetalistas, cariátides e putti. A ligação da igreja ao CONVENTO faz-se por uma porta de acesso da nave ao claustro, e uma outra da capela-mor à Via-Sacra. Desta parte uma escadaria conventual, a escada das Matinas, rematada no final das guardas por painéis de enrolamentos encimados por pináculos bolbosos estriados, e no primeiro andar por uma guarda de madeira torneada e decorada com cariátides. CLAUSTRO de planta quadrangular com dois pisos separados por uma cornija que corre sobre os arcos do piso inferior, ao redor de todo o espaço e uma outra que corre no peitoril do segundo piso. Cada um dos lados é constituído por cinco pilares de pedra que no primeiro piso são mais largos, sustentando arcos de volta perfeita com fecho central em voluta, e no segundo sustentam vãos rectilíneos sobre os quais assenta a cobertura de madeira e telha. A IGREJA dos TERCEIROS tem fachada principal ladeada por cunhais apilastrados, sendo aberta na base por um portal em arco abatido, ao qual se une uma janela de peitoril em cantaria, coroada com decoração em estuque, e sobrepujada por um óculo. A ladear a janela central estão outras duas no mesmo material, coroadas com trabalho de estuque. Sobre os cunhais apilastrados corre um entablamento trilobado, e sobre este uma empena de concheados contracurvos, pináculos bolbosos, pedra de armas coroada ao centro, e no topo uma cruz. Estendendo-se do lado esquerdo existe um outro corpo rebocado e caiado, rematado por meia empena polilobada, e aberto por um pequeno vão de volta perfeita. INTERIOR marcado por várias janelas de varandim, que iluminam uniformemente o espaço, com guardas e sanefas de madeira torneada e entalhada. Tem coro-alto com guarda de madeira entalhada. Capela-mor com retábulo de estuque, composto por alta base com mesa de altar, nichos divididos por pilastras logo a cima e no topo um nicho maior. Na SACRISTIA, um lavatório de pedra com bacia em meia pirâmide invertida, seguida do espaldar com dois querubins e roseta ao centro, emoldurados por duas pilastras rematadas com entablamento coroado por vieira e duas volutas ladeadas de pináculos piramidais.

Acessos

Em Marechal Deodoro.

Protecção

Enquadramento

Urbano, isolado, antecedido por um terreiro, onde surge um cruzeiro, dividido da zona conventual por alto muro de alvenaria rebocada e pintada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1657 - fundação do convento; 1692 - início da construção das fundações da nave da igreja; 1709 - a capela-mor é concluída e vinculada à família Araújo de Lima; dá-se início à construção da capela da Ordem Terceira de São Francisco; 1784-1793 - remodelação da fachada da igreja; 1827 - data no retábulo mor da igreja da Ordem Terceira de São Francisco.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes rebocadas e caiadas; modinaturas, pavimentos, guardas, colunas em cantarias de calcário; pavimentos em tijoleira e lajeado; painéis de azulejo; vigamentos, portas, janelas, retábulos em madeira; retábulos em estuque; coberturas em telha.

Bibliografia

JABOATÃO, António de Santa Maria, O.F.M. Novo Orbe Seráfico Brasílico, ou Chronica dos Frades Menores da Província do Brasil (5 vols.), Rio de Janeiro: Typ. Brasiliense de Maximiano Gomes Ribeiro, 1858-62, vol. I., pp. 244, 246 e vol. II., pp. 609-610; SENOS, Nuno, Franciscan Art and Architecture in Colonial Brazil 1650-1800, Dissertação de doutoramento apresentada ao Institute of Fine arts, New York University, 2006, pp. 33, 60-61, 86-87, 97, 99, 109; WILLEKE, Venâncio O.F.M. “Atas Capitulares da Província Franciscana de Santo António do Brasil, 1649-1893.” Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro 286 (1970): 92-222, pp. 100-101.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Arquivo pessoal (Nuno Senos)

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

Manuel Apóstolo (Centro de História Além-Mar - CHAM) 2010

Actualização

 
 
 
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