Escola Primária de Miranda do Douro / Casa da Música Mirandesa

IPA.00030657
Portugal, Bragança, Miranda do Douro, Miranda do Douro
 
Arquitectura educativa, do século 20. Escola primária do projecto-tipo Adães Bermudes, mista, de duas salas e duas residências, de planta rectangular composta por três volumes escalonados, o central mais alto e de dois pisos, destinado à residência dos dois professores, e os laterais com as salas de aula, antecedidas por vestíbulos, e os alpendres e instalações sanitárias adossados à fachada posterior. O edifício é rasgado, na fachada principal, por vãos em arco abatido no piso inferior, de aduelas calçadas, simples, em tijolo, e pedra de fecho em cantaria, e rectilíneos no superior, com moldura na verga e parte superior da ombreira em cantaria de granito, típico da região nortenha, com pedra de fecho fingida e saliente. O corpo central possui, no piso térreo, duas janelas centrais e duas portas, para individualizar as dependências dos professores, a que correspondem, no superior, quatro janelas.
Número IPA Antigo: PT010406080127
 
Registo visualizado 708 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Escola   Escola primária  Tipo Adães Bermudes

Descrição

Planta rectangular regular, composta por três corpos, um central quadrangular, flanqueado por dois laterais, rectangulares, em disposição simétrica. Volumes articulados por justaposição, com desenvolvimento horizontal nos corpos laterais, contrastando com o verticalismo do central, e coberturas escalonadas em telhados de quatro águas no corpo central e de três nos laterais. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com a zona do embasamento rasgado na fachada principal por frestas de arejamento e terminadas em aba corrida, de madeira sobre travejamento. Fachada principal voltada a O. desenvolvida simetricamente em três panos escalonados, o central levemente saliente, com friso de cantaria a separar os dois pisos, rasgada regularmente por vãos em arco abatido no piso inferior e rectilíneos no superior, assentes em pequena cornija, e todos com caixilharia de duas folhas e bandeira; o pano central, é rasgado, ao nível do piso térreo, por duas janelas de peitoril centrais e dois portais laterais, de aduelas calçadas, simples, em tijolo, com pedra de fecho saliente em cantaria e parte superior das jambas também em cantaria; no segundo piso, abrem-se quatro janelas de peitoril, em sobreposição às do piso inferior, com molduras de cantaria na parte superior das jambas, percorrendo as bandeiras, com pedra de fecho saliente, e interligadas por friso; as duas janelas centrais são encimadas por uma cartela epigráfica de granito, moldurada. Os corpos laterais possuem três amplas janelas de peitoril, com molduras semelhantes às do primeiro piso do corpo central.

Acessos

Largo do Castelo

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção do Castelo de Miranda do Douro (v. PT010406080004)

Enquadramento

Urbano, isolado, no centro histórico, junto às ruínas do castelo. Ergue-se numa praça ampla desenvolvida em posição lateral à entrada do burgo que era circundado pela cerca medieval, erguendo-se frontalmente árvore frondosa. Na mesma praça, mas em posição lateral, implanta-se o Cabanal do castelo (v. PT010406080033). Junto à fachada posterior desenvolve-se logradouro.

Descrição Complementar

Sobre as janelas do segundo piso do corpo central surge cartela de granito com a inscrição "ESCOLA PRIMÁRIA" relevada; sobre o friso separador dos pisos existe a inscrição metálica "CASA DA MÚSICA MIRANDESA".

Utilização Inicial

Educativa: escola primária

Utilização Actual

Cultural e recreativa: instituto cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Arnaldo Redondo Adães Bermudes (autor do projecto-tipo).

Cronologia

1897 - Congresso Pedagógico de Lisboa argumenta que perante o analfabetismo de 4, 5% da população portuguesa, a inversão de tal situação deveria começar pela construção de escolas; refere a urgente dotação de edifícios apropriados a todas as povoações com escolas primárias num período de 5 anos, seguindo um plano de construção estudado por uma comissão de engenheiros, que o Governo delegou à Associação dos Engenheiros Civis Portugueses; a equipa era constituída por Augusto Simões de Carvalho, Severino da Fonseca Monteiro, Polycarpo José da Costa Lima, António Teixeira Júdice e Joaquim Renato Baptista; 1898, 3 Janeiro - assembleia extraordinária aprova o projectos de edifícios destinados a escola primária, elaborado pela Associação dos Engenheiros Civis Portugueses; no texto, reconhecia a necessidade de difusão da instrução e a influência que a disposição adaptada nos edifícios escolares exercia no desenvolvimento físico, intelectual e moral das populações; 10 Janeiro - entrada no Ministério das Obras Públicas dos programas do Concurso para apresentação de projectos de edifícios destinados a escolas de instrução primária e o respectivo relatório; 2 Março - abertura oficial do concurso público por anúncio no Diário de Governo, estipulando-se um prazo de 6 meses para admissão dos projectos concorrentes; os trabalhos teriam de ser entregues na 1ª Repartição da Direcção-Geral de Instrução Pública; era obrigatório o uso de pseudónimos; estipulavam-se 3 prémios de mérito relativo para os projectos que satisfizessem todas as condições do concurso e tivessem sido aprovados com mérito absoluto: 750$000rs, 450$000rs e 300$000rs, respectivamente *1; 31 Outubro - juri aprova projecto do Arq. Arnaldo Redondo Adães Bermudes, sob o pseudónimo Fiat Lux, que fora o único candidato *2; 10 Novembro - homologação do parecer técnico, pelo Ministro do Reino e confirmação da atribuição do 1º prémio; 23 Novembro - Adães Bermudes é oficialmente nomeado delegado por Lisboa à Exposição Universal de Paris e convidado por Ressano Garcia a apresentar o projecto dos edifícios escolares como concorrente; 9 Dezembro - Direcção-Geral de Instrução Pública expediu circular aos governadores civis de todos os distritos em que se perguntava: "quantas e quaes são, as escolas primárias officiaes do distrito que não têm casa propria; quaes as escolas que, na conveniente distribuição dos edificios escolares, devem ser preferidas, e com que auxílio poderá o governo contar da parte das corporações administrativas ou dos particulares para a diminuição dos seus encargos na construção dos edifícios"; 1900 - Adães Bermudes obtém a medalha de ouro da Secção Escolar na Exposição Universal de Paris; 1902, 18 Dezembro - assinatura de contrato de empréstimo de $245 para auxílio da Direcção-Geral de Instrução Pública na diminuição dos encargos na construção das escolas; séc. 20, finais - instalação da Escola de Música Mirandesa.

Dados Técnicos

Sistema estruturald e paredes autónomas.

Materiais

Estrutura de alvenaria rebocada e pintada; frisos, cornijas, peitoris e molduras em cantaria de granito; placas cerâmicas nas molduras; portas, pavimentos e escadas de madeira; portas e caixilharias de madeira; vidro simples nas janelas; cobertura exterior de telha cerâmica.

Bibliografia

BEJA, Filomena, SERRA, Júlia, MACHÁS, Estella, SALDANHA, Isabel, Muitos Anos de Escolas, Edifícios para o ensino infantil e primário até 1941, vol. 1, Lisboa, 1987; SILVA, Carlos Miguel de Jesus Manique da Silva, Escolas Belas ou Espaços São? Uma análise histórica sobre a arquitectura escolar portuguesa (1860 - 1920), (Dissertação de Mestrado), Lisboa, 2000; CD Portugal Século XXI - Distrito de Vila Real, Matosinhos, 2000.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - O programa preliminar do projecto estabelecia que: deveriam ser apresentadas peças desenhadas à escala 1/100, memória descritiva e justificativa, medição e orçamentos; era apresentado uma listagem de áreas que contemplava um vestiário, uma ou mais salas de aula, pátio com recreio coberto, habitação do professor e instalações sanitárias; requeria-se dimensões para o máximo de 50 alunos por sala, na razão de 1,25 m2 por aluno, sendo o pé direito de 4 m. a 4,5 m.; os pavimentos, de madeira, teriam de ser elevados de 1,5 m. acima do terreno exterior; quanto à iluminação natural, excluíram-se as entradas de luz pelo tecto e exigiam-se janelas rectangulares; considerando-se a hipótese de escolas mistas, tornaram-se obrigatoriamente independentes as salas de aulas, os sanitários e as habitações dos professores e as entradas e vestíbulos; nas condições especiais do programa determinava-se que os projectos considerassem 3 tipos diferentes de edifícios: escolas com 1 sala, para 50 alunos, e habitação para um professor (só rapazes ou só raparigas); escolas com 2 salas para 100 alunos (só para rapazes ou só raparigas) com habitação para professor e ajudante; escolas mistas, com 2 salas, para 100 alunos, com duas habitações para os professores e ajudantes respectivos; como limite para a base orçamental dos edifícios indicava-se 40$000 rs / aluno, especificando-se que a este preço correspondiam alicerces a 1,50 m. de profundidade; recomendava-se pela primeira vez que cada tipo de edifício viesse a ser construído de acordo com as técnicas e materiais próprias de cada zona do país, considerando-se 7 regiões: Minho e Douro, Trás-os-Montes, Beiras, Estremadura, Alentejo, Algarve, Ilhas Adjacentes. *2 - O seu projecto tinha as seguintes características: salas de aula térreas, abrindo 3 grandes janelas para a fachada principal assegurando boa entrada de luz natural e arejamento suficiente; sanitários bem articulados com a sala, sendo possível o seu acesso circulando pelo recreio coberto; o vestíbulo (nalguns casos adaptado e com utilização diferente) permitia que se organizasse uma zona para cuidados de higiene dos alunos (desparasitação, etc.); casa do professor desenvolvida em 2 pisos e sótão, com entradas e janelas sempre sobre a fachada principal; nas escolas com 2 salas, a habitação ocupava a parte central do conjunto; o projecto não incluía desenhos de mobiliário escolar, que seria providenciada pelas Câmaras Municipais.

Autor e Data

Paula Noé 2011

Actualização

 
 
 
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