Igreja Paroquial de São Sebastião da Pedreira / Igreja de São Sebastião

IPA.00003065
Portugal, Lisboa, Lisboa, Avenidas Novas
 
Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja paroquial de planta composta pela justaposição de dois rectângulos, nave e capela-mor, com vários corpos adossados; fachada principal ladeada por duas torres sineiras com cobertura piramidal, sendo o corpo central rematado por frontão triangular e a eixo rasgado por portal encimado por frontão triangular interrompido; alçados laterais recuados e de fenestração simples; interior de nave única, com cobertura em abóbada de berço e coro aos pés da nave; arco triunfal pleno e capela-mor de planta rectangular. A decoração interior - de gosto barroco - combina, na nave, estuques, azulejos e talha com composições pictóricas sobre tela, enquanto que na capela-mor domina a talha dourada. Os retábulos são igualmente de concepção barroca. Alguns dos quadros da nave são atribuídos a Jerónimo da Silva. A composição do tecto é atribuída a João Câncio de Sousa (final do séc. 19). Um dos altares tem um retábulo, "A Ceia", assinado por C. V. M.- Cirilo Volkmar Machado.
Número IPA Antigo: PT031106500066
 
Registo visualizado 4069 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta pela justaposição de dois rectângulos, nave única e capela-mor, com vários corpos adossados, de cota inferior e mais recuados (sacristia, residência paroquial, escritório, capelas mortuárias e centro social). Cobertura da Igreja em telhado de 2 águas. Os corpos anexos são de 2 e 3 águas. O alçado principal, a O., lateralmente delimitado por cunhais de cantaria e superiormente rematado por frontão triangular vazado por óculo, apresenta-se organizado em 3 partes: um corpo central ladeado por 2 torres sineiras de secção quadrada e cobertura piramidal. O corpo central apresenta-se rasgado a eixo pelo portal de verga recta, emoldurado a cantaria e sobrepujado por frontão triangular interrompido por um medalhão em baixo relevo coroado por pináculo e uma pequena cruz. Animam ainda este corpo a abertura de duas janelas, a nível do coro, de verga ligeiramente curva, emolduradas a cantaria e com frontão em arco segmentar. Os panos das torres (incluindo os laterais) apresentam na mesma prumada 3 janelas frestas. Uma cornija saliente corre os alçados. As fachadas laterais encontram-se recuadas em relação às torres e são rasgadas, acima da cobertura das construções adossadas, por 3 janelas simples. Estes edifícios anexos desenvolvem-se em dois pisos ao longo dos alçados N. e S., e são animados em particular por portas, ladeadas por óculos, com emolduramentos esculturados e recortados em cantaria, além das janelas de verga curva e recta, sendo algumas de sacada. INTERIOR: de nave única, coberta por abóbada de berço com ornamentação estucada, apresenta os muros animados pela justaposição de lambril azulejar e revestimento de talha dourada integrando composições pictóricas sobre tela. Dispõe de coro alto, assente sobre 2 colunas salomónicas de pedra com varanda abaulada, guardavento, 4 altares inscritos em arcos plenos (2 laterais e 2 nos topos) e 4 portas de vão rectangular, 2 de cada lado, e entre estas 2 púlpitos. Arco triunfal pleno dá acesso à capela-mor. Esta apresenta profuso revestimento de talha - que se prolonga pela abóbada que efectua a cobertura - e um retábulo vazado por camarim albergando trono.

Acessos

Largo de São Sebastião da Pedreira

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 39 521, DG, 1.ª série, n.º 21 de 30 janeiro 1954 / Incluído na Zona de Proteção do Aqueduto das Águas Livres (v. IPA.00006811)

Enquadramento

Urbano. Isolada. Implantação destacada a um nível mais alto do que o da rua. Dois lanços de escada opostos dão acesso a um pequeno átrio que antecede a entrada principal. A fachada principal é ladeada por 2 portões e gradeamento

Descrição Complementar

Interior - o guardavento é em madeira e vidros policromados. As paredes da nave são revestidas por silhares de azulejos (c. 1/3 da sua altura), representando cenas da vida e do martírio de São Sebastião, enquadradas por molduras com atlantes e cartelas superiores com legendas em latim alusivas ao tema. O revestimento superior de todo o espaço é em talha branca e dourada, com volutas, conchas, atlantes, cabeças de anjo, flores e ramagens. Os quadros têm molduras também neste material. São 23 quadros, de pintura a óleo, os que preenchem estas paredes, representando os Apóstolos e cenas do Novo Testamento. O tecto, em estuque, tem uma pintura central representando a "Glória de São Sebastião" e 4 medalhões figurando os 4 Doutores da Igreja ocidental. A capela-mor, também tem revestimento a talha idêntico ao da nave. A cobertura, em abóbada de aresta é revestida a talha dourada, em quadrelas e traçados geométricos.Entre a imaginária observável no interior do templo, merecem menção particular as representações de Nossa Senhora da Saúde e de Santa Rita Cássia (proveniente do Convento dos Grilos).

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial / Assistencial: centro paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTORES: António da Silva (1740); Jerónimo da Silva (1740); Marcos da Cruz (1670-1671).

Cronologia

Séc. 16 - já existe neste local uma ermida com a invocação de São Sebastião; 1590 - D. Miguel de Castro institui a paróquia de São Sebastião, desanexando-a da de Santa Justa; 1599 - é trazida de Roma, pelo Patriarca das Índias D. João Bermudes, a imagem de Nossa Senhora da Saúde que ainda se observa na igreja; 1652 - fundação de uma igreja junto da ermida com o mesmo orago; 1653 - trasladação dos restos mortais de D. João Bermudes para o cruzeiro da nova igreja; 1654 - inauguração da Igreja; 1670-1671 - pintura de uma Ceia para a tribuna do retábulo-mor por Marcos da Cruz, entretanto desaparecida; 1718 - significativa campanha de obras, procedendo-se, designadamente, ao revestimento de parte da superfície murária e do coro com talha dourada, à realização das pinturas da nave e da tela que fechava o camarim do retábulo do altar-mor; 1740 - pintura das telas do sub-coro por Jerónimo da Silva; pintura de telas por António da Silva; 1755, 1 Novembro - o terramoto não parece ter causados danos significativos ao templo; 1760, 09 janeiro - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco José de Melo Pinto da Silva, é referido que a igreja tem portal axial e duas portas travessas, sendo o pároco reitor apresentado pelo Patriarca; tem a Irmandade do Santíssimo, com 400 membros, tendo capelão para missa diária, a quem paga 60$000; o sacrário está no altar-mor, ladeado por dois nichos com as imagens de Nossa Senhora da Saúde, com confraria, e a de São Sebastião, em pedra; a igreja tem, ainda, os altares de Santo António, com confraria e as imagens de São João Baptista, Santa Catarian, Santa Luzia e Santa Rosa de Lima, o de Santo Amaro, com a imagem do Senhor Crucificado, a Senhor ado Resgate e a imagem de São Gonçalo de Amarante; no lado da Epístola, os altares do Senhor Jesus Crucificado, com as imagens de Nossa Senhora da Soledade e do Menino Jesus, sendo pertença do Patriarca e com irmandade; surge, ainda, o altar das Almas, com irmandade composta por 300 membros, tendo sacristia e casa do despacho, 10 capelães, com o ordenado de 50 a 60$000 anuais; neste altar, estão as imagens de São Pedro e São Brás; existe a Irmandade de São Sebastião com sacristia e casa do despacho própria; no cruzeiro da igreja, a sepultura de D. João Bermudes, com as armas episcopais; a igreja tem uma única torre com dois sinos.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, madeira pintada e dourada, azulejos, vidro e telha.

Bibliografia

ARAÚJO, Norberto de, Inventário de Lisboa, Fascículo 11, Lisboa, 1944 - 1956; MATOS, Alfredo, PORTUGAL, Fernando, Lisboa em 1758. Memórias Paroquiais de Lisboa, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1974; MESQUITA, Alfredo, Lisboa Ilustrada, Lisboa, 1903; PEREIRA, Luís Gonzaga, Monumentos Sacros de Lisboa em 1833, Lisboa, 1927; PROENÇA, Raul (dir. de), Guia de Portugal, vol.I, Lisboa, 1924; SERRÃO, Vítor, Um concurso de pintura do século XVII, in A Cripto-História de Arte, Lisboa, Livros Horizonte, 2001, pp. 75-100; SERRÃO, Vítor, História da Arte em Portugal - o Barroco, Barcarena, Editorial Presença, 2003; SIMÕES, J. M. dos Santos, Azulejaria em Portugal no Século XVIII, Lisboa, 1979.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DRMLisboa; FG; CML: Arquivo de Obras, Proc. nº 11169

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DRMLisboa

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DSARH, DGEMN/DRMLisboa; CML: Arquivo de Obras, Proc. nº 11169

Intervenção Realizada

CML: 1926 - abertura de uma porta no muro do adro, no lado da Rua Tomás Ribeiro; 1938 - obras de beneficiação geral; 1942 - reparação dos muros exteriores, reparações interiores, legalização das obras de modificação do anexo da Igreja (construção de um anexo com 2 pavimentos, junto á fachada posterior, com vista à ampliação das instalações do lactário infantil que aí funciona); 1944 - reparação dos telhados; 1947 - obras de alteração no anexo da sacristia, construção de arrecadações e alteração da escada de acesso ao 1º andar; 1948 - alterações no anexo: substituição do telhado de 4 águas por 2, formando empena; divisão da sala em compartimentos e construção de uma marquise; construção de uma casa de banho; 1949 - construção de uma capela mortuária, num terreno anexo á Igreja e junto da porta situada a S.; esta capela é o prolongamento do Cartório Paroquial e de uma outra capela; 1950 - construção de uma casa de banho anexa à capela em construção; 1965 - obras no 2º piso e uma parte do 1º onde está instalada a residência paroquial: substituição da escada de madeira por outra incombustível; adaptação de uma retrete no quarto principal a casa de banho; adaptação de pequenos compartimentos a biblioteca; substituição da cobertura de madeira e telha marselha por outra incombustível; construção de um fogão de sala na biblioteca; 1975 - obras de limpeza geral; 1976 - obras de limpeza; obras na torre esquerda; e intervenção no interior; 1994 - recuperação do tecto da nave; PROPRIETÁRIO: 1997 - obras de beneficiação e restauro do interior.

Observações

Autor e Data

João Silva 1992 / Teresa Vale e Carlos Gomes 1996

Actualização

Luisa Cortesão 1998
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login