Palacete Valmor / Casa da Viscondessa de Valmor / Clube dos Empresários

IPA.00003041
Portugal, Lisboa, Lisboa, Avenidas Novas
 
Casa ecléctica construida no início de uma época em busca dos padrões da "Casa Portuguesa". Pela sua sobriedade e equilíbrio, demarca-se um pouco das construções pertencentes à mesma tipologia. É de realçar as janelas tipo "bow-window", das fachadas laterais, bem como o registo de azulejos padrão que corre o edifício, é policromado (amarelo, verde e azul), usando motivos geométricos estilizados.
Número IPA Antigo: PT031106230096
 
Registo visualizado 1250 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta irregular. Volumes articulados com cave e 2 pisos formando 3 corpos em que os laterais avançam, fazendo ângulo com o central coberto com telhado diferenciado a 4 águas, corre o edifício um soco almofadado com pequenas janelas inscritas de vão quadrangular, que iluminam a cave. Cobre o edifício um telhado misto de telha vermelha e preta, formando losangos. A fachada principal rasgada por uma porta, inscrita em arco abatido, protegida por uma pala de vidro. Esta é ladeada por 2 janelas de verga curva emoldurada por alfiz: no 2º piso rasga-se uma varanda, sobre mísulas, com grade em ferro, na prumada central. Para esta abrem-se um aporta e 2 janelas de vão rectangular, inscritas num arco pleno. A varanda é ladeada por 2 janelas estreitas e 2 de sacada, com moldura em alfiz. A fachada é corrida por uma faixa decorada com motivos concheados que ao nível da varanda se eleva em arco pleno suportado por colunas de capitéis com volutas. Este arco é coroado por uma empena com cornija que se eleva acima da cornija coroada por platibanda, que corre todo o edifício. As fachadas, de tratamento idêntico entre si, são rasgadas no 1º piso por 3 janelas geminadas, com mainel e guardas em balaustrada, inscritas em arco batido. Deste arco arranca uma consola decorativa, com motivos concheados e volutas, que suporta uma janela "bow-window", no 2º piso, fechada por uma quadrícula em madeira e vidro, com vértices preenchidos por colunas que suportam uma cobertura em cantaria de 3 faces. As fachadas N. e E. têm tratamento idêntico. No 1º piso varanda com balaustrada em cantaria, da qual se elevam 2 pares de colunas encimadas por entablamento e cornija que suportam a varanda do 2º piso. Esta é corrida por gradeamento de ferro e acessível por uma porta de verga recta com moldura de alfiz. A restante parte da fachada, de tratamento mais simples, é rasgada por várias janelas e não apresenta a faixa decorativa e o registo de azulejos.

Acessos

Gaveto da Avenida da República n.º 38 a 38 A; Avenida Visconde Valmor, n.º 22. WGS84 (graus decimais) lat.: 38.738550, long.: -9.145562

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977 *1

Enquadramento

Urbano. Edifício de gaveto, isolado, no lado E. da avenida. Vedação em muro encimado por arbustos, ladeada por portões de ferro. Implantação harmónica.

Descrição Complementar

Acima da faixa concheada, um registo de azulejos padrão, policromado, com motivos geométricos, corre todo o edifício. A fachada principal apresenta, à direita, a seguinte inscrição: "PRÉMIO VALMOR / ANNO DE 1906 / PROPRIETÁRIA VISCONDESSA DE VALMOR / ARCHITECTO V. TERRA".

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: clube

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Miguel Ventura Terra (1905-1906). CANTEIRO: Pedro Pardal Monteiro (1906). CONSTRUTOR: Joaquim Francisco Tojal (1905-1906). ESCULTOR: Jorge Pereira (1906). SERRALHEIRO: Jacob Lopes da Silva (1906); PINTOR DE AZULEJOS:José António Jorge Pinto.

Cronologia

1905 - projecto do edifício da autoria de Miguel Ventura Terra (1866-1919), por encomenda de D. Josefina Clarisse de Oliveira, Viscondessa de Valmor; 1906 - construção do edifício, da responsabilidade de Joaquim Francisco Tojal; as cantarias estiveram a cargo de Pedro Pardal Monteiro, a serralharia de Jacob Lopes Silva e a escultura foi encomendada a Jorge Pereira; recebe o Prémio Valmor, sendo o júri constituído por: José Luis Monteiro (CML), José Alexandre Soares (ARBA), Francisco Carlos Parente (SAP); 1999, 12 Agosto - elaboração da Carta de Risco do imóvel pela DGEMN.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria, cantaria, madeira, azulejo, vidro, telha, ferro

Bibliografia

Anuário da Sociedade dos Arquitectos Portugueses, Ano III, Lisboa, 1907. A Construção Moderna, Ano X, nº. 7, Lisboa, 1909. Occidente, nº. 1025, 20 - VI, Lisboa, 1907. Correio da Manhã, de 05-11-1983. Bairrada, Eduardo Martins, Prémio Valmor 1902 - 1952, Lisboa 1985; Arquitecto Ventura Terra (1866-1919), Lisboa, Assembleia da República, 2009; http://arqpapel.fa.utl.pt/jumpbox/node/74?proj=Casa+Viscondessa+de+Valmor, 16 Setembro 2011.

Documentação Gráfica

CML: Procº de Obras nº. 29524

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco; CML: Procº de Obras nº. 29524

Intervenção Realizada

1999 - na fachada posterior construíram uma marquise em vidro para apoio à cozinha que se encontra com vários problemas de acumulação de sujidade e infiltrações; no piso do sótão a construção de uma casa de banho com laje, ocasionou a fissuração da zona unferior e deformação das paredes pintadas; igualmente as obras de abertura de um vão na cozinha do 2º piso, provocaram alguma instabilidade nas paredes e pavimentos.

Observações

*1 - Prédio de gaveto entre a Avenida da República, 38 e 38-A, e a Avenida Visconde de Valmor. Tratou-se de uma edificação para rendimento, sendo o seu primeiro inquilino o primeiro secretário da Legação Imperial Alemã, em Lisboa, o Sr. W. Lucius.

Autor e Data

João Silva 1992

Actualização

Lobo de Carvalho e Teresa Ferreira 1999
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login