Escola Comercial e Industrial de António Arroio / Auditório Camões

IPA.00003039
Portugal, Lisboa, Lisboa, Arroios
 
Arquitectura educativa, ecléctica. Escola. As janelas de verga ligeiramente curva que lhe confere um certo dinamismo de horizontalidade. Os painéis cerâmicos como elemento decorativo.
Número IPA Antigo: PT031106440245
 
Registo visualizado 344 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Escola  Escola comercial e industrial  

Descrição

De planta composta em U, o edifício apresenta volumetria articulada paralelepipédica, de cobertura efectuada por telhados a 2 águas, constituído por 3 corpos e 2 pisos. A fachada principal (N.) apresenta a O., corpo com 2 duplas janelas de peito de verga ligeiramente curva no piso térreo, encimadas outras 2 janelas com parapeito suportado por mísulas intercaladas por friso de azulejos monócromos aplicados a criarem motivo em ziguezague. O conjunto é superiormente rematado por pano de muro triangular com friso saliente, envolvendo composição em material cerâmico com 2 peixes destacados. O corpo central exibe ao nível do embasamento, 3 arcos de volta perfeita vazados, um deles a O. de acesso ao interior e os outros 2 preenchidos por janelas de peito. Apresentam enjuntas preenchidas por medalhões cerâmicos relevados, de temática vegetal. No 2º andar observam-se 3 janelas de verga ligeiramente curva e de dinamismo horizontal, marcado pela presença de parapeito contínuo sobre friso de azulejos de disposição idêntica ao do corpo descrito. Precedem a cornija, painéis cerâmicos de temática zoomórfica e vegetalista. No 3º corpo (a E.) destaca-se um tondo com busto de António Arroio, sobre a porta.

Acessos

Avenida Almirante Barroso, n.º 25 - 25 A

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Liceu Camões (v. IPA.00007763)

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado. Nas suas imediações situam-se a Escola de Medicina Veterinária e o Liceu Camões (v. PT031106440529).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Educativa: escola comercial e industrial

Utilização Actual

Cultural e recreativa: auditório

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Manuel Joaquim Norte Júnior (séc. 20). ESCULTOR: António Augusto da Costa Mota (séc. 20).

Cronologia

Séc. 20, Década de 20 - início da construção do edifício da então designada Escola Industrial António Manuel Gonçalves, segundo projecto do Arquitecto Manuel Joaquim Norte Júnior (1878-1962) e com a contribuição de painéis cerâmicos da autoria do escultor António Augusto da Costa Mota (1862 - 1930); 1928 - conclusão da construção da escola; 1980, 02 dezembro - proposta de classificação do edifício pela Comissão ad hoc do IPPC; 1982, 31 agosto - parecer da asseccoria técnica do IPPC a propor a classificação como Imóvel de Interesse Público; 2006, 21 julho - proposta de abertura do processo de classificação pela DRLisboa; 03 agosto - por despacho do vice-presidente do IPPAR, foi determinada a abertura do processo para eventual classificação do imóvel; 2009, 23 outubro - o processo de classificação caduca nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, publicado nesta data.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, cerâmica, estuque, ferro forjado

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DRELisboa/DEM

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1997

Actualização

Helena Rodrigues 2004
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login