Ponte Ferroviária de Montemor-o-Novo / Ponte Ferroviária sobre o Rio Almansor

IPA.00030181
Portugal, Évora, Montemor-o-Novo, União das freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras
 
Arquitetura de transportes, do séc. 20. Antiga ponte ferroviária do Ramal de Montemor, troço Torre da Gadanha - Montemor-o-Novo.
Número IPA Antigo: PT040706030112
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte ferroviária  Tipo viga

Descrição

Ponte metálica de dois vãos contínuos de 50m, constituída por um tabuleiro metálico superior, suportado por duas vigas principais de rótula tipo cruz de Santo André, contínuas sobre o pilar central. As vigas principais têm 5,170m de altura. A estrutura é dotada de apoios fixos no pilar e aparelhos de apoio móveis nos encontros. Tanto o pilar como os encontros são constituídos por blocos de alvenaria de pedra. Tem um comprimento total de 101,300m.

Acessos

Ecopista do Montado e EN2; à saída da estação de Montemor-o-Novo, para SO., em direção ao apeadeiro de Paião.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Periurbano, isolado, sobre o rio Almansor e estrada municipal, a c. de 500m a SO. da vila, no seguimento do Largo Machado dos Santos onde se localiza a Estação Ferroviária (v. PT040706030076). Vista panorâmica sobre o vale, o Castelo (v. PT040706040011) e a povoação (v. PT040706030033).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

CONSTRUTOR: Construções Cardoso D’Argent

Cronologia

1907, 29 maio - Decreto determinando que seja adicionado ao Plano das linhas férreas ao Sul do Tejo, um ramal da estação de Montemor-o-Novo à Vila; 1907, 12 junho - Decreto autorizando a Câmara Municipal de Montemor a contrair um empréstimo de 170 contos para a construção do Ramal de Montemor; 1907, 16 de setembro - início da construção da linha; 1909, 02 setembro - Abertura à exploração pública do Ramal de Montemor-o-Novo, entre as estações de Torre da Gadanha e Montemor-o-Novo, quilómetros 75,200 e 88,059 respetivamente, integrando o apeadeiro de Paião, ao quilómetro 81,025 e a ponte sobre o rio Almansor, esta à entrada da estação de Montemor-o-Novo; via única de bitola ibérica (1668mm); entroncava na rede ferroviária existente na estação de Torre a Gadanha, Linha do Sul, atual Linha do Alentejo; 1987, 27 setembro - última viagem realizada entre Montemor-o-Novo e a Torre da Gadanha; 1989 - desativação do Ramal de Montemor-o-Novo com levantamento dos carris e travessas; 2004, 01 de dezembro - assinatura do contrato de concessão de utilização, entre a REFER e o Município de Montemor-o-Novo, para utilização da plataforma da via com vista à sua adaptação e utilização como ecopista; válido por um período vinte e cinco anos, renovável por períodos sucessivos de cinco anos; 2009, 08 março - Inauguração da Ecopista do Montado com c. de 13Km de extensão.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; REFER

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Paula Azevedo e Hugo Patrício (REFER) 2012 (no âmbito da parceria IHRU/REFER)

Actualização

 
 
 
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