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Edifício e estrutura Estrutura Transportes Ponte / Viaduto Ponte ferroviária Tipo viga
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Descrição
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Ponte metálica de dois vãos contínuos de 50m, constituída por um tabuleiro metálico superior, suportado por duas vigas principais de rótula tipo cruz de Santo André, contínuas sobre o pilar central. As vigas principais têm 5,170m de altura. A estrutura é dotada de apoios fixos no pilar e aparelhos de apoio móveis nos encontros. Tanto o pilar como os encontros são constituídos por blocos de alvenaria de pedra. Tem um comprimento total de 101,300m. |
Acessos
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Ecopista do Montado e EN2; à saída da estação de Montemor-o-Novo, para SO., em direção ao apeadeiro de Paião. |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Periurbano, isolado, sobre o rio Almansor e estrada municipal, a c. de 500m a SO. da vila, no seguimento do Largo Machado dos Santos onde se localiza a Estação Ferroviária (v. PT040706030076). Vista panorâmica sobre o vale, o Castelo (v. PT040706040011) e a povoação (v. PT040706030033). |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Transportes: ponte |
Utilização Actual
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Transportes: ponte |
Propriedade
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Pública: estatal |
Afectação
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Sem afetação |
Época Construção
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Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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CONSTRUTOR: Construções Cardoso D’Argent |
Cronologia
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1907, 29 maio - Decreto determinando que seja adicionado ao Plano das linhas férreas ao Sul do Tejo, um ramal da estação de Montemor-o-Novo à Vila; 1907, 12 junho - Decreto autorizando a Câmara Municipal de Montemor a contrair um empréstimo de 170 contos para a construção do Ramal de Montemor; 1907, 16 de setembro - início da construção da linha; 1909, 02 setembro - Abertura à exploração pública do Ramal de Montemor-o-Novo, entre as estações de Torre da Gadanha e Montemor-o-Novo, quilómetros 75,200 e 88,059 respetivamente, integrando o apeadeiro de Paião, ao quilómetro 81,025 e a ponte sobre o rio Almansor, esta à entrada da estação de Montemor-o-Novo; via única de bitola ibérica (1668mm); entroncava na rede ferroviária existente na estação de Torre a Gadanha, Linha do Sul, atual Linha do Alentejo; 1987, 27 setembro - última viagem realizada entre Montemor-o-Novo e a Torre da Gadanha; 1989 - desativação do Ramal de Montemor-o-Novo com levantamento dos carris e travessas; 2004, 01 de dezembro - assinatura do contrato de concessão de utilização, entre a REFER e o Município de Montemor-o-Novo, para utilização da plataforma da via com vista à sua adaptação e utilização como ecopista; válido por um período vinte e cinco anos, renovável por períodos sucessivos de cinco anos; 2009, 08 março - Inauguração da Ecopista do Montado com c. de 13Km de extensão. |
Dados Técnicos
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Materiais
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Bibliografia
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Documentação Gráfica
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Documentação Fotográfica
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IHRU: SIPA; REFER |
Documentação Administrativa
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Intervenção Realizada
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Observações
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EM ESTUDO. |
Autor e Data
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Paula Azevedo e Hugo Patrício (REFER) 2012 (no âmbito da parceria IHRU/REFER) |
Actualização
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