Solar dos Donas-Botto Pinto

IPA.00003003
Portugal, Guarda, Vila Nova de Foz Côa, Sebadelhe
 
Casa nobre rococó, de planta em L, com capela de planta rectangular adossada, tectos de masseira brasonados e pintados com motivos vegetalistas, concheados, anjos, cartelas, frontões; paredes pintadas com cenas heróicas e mitológicas; sanefas em talha dourada. Destaque para a capela privativa de caráter erudizante, e para o salão nobre com tetos de masseira brasonados, integralmente cobertos por pinturas murais de cariz mitológico, com semelhanças estilísticas com as pinturas do teto da igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa. Os alçados secundários do solar são em alvenaria de xisto sem revestimento. Apresenta um relógio de sol em forma de concha.
Número IPA Antigo: PT010914140018
 
Registo visualizado 445 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em L

Descrição

Planta da casa em L com capela adossada; cobertura diferenciada a três águas e a duas águas na capela. Capela de Santo António, de planta retangular. Fachada principal. Orientada a O.; embasamento proeminente; portal em arco abatido encimado por friso interrompido e por óculo quadrilobulado, frontão misto interrompido; sineta no corpo lateral; relógio de sol em forma de concha. Alçados laterais adossados. Alçado E.: cego; empena reta com cornija. Interior: espaço único; pavimento lajeado; cobertura: abóbada de berço em madeira. Casa - Fachada principal: orientada a S.; porta de lintel reto; empena reta. Alçado O.: primeiro registo: cego; segundo registo: duas janelas de lintel reto sem moldura; empena reta com beiral de madeira. Alçado E.: primeiro registo: portas de lintel reto sem moldura; segundo registo, janelas idênticas; empena reta. Alçado N.: primeiro registo: porta de lintel reto; segundo registo: janela de lintel reto e outra idêntica mas de sacada; empena reta. Interior: destacam-se duas salas. Sala com teto de masseira tendo ao centro brasão de armas pintado, sendo enquadrado por molduras retilíneas. Sala com teto de masseira tendo ao centro brasão de armas em talha policroma, envolto em motivos curvilíneos e concheados; a restante superfície organiza-se em torno do motivo central desenvolvendo ornatos vegetalistas onde pontuam anjos segurando cartelas e frontões curvilíneos; a sala apresenta ainda as paredes pintadas com cenas heroicas e mitológicas e quatro portas encimadas por sanefas em talha dourada coroadas por motivos concheados rodeando medalhão central raiado. INTERIOR - salas com pinturas, uma com caixotão central e moldura de enrolamentos e concheados com cartela e pedra de armas semelhante à da Igreja Matriz. Outra sala com caixotão simples e brasão igual ao anterior.

Acessos

Rua da Amendoeira

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 740-DD/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012

Enquadramento

Urbano; alçado E. e S. adossados a construções rústicas e restantes alçados adossados a muro de xisto da cerca, situado em local pouco desnivelado, em via delimitada por construções rústicas, algumas das quais já descaracterizadas. No muro, pedra de armas de colocação recente, datada do séc. 18 e om as armas dos Sampaio e Melo.

Descrição Complementar

Escudo esquartelado: dois cavaleiros no cantão dextro do chefe, castelo no cantão dextro da porta, árvore no cantão sinistro do chefe, seis faixas e duas estrelas no cantão sinistro da ponta, timbre: elmo. Escudo esquartelado: duas meias luas e dois leões no cantão dextro do chefe, árvore e dois animais (?) no cantão dextro da ponta, dois rostos no cantão sinistro do chefe, seis faixas e duas estrelas no cantão sinistro da ponta, timbre: elmo.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - Construção de casa e capela de Santo António por iniciativa da família Donas Boto, que patrocinou também a reconstrução da Igreja Matriz após o terramoto de 1755. Séc. 19, 1ª metade - pertenceu a João Marçal, destacado partidário dos Liberais de Vila Nova de Foz Côa,que mandou colocar a pedra de armas dos Sampaio e Melo em muro de xisto lateral à casa; 1955 - elaboração do processo relativo à eventual classificação do edifício, pela Direção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais*2; 1974, 19 de fevereiro - por despacho do Secretário de Estado da Instrução e Cultura, sobre proposta da quarta subsecção da segunda Secção da Junta Nacional da Educação, foi determinada a classificação do imóvel como valor concelhio; 1974 - pertencia aos herdeiros de João António Marçal; a capela estava sem culto há vários anos; retábulo de talha na capela, dedicada a Santo António; 1956, 14 de janeiro - Proposta da DGEMN para a classificação das pinturas a óleo nas paredes do imóvel; 10 de fevereiro - parecer da Junta Nacional de Educação a propor a classificação de toda a sala com pinturas como IM; 15 de fevereiro - Despacho de homologação; 1974, 15 de fevereiro - parecer a propor a manutenção da classificação proposta; 19 de fevereiro - despacho de homologação do Secretário de Estado da Educação e Cultura; 2008, 17 de julho - proposta da DRCNorte a propor nova abertura de classificação; 4 de setembro - despacho de abertura da Subdirectora do IGESPAR, I.P.; 2011, 23 de maio - proposta da DRCNorte para classificação do imóvel como IM; 10 de outubro - parecer favorável da SPAA do Conselho Nacional de Cultura; 2011, 10 novembro - publicado projeto de decisão relativo à classificação do solar como Monumento de Interesse Público (MIP) e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção, através do Anúncio n.º 16469/2011, DR, 2.ª série, n.º 216.

Dados Técnicos

Estrutura mista; abóbada de berço; tectos de masseira.

Materiais

Granito, xisto; cantaria; alvenaria; aparelho isódomo; revestimento inexistente, reboco; telha de canudo

Bibliografia

LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1873; AZEVEDO, Joaquim de, História Eclesiástica da Cidade e Bispado de Lamego, Porto, 1877; FERREIRA, João Albino Pinto, Antigo Concelho de Freixo de Numão (Memórias Paroquiais do Séc. XVIII), Lisboa, 1947; SÁ-COIXÃO, António de, dir., Notícias de Freixo de Numão, Freixo de Numão, 1982 - 1991; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71731 [consultado em 20 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; DGEMN/DSARH - 010/287-0029

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; DGEMN/DSARH - 010/287-0029

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Conjunto formado por uma sala, tecto brasonado e galeria de reposteiros da residência de João Marçal. *2 - A memória descritiva do processo, refere relativamente às pinturas a óleo existentes nas paredes das salas, que "pela técnica como estão realizadas, tudo leva a crer terem sido feitas por artistas auxiliares dos autores das pinturas que se encontram no tecto da Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa, sendo evidentemente trabalho de qualidade inferior ao que se observa na igreja".

Autor e Data

Margarida Conceição 1992 / Ana Filipe 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login