Capela de Nossa Senhora da Conceição

IPA.00003002
Portugal, Guarda, Vila Nova de Foz Côa, Freixo de Numão
 
Capela maneirista, de planta retangular simples. Fachada principal em eixo, com portal de verga recta, encimado por óculo e remate em empena. Alçados enquadrados por cunhais apilastrados, com fenestração no alçado lateral direito. Cobertura de vigamento de madeira. Portal principal com colunas, sobre alto plinto, sendo os capitéis de talha rudimentar. Existência de cornija apenas na fachada principal. Esta remata em empena de ângulo acentuado. Construção datada por inscrição.
Número IPA Antigo: PT010914060014
 
Registo visualizado 292 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, simples, com cobertura a duas águas. Fachada principal orientada, com portal de verga recta ladeado por duas colunas assentes sobre soco rectangular e com capitel decorado por motivos vegetalistas ( provavelmente folhas de acanto ) estilizados, volutas e ábaco em forma de losango com os lados curvos com roseta em cada face, encimado por duplo friso sobre o qual existe a inscrição: no lado esquerdo da cartela, a inscrição: "ESTA CAPELA MANDO / V FAZER O CAPITÃO MO / R ANT. P. C."; no lado direito: "LOVADO SEJA SAM / TISIMO SACAMEN / TO E A INMACVLADA COCEIÇA DA VIRGE S. NA. R.". É separada centralmente por medalhão oval liso ladeado por volutas estilizadas. Óculo vazado em posição centralizada e remate em empena de ângulo acentuado, com cornija e cruz no vértice. Alçado S. adossado e, no alçado N., janela rectilínea simples. Alçado O. cego, rematado por empena angular. INTERIOR de espaço único, iluminado por janela N.. Pavimento lajeado e cobertura em vigamento de madeira.

Acessos

Largo de Nossa Senhora da Conceição

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 95/78, DR, 1ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978 / Decreto nº 28/82, DR, 1ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982

Enquadramento

Urbano, flanqueado, com o alçado N. adossado a muro de alvenaria de granito e alçado S. adossado a construção comum. Situa-se em local um pouco desnivelado, na confluência de duas vias, na proximidade de casa solarenga.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1654 - construção da capela por ordem do Capitão-mor António Henriques, na ocasião da morte da esposa, Catarina da Fonseca, documentada por inscrição; 1758, 20 Junho - referida nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco António Vaz Dias, como sendo particular e administrada por Manuel António de Mesquita e Castro, sargento-mor do concelho; séc. 20 - a imagem do orafo foi colocada na Capela de Nossa Senhora da Carvalha.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito; madeira; cantaria, alvenaria; aparelho isódomo; revestimento inexistente; telha marselha e de canudo.

Bibliografia

LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1873; AZEVEDO, Joaquim de, História Eclesiástica da Cidade e Bispado de Lamego, Porto, 1877; FERREIRA, João Albino Pinto, Freixo de Numão, Apontamentos, Porto, 1954; AZEVEDO, Correia de, Património Artístico da Região Duriense, Porto, 1963; FERREIRA, J.A. Pinto, Antigo Concelho de Freixo de Numão - memórias paroquiais do século XVIII, Lisboa, MCMLXXIV; ALMEIDA, José António Ferreira de, dir., Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; SÁ-COIXÃO, António de, dir., Notícias de Freixo de Numão, Freixo de Numão, 1982 - 1991; COIXÃO, António do Nascimento Sá e TRABULO, António Alberto Rodrigues, Por terras do concelho de Foz Côa - subsídios para a sua história estudo e inventário do seu património, 2.ª ed., Vila Nova de Foz Côa, 1999; Foz Côa Inventário e Memóra, [coord. de SOALHEIRO, João], Porto, 2000; CD Portugal Século XXI - Guarda, Matosinhos, 2001.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Margarida Conceição 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login