Mosteiro de Nossa Senhora de Ara Coeli / Pousada de D. Afonso II

IPA.00029976
Portugal, Setúbal, Alcácer do Sal, União das freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana
 
Arquitetura religiosa, medieval, setecentista e moderna. Mosteiro adaptado a pousada, integrada na rede Pousadas de Portugal, no grupo das Pousadas Design Histórico.
Número IPA Antigo: PT041501010062
 
Registo visualizado 690 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Mosteiro feminino  Ordem de Santa Clara - Clarissas (Província dos Algarves - Xabreganas)

Descrição

Complexo constituído, pelo mosteiro de planta retangular e pela igreja, abrindo ambos para o recinto do castelo.MOSTEIRO: disposto do lado N., com claustro quadrangular e alas de dois pisos, o inferior rasgado por arcos de volta perfeita sobre pilares, e o superior rasgado por janelas de sacada, com verga em arco abatido, de moldura terminada em cornija e guardas em ferro. IGREJA de planta retangular composta de nave única e capela-mor e duplo coro.

Acessos

Encosta do Castelo; várias calçadas a partir do centro da vila, do lado S.

Protecção

Parcialmente incluído na Zona de Proteção do Castelo de Alcácer do Sal (v. IPA.00003440)

Enquadramento

Urbano, adossado ao pano interior de muralha NO. do castelo, erguendo-se nas imediações Igreja de Santa Maria do Castelo (v. IPA.00002153). No exterior pode-se ver um grupo escultórico "Diálogo tauromáquico" da autoria do escultor Gonçalo Condeixa. Oferece vista panorâmica sobre a povoação, com o casario caiado de branco, típico da região, sobre o rio Sado e a planície envolvente.

Descrição Complementar

A pousada possui trinta e três quartos e duas suites, com quartos para não fumadores, restaurante, bar, recepção disponível 24 horas, comodidades para pessoas com mobilidade condicionada, jardim, terraço, elevador, cofre, aquecimento, e uma piscina exterior. Possui decoração contemporânea, embora as dependências contenham peças do séc. 18.

Utilização Inicial

Religiosa: mosteiro feminino

Utilização Actual

Comercial e turística: pousada / Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

DRC Alentejo, Portaria nº 829/2009, DR, 2ª. Série, nº 163 de 24 de Agosto de 2009

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Diogo Lino Pimentel (2008). DECORADOR: Madalena Pimentel (séc. 20).

Cronologia

Séc. 08 - Data de construção do castelo; 1573 - Rui de Salema e sua mulher D. Catarina de Souto Maior fundam o mosteiro de Aracoeli de freiras clarissas, no interior do castelo, no local do Paço dos Comendadores da Ordem de Santiago e dos Paços Reais; 1834 - extinção das Ordens Religiosas, na sequência do qual as instalações do mosteiro são abandonadas, provocando a sua pregressiva ruína; 1969 - sismo provoca estragos no edifício; 1990, década - início das obras de daptação a pousada, na sequência de uma decisão da Secretaria de Estado do Comércio e Turismo de adaptar o imóvel a Pousada da Enatur (Empresa Nacional de Turismo); durante as obras descobre-se um fórum romano; 1998, 16 maio - inauguração da pousada; 2008, 18 abril - inauguração da Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal *1.

Dados Técnicos

Sistema estrutura de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de taipa, alvenaria e cantaria de pedra, betão armado.

Bibliografia

LEAL, Pinho - Portugal Antigo e Moderno. Lisboa: 1880, vol. IX; CORREIA, Virgílio Alcácer do Sal - "Esboço de uma monografia". In Obras. Coimbra, 1971, vol. IV; LOBO, Susana - Pousadas de Portugal. Reflexos da Arquitectura Portuguesa no Século XX. Coimbra: Imprensa Universitária de Coimbra, 2006.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DSARH, DGEMN/DRML

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DRML

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DSARH

Intervenção Realizada

DGEMN: 1990, década - início das obras de recuperação do castelo; 1995 - obras de construção da pousada; escavações arqueológicas.

Observações

EM ESTUDO. *1 - A cripta arqueológica do castelo implanta-se no piso inferior da Pousada D. Afonso II epermite ver vestígios dos vários povos que ocuparam a colina, do séc. 05 a.C. ao séc. 17. Na área intervencionada encontraram-se muros medievais e também da época cristã pós reconquista, alicerçados parcialmente em paredes romanas que, por sua vez, se sobrepõem a estruturas mais antigas, datadas da Idade do Ferro. A par de inúmeros objetos, existe um arruamento, com 3,50 m de largura, e que no início da ocupação romana foi provido de uma vala de esgotos; existem construções com alguma imponência que poderão traduzir a existência de uma zona nobre do aglomerado urbano; um santuário romano, cujas estruturas imbricam num conjunto arquitetónico extremamente raro.

Autor e Data

Cecília Matias 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login