Igreja Paroquial da Madalena / Igreja de Santa Maria Madalena

IPA.00029948
Portugal, Ilha do Pico (Açores), Madalena, Madalena
 
Arquitectura religiosa, oitocentista. Igreja paroquial de três naves e fachada principal harmónica.
Número IPA Antigo: PT072005040007
 
Registo visualizado 106 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por três naves e capela-mor, tendo adossado à frontaria duas torres sineiras quadrangulares, sacristias rectangulares de ambos os lados, tendo o baptistério na fachada lateral esquerda e uma capela lateral na oposta. Volumes escalonados com coberturas em telhados de duas águas na igreja, em telha de aba e canudo. Fachada principal harmónica, revestida a azulejos monocromos brancos, com duas torres laterais, formando três panos definidos por pilastras, e de três registos marcados por cornijas, rematadas em cornija coroada por pináculos sobre plintos nos cunhais; são cobertas por coruchéus piramidais sobre tambor e rasgadas por duas janelas em arco de volta perfeita, uma em cada registo, e no último, rasga-se, em cada uma das faces, sineira do mesmo perfil. O pano central termina em espaldar recortado, delimitado por enrolamentos, integrando relógio ao centro e coroado por cruz. É rasgado por portal em arco de volta perfeita, sobre pilastras, encimado por moldura apontada formando pináculo, o qual é ladeado por duas janelas iguais à da torre. Fachada lateral esquerda de três panos, com a nave rasgada por porta travessa de verga recta e duas janelas. INTERIOR com naves separadas por arcos de volta perfeita assentes em pilares quadrangulares. Cada uma das naves laterais possui três retábulos de talha; na nave central possui dois púlpitos. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras, revestido a talha dourada, ornada de acantos enrolados. Na capela-mor, com azulejos de representação figurativa, alusivos à vida de Santa Madalena, possui retábulo-mor em talha dourada de planta recta e três eixos, com ático adaptado à cobertura.

Acessos

Ilha do Pico. Largo Cardeal Costa Nunes

Protecção

Enquadramento

Na ilha do Pico. Urbano, isolado, à entrada da vila e nas imediações do mar, inserido em plataforma adaptada ao declive do terreno, formando adro, murado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Angra)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1723, 8 Março - elevação de Madalena a vila; 1871 - segundo Silveira de Macedo, a igreja era "o primeiro templo da ilha em grandeza e magnificência" e que acabara de ser reparado pela Repartição das Obras Públicas; por esta data a fachada principal era rasgada por três portais e dois registos de janelas; pouco depois decide-se alterar a frontaria da igreja, conferindo-lhe a feição actual; 1953 - colocação de vitrais na capela-mor alusivos ao orago.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; pilastras, frisos, cornijas, pináculos, pilares e mlduras dos vãos em cantaria; revestimento de azulejos monocromos; retábulos de talha.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Santa_Madalena_(Madalena), Janeiro 2010; http://www.inventario.iacultura.pt, Janeiro 2010; http://pt.wikipedia.org/wiki/Madalena_(Açores), Janeiro 2010.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Obras de restauro sob iniciativa do Padre Tomás Pereira da Silva Medeiros.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login