Casa do Largo da Liberdade, n.º 7

IPA.00029760
Portugal, Lisboa, Loures, União das freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal
 
Casa setecentista de planta rectangular simples, de corpo único, de linhas seiscentistas simples, com os vãos rasgados regularmente.
Número IPA Antigo: PT031107140163
 
Registo visualizado 1466 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Panta quadrangular regular de volume único e cobertura homogénea em telhado de quatro águas, em telha de canudo, rematadas em beirada dupla e telhas de andorinha nos ângulos. Estrutura em alvenaria de pedra. Fachada principal virada a E., de dois pisos, revestida a azulejo da segunda metade do séc. 20, percorrida por soco feito com desperdício de mármore. O piso térreo é composto por três portas e uma janela, todos emoldurados a cantaria de calcário. Duas das portas são em madeira de duas folhas almofadadas em ponta de diamante, com postigos em vidro, protegidos por guarda de ferro forjado com motivos vegetalistas. tendo remate superior em sanefas e franjas de madeira. A terceira porta, mais simples, possui bandeira setecentista em quadriculado de dez vidros. O piso superior é composto por quatro sacadas com guardas de ferro forjado e molduras em cantaria de calcário de lintel coroado por filete muito simples. Registo de azulejo setecentista, em bícromia, azul sobre fundo branco e cercadura concheada, representado Santa Ana a ensinar a Virgem a ler. Fachada lateral esquerda rebocada e pintada de rosa, rasgada por duas portas de verga recta no piso inferior e quatro janelas de peitoril de dimensões distintas no superior. Fachada lateral direita parcialmente adossada ao edifício adossado. INTERIOR não observado.

Acessos

Largo da Liberdade. WGS84 (graus decimais) lat.: 38.851320, long.: -9.143.632

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano e rural, no aglomerado de Santo Antão do Tojal. Casa inserida numa banda linear, implantada em posição de gaveto. A fachada principal enquadra o Largo da Liberdade do lado O., abrindo directamente para a Rua das Forças Armadas. A fachada posterior deita para logradouro com acesso a partir da Rua das Caniceiras. A casa confina a N. com edifício residencial de um piso e a S. com a Rua das Caniceiras, constituindo um elemento de referência no enfiamento visual da Rua das Cotovias.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - construção do edifício; 2.ª metade - colocação do registo de azulejo; séc. 20, 2.ª metade - revestimento da fachada principal com azulejo industrial; 2001, 08 Outubro - o imóvel surge incluído no levantamento do património cultural construído do Concelho de Loures de 1988, anexo ao regulamento do PDM de Loures, RCM149/2001, DR 233 1.ª Série-B, publicado nesta data.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra; modinaturas em cantaria de calcário; portas e janelas em madeira; os vidros são simples; registo em azulejo tradicional; revestimento da fachada principal em azulejo industrial; cobertura em telha cerâmica;

Bibliografia

Câmara Municipal de Loures, Património Cultural Construído, Loures, Câmara Municipal de Loures, 1988.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

CMLoures: arquivo Divisão Planeamento Urbanístico

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, 2.ª metade - revestimento a azulejo da fachada E. e marcação de soco com desperdício de mármore; colocação de estores com caixa exterior.

Observações

Autor e Data

Fernanda Ferreira, Frederico Pinto Manuel Villaverde (CMLoures) 2010 (no âmbito da parceria IHRU / CMLoures)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login