Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Sortelha / Casa de Santa Rita

IPA.00002966
Portugal, Guarda, Sabugal, Sortelha
 
Arquitectura de saúde, quinhentista. Hospital da Misericórdia de planta rectangular composta, formando volumes articulados e cobertos com telhado de uma e duas águas. Vãos de lintel recto sem moldura saliente. Compartimentação interna complexa, apesar de contar com um átrio de distribuição. Pavimento parcialmente lajeado. Inclui logradouro murado.
Número IPA Antigo: PT020911330026
 
Registo visualizado 443 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Saúde  Hospital  Hospital de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Edifício térreo de planta rectangular composta, resultado da justaposição ortogonal de quatro construções. Forma assim um conjunto de volumes articulados, coberto com telhado de 1 e 2 águas. Aquela que poderá ser definida como fachada principal encontra-se virada a SE., mostrando a linha das empenas: apresenta no corpo mais avançado uma janela, uma porta ladeada por duas janelas no corpo intermédio e, nos corpos mais recuados, uma porta em arco e uma janela semi-enterrada. No lado oposto registam-se dois pequenos postigos. O alçado lateral N., mais extenso, conta somente duas janelas. Ao contrário, o alçado equivalente do lado SO. tem maior número de vãos, incluindo uma porta de acesso ao logradouro murado. Todos os vãos têm o lintel recto e são desprovidos de moldura, à excepção de uma das portas. O espaço interno acusa a complexidade volumétrica e planimétrica do edifício, sendo de notar a existência de vários desníveis e o facto de todas as paredes serem estruturais. O primeiro corpo avançado corresponde agora apenas a um quatro. O acesso mais próximo é feito através de uma sala ( comunicando com a actual cozinha ), que por sua vez abre para o salão dotado de lareira e com um armário em pedra embutido na parede. Este segundo corpo liga-se com a zona mais recuada do edifício ( quartos ) através de uma pequena área intermédia que organiza o único átrio de distribuição e ao qual se acede através da porta em arco. Os pavimentos são lajeados ou revestidos com tijoleira, enquanto os tectos são forrados a madeira, embora conservando as antigas vigas da armação do telhado.

Acessos

Largo de Santa Rita

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano. Localiza-se extra-muros, nas imediações da Porta Nova da Vila (v. PT020911330002) e da calçada medieval (v. PT020911330053), observando-se ao lado as ruínas da Igreja da Misericórdia (v. PT020911330025). Muito perto, situam-se o cemitério velho e a Capela de Santiago (v. PT020911330028), bem como o cemitério novo, este um pouco mais afastado. Em frente do edifício conserva-se ainda, junto à muralha, um espaço murado ( lugar da ceva ) destinado à criação do gado suíno consumido no hospital. Possui um amplo logradouro contíguo, onde se conservam duas sepulturas cavadas na rocha.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Saúde: hospital de confraria / irmandade

Utilização Actual

Residencial: casa / Comercial e turística: casa de turismo de habitação *1

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época medieval - terá sido Gafaria ou Hospício de Santiago, atendendo ao facto do local ainda hoje ser conhecido como Gafo, bem como à proximidade da Capela de Santiago e da calçada medieval; séc. 17 - reconversão em Hospital da Misericórdia, ainda em funcionamento em 1758; 1911 - arrematação em hasta pública; séc. 20 - foi utilizado como palheiro; 1990 - aquisição pelos anteriores proprietários que procederam a obras de recuperação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria sem revestimento; madeira; ferro; telha de canudo.

Bibliografia

SANTOS, Vigário João dos Santos, Dicionário Geographico de Portugal, ( Memórias Paroquiais ), 1758, nº 220, pp. 1513 - 1526; NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira, A Antiga Vila de Sortelha, Aldeia - Museu de Portugal, Castelo Branco, 1979; CONCEIÇÃO, Margarida Tavares da, Inventário do Património Edificado, Estudos de Caracterização do Plano Director Municipal do Sabugal, Sabugal, 1990

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Anteriores proprietários: 1960 / 1961 / 1962 / 1963 / 1964 / 1965 / 1966 / 1967 / 1968 / 1969 / 1970 - obras de recuperação do imóvel, durante as quais foram encontrados ossos e moedas; adaptação à função residencial: construção de lareiras e respectivas chaminés, instalação da cozinha e casa de banho, revestimento do pavimento com tijoleira, recuperação das coberturas, limpeza das paredes interiores e exteriores, substituição das caixilharias; Proprietários: 1991 - substituição das janelas e portadas, com colocação de caixilharias de madeira; instalação eléctrica; remodelação da cozinha e instalações sanitárias; Proprietários / CM Sabugal: 1991 - ao abrigo do Programa de Reabilitação das Aldeias Históricas de Portugal, efectuou-se a limpeza geral do telhado e picagem das juntas de cimento.

Observações

*1 - Casa de Turismo de Habitação, com a designação de Casa de Santa Rita, como também era conhecida a Igreja da Misericórdia.

Autor e Data

Margarida Conceição 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login