Igreja Românica de Santa Maria do Castelo de Vilar Maior

IPA.00002959
Portugal, Guarda, Sabugal, União das freguesias de Aldeia da Ribeira, Vilar Maior e Badamalos
 
Igreja paroquial românica, de planta rectangular. Apenas subsiste a zona correspondente à capela-mor em ruínas e sem cobertura. Cornija decorada por meias esferas e sustentada por cachorrada decorada com motivos geométricos e zoomórficos.
Número IPA Antigo: PT020911400017
 
Registo visualizado 348 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Apenas subsiste a zona correspondente à capela-mor e arco triunfal. Planta rectangular, ausência de cobertura. Fachada principal: orientada a O.; sem embasamento; arco triunfal de volta perfeita com impostas salientes; arranque dos cunhais em desagregação. Alçado E.: sem embasamento; fresta de lintel recto, empena recta sem cornija, mas com marca inferior de empena angular. Alçado S.: sem embasamento; fresta de lintel recto; mísula; empena recta com cornija decorada por meias esferas e sustentada por cachorrada decorada por motivos geométricos (esferas, quadrifólios) e zoomórficos. Alçado N.: sem embasamento; fresta de lintel recto; empena recta sem cornija. Interior: espaço único; pavimento lajeado; 2 frestas em arco pleno a E.e a S. e em arco abatido a N.; silhares retirados dos muros.

Acessos

A noroeste da Estrada Municipal n.º 567, junto ao Cemitério

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 2, DR, 1ª série-B, nº 56 de 6 março 1996

Enquadramento

Urbano, isolado, situa-se no limite do aglomerado, em zona planáltica com numerosos afloramentos graníticos, junto ao cemitério e na proximidade do Castelo e de casas em ruínas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 13 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Época moçárabe ou visigótica - possível edificação de um templo no mesmo local; séc. 13 - hipotética construção da primitiva igreja matriz, talvez com reaproveitamento de materiais pré-existentes, como a pia baptismal *1 e o portal em arco ultrapassado que se encontra no muro do cemitério *2; 1320, 23 maio - bula do Papa João XXII concedendo a D. Dinis, por três anos, para subsídio de guerra contra os mouros, a décima de todas as rendas eclesiásticas do reino, sendo a igreja taxada em 20 libras; integra o termo de Vilar Maior e o bispado de Ciudad Rodrigo; 1758 - referida nas Memórias Paroquiais, assinada pelo padre Francisco Antunes, como sendo uma capela pertencente aos fregueses, 1922 - o que restava do edifício primitivo foi destru+ido por um incêndio; 1923 - demolição da nave da igreja par dar lugar à construção do cemitério; a fachada principal possuiria alpendre (Bigotte).

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito; cantaria; aparelho isódomo, revestimento inexistente

Bibliografia

LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1873; CASTRO, José Osório da Gama e, Diocese e Distrito da Guarda, Porto, 1902; CORREIA, Joaquim Manuel, Terras de Riba-Côa, Memórias sobre o Concelho do Sabugal, Lisboa, 1946; BIGOTTE, Quelhas, O Culto de Nossa Senhora na Diocese da Guarda, Lisboa, 1948; Direcção-Geral do Planeamento Urbanístico, Plano da Área Territorial da Guarda, Património Histórico-cultural, Concelho do Sabugal, Lisboa, 1984; JORGE, Carlos Henrique Gonçalves, O Concelho de Vilar Maior em 1758 - Memórias Paroquiais, Leiria, 1991; DIAS, Mário Simões, Vilar Maior - História, Monumentos e Lendas, Guarda, 1996.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DSARH

Intervenção Realizada

Observações

*1 - encontra-se hoje na Igreja de São Pedro. *2 - arco ultrapassado com aduelas decoradas por linha de meias esferas e por enxaquetado e com as impostas decoradas por quadrifólios e meias esferas.

Autor e Data

Margarida Conceição 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login