Casa do Escrivão da Câmara da Vila de Sortelha

IPA.00002949
Portugal, Guarda, Sabugal, Sortelha
 
Arquitectura residencial, vernácula. Planta rectangular composta, articulando um corpo com três pisos e outro com dois pisos. Cobertura diferenciada com telhado de duas águas. Piso térreo reservado às lojas e andares superiores destinados à habitação. Vãos de lintel recto sem moldura. Acesso ao 2º piso através de escada exterior paralela à parede, com balcão. Organização do espaço interno a partir de átrio central. Comunicação vertical entre os pisos superiores através de escada em madeira com dois lanços, adossada à parede mestra a meio da casa.
Número IPA Antigo: PT020911330044
 
Registo visualizado 360 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Casa com planta rectangular composta, agregando o corpo principal de três pisos (planta em L) e o corpo lateral com dois pisos (planta quadrada). Forma um conjunto de volumes escalonados, coberto com telhado diferenciado de duas águas. A fachada principal, orientada a N., integra a escadaria exterior formando balcão, paralela à parede. Ao lado, abre-se a porta de acesso à loja. Ao nível do andar abrem-se a porta da habitação e quatro janelas. No último piso, restrito ao corpo principal da casa, contam-se quatro janelas que se destacam pela caixilharia de guilhotina com pequenos quadrados a delimitar cada folha. De sublinhar também o beirado assente sobre tábua contínua em madeira, ritmada por contrafeitos. O alçado E., orientado para o Lg. do Corro, regista a porta de acesso a outra loja e uma janela no piso superior. O lado oposto da casa encontra-se adossado. A fachada posterior apresenta um só registo, correspondente ao segundo piso, devido ao desnível do terreno e à inclinação do telhado, incluindo a porta de acesso ao quintal. Todos os vãos possuem lintel recto sem moldura saliente. No interior o piso térreo é reservado às lojas. A habitação, no segundo piso, integra um átrio, comunicando com a sala lateral e com o corredor longitudinal de ligação aos quartos. A cozinha situa-se na zona que permite o acesso ao quintal. Acede-se ao último piso através de uma escada em madeira com dois lanços, situada no espaço intermédio da casa, mas encostada à parede mestra. Este último piso mostra uma compartimentação com paredes em tabique e apenas possui fenestração na frente da casa. Os pavimentos e tectos conservam a estrutura em madeira, salvo na zona da casa de banho, onde tem placa em betão. São ainda de mencionar as guarnições das portas, em madeira, com as molduras salientes nos ângulos, assim como um lavabo embutido na caixa murária.

Acessos

Rua da Fonte

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, núcleo intra-muros. Situada no início da R. da Fonte, ocupa o gaveto com o Lg. do Corro, sendo contígua à denominada Casa Um, dotada de escadaria exterior com balcão (v. PT020911330041). Já no início da via que se dirige para o Lg. do Pelourinho, observa-se a fonte de mergulho (v. PT020911330035), cujos muros delimitadores encostam à escadaria desta casa. Possui logradouro com dois patamares, que se estende até à muralha.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - período de referência, considerando a documentação conservada pelo proprietário e as guarnições das portas interiores; contudo, a construção de base poderá ter uma raiz bastante anterior e provavelmente terá sido acrescentada em altura depois. Pertencia ao Escrivão da antiga Câmara da Vila de Sortelha, da família Pina Ferraz, permanecendo ainda na posse dos seus descendentes. O edifício contíguo, a denominada Casa Um, constituía parte integrante dessa propriedade.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito, alvenaria e cantaria sem revestimento; tabique; madeira; telha de canudo

Bibliografia

Documentação Gráfica

Câmara Municipal do Sabugal

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Proprietário

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1995 / 1997 - obras de renovação no 2º piso, instalação da cozinha e da casa de banho, colocação de placa em betão nesta última zona, arranjo dos soalhos, tectos e caixilharias, aplicação de lambril de azulejos no átrio e corredor, construção de lareira e respectiva chaminé em granito.

Observações

É intenção do proprietário integrar a casa no programa de Turismo de Habitação. *2 Ao abrigo do Programa de Reabilitação das Aldeias Históricas de Portugal estão previstas obras de conservação das coberturas e das fachadas, apoiadas pela Câmara Municipal do Sabugal.

Autor e Data

Margarida Conceição 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login