Forno Comunitário de Sortelha

IPA.00002943
Portugal, Guarda, Sabugal, Sortelha
 
Arquitectura industrial, medieval. Forno comunitário de piso térreo e planta rectangular concentrada, com cobertura em telhado de uma água. Integra somente duas portas de lintel recto sem moldura. Estrutura interna do forno em volume cúbico, com boca quadrada e chaminé tronco-piramidal.
Número IPA Antigo: PT020911330033
 
Registo visualizado 304 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Forno  Forno de pão  

Descrição

Construção de piso térreo e planta rectangular concentrada, formando volume único com cobertura em telhado de uma água, onde se eleva pequena chaminé recente. A fachada principal, orientada a N., integra apenas uma porta, tal como o alçado lateral E., ambas de lintel recto e sem moldura. Neste lado foram erguidos recentemente um alpendre e o corpo da casa de banho. Enquanto isso, o alçado posterior é cego, devido à implantação interior do forno. Com efeito, o espaço interno é amplo, ocupando a estrutura do forno quase metade da área útil: apresenta um volume cúbico, com a boca quadrangular, daí arrancando o lintel de suporte ao corpo da chaminé tronco-piramidal, interrompido ao nível da cobertura. O pavimento encontra-se revestido com tijoleira e o tecto mostra a armação tradicional dos telhados.

Acessos

Rua do Forno

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, núcleo intra-muros. Implantado sobre afloramento rochoso aplainado, quase contíguo ao Castelo (v. PT020911330002), funcionando a R. do Forno como via de acesso secundário entre a R. da Fonte e o Lg. do Pelourinho. Apenas o alçado lateral O. se encontra adossado a outra construção. No lado oposto comunica com terraço / logradouro *1 aberto sobre a muralha.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: forno de pão

Utilização Actual

Comercial: estabelecimento de restauração

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Época medieval (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época Medieval - referências passíveis de enquadrar a construção, cujas características não parecem denunciar um período específico *2; séc. 20, início - o forno comunitário era já propriedade da família do antigo escrivão da câmara, atendendo à documentação conservada pelos proprietários; séc.- 20, 2ª metade - o forno, era utilizado como palheiro, encontrando-se a porta principal entaipada; 1995 / 1997 - com vista à sua transformação em bar, foi acrescentado o alpendre lateral, o pequeno anexo destinado às instalações sanitárias e a chaminé sobre a água do telhado.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, alvenaria e cantaria sem revestimento; madeira; telha de canudo.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Câmara Municipal do Sabugal

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO / CMS (Programa de Reabilitação das Aldeias Históricas de Portugal): 1996 / 1997 - obras de renovação da cobertura, pavimento e caixilharias, limpeza das fachadas, construção de pequena chaminé em granito, acrescento do alpendre lateral e do pequeno anexo destinado às instalações sanitárias (projecto elaborado pelo Gabinete Técnico Local).

Observações

*1 - o logradouro faz parte da propriedade da Casa do antigo Escrivão da Câmara de Sortelha, comunicando com o Forno devido ao facto desta construção pertencer à mesma família. *2 - muito embora a tradição oral anote o edifício como medieval; por outro lado, considerando os dados da evolução histórica da Vila, uma atribuição ao séc. 19 parece também demasiado tardia.

Autor e Data

Margarida Conceição 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login