Bairro CAR de Faceiras / Bairro das Faceiras

IPA.00029298
Portugal, Lisboa, Cascais, São Domingos de Rana
 
Conjunto arquitetónico residencial unifamiliar. Habitação económica de promoção pública estatal (FFH / CAR). Conjunto habitacional de promoção direta construído pelo Fundo de Fomento da Habitação (FFH) da Secretaria de Estado da Habitação e Urbanismo do Ministério do Equipamento Social, no âmbito da Comissão de Apoio aos Refugiados (CAR). Conjunto de média dimensão composto por casas prefabricadas unifamiliares isoladas e térreas com logradouro à frente e no tardoz, formando quarteirões.
Número IPA Antigo: PT031105060281
 
Registo visualizado 374 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico   Edifício  Residencial unifamiliar  Habitação económica  Promoção pública estatal (FFH)  CAR

Descrição

Conjunto habitacional de traçado regular de média densidade, constituído por 81 moradias.

Acessos

Avenida Amália Rodrigues; Rua dos Pioneiros; Rua de Angola; Rua de Cabo Verde

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, integrado na malha urbana rodeado por zona residencial. Encontra-se delimitado a N. pela Rua dos Pioneiros, a E. por caminho pedonal paralelo à Rua de Moçambique e pelo cemitério, a S. pela Avenida Amália Rodrigues e a O. por caminho pedonal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoas singulares / Pública: Estatal de administração indireta

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1976, 3 março - Despacho conjunto dos Ministérios da Habitação, Urbanismo e Construção e dos Assuntos Sociais, criando "um grupo interministerial (denominado Comissão para o Alojamento de Refugiados - CAR) com a finalidade de coordenar e desenvolver as acções que, dentro da problemática geral da habitação, permitam encontrar as soluções indispensáveis para a devolução das unidades hoteleiras à sua função específica"; este despacho visa solucionar o problema habitacional dos refugiados das ex-colónias africanas, que foram alojados de emergência em "unidades hoteleiras concentradas nas áreas de Lisboa e do Algarve"; 1977, 18 agosto - 1980, 06 junho - construção do Bairro CAR de Faceiras, em três fases, composto por 81 fogos [INH - Levantamento das realizações promovidas e/ou apoiadas pelo FFH, de 1969 a 10-04-1981, Programa Ex-CAR, Direção de Habitação de Lisboa]; 1978, 17 junho - integração, pela Resolução n.º 99/78, dos programas de habitação desenvolvidos pela Comissão para o Alojamento de Refugiados (CAR) (...), no âmbito das atividades do Fundo de Fomento da Habitação [FFH], "que abrirá uma conta especial para o financiamento daquele programa, (...) a designar-se "Ex-Programa CAR"; 1982, 29 maio - o Decreto-Lei n.º 214/82 extingue o FFH; o processo prolonga-se até 1987, período durante o qual a gestão do património do FFH está a cargo da Comissão Liquidatária do Fundo de Fomento da Habitação; 1983, 2 agosto - pelo Despacho conjunto A-23/83-IX, dos Ministérios da Finanças e do Plano e do Equipamento Social, e na sequência da extinção do FFH, "fica autorizada a Comissão Liquidatária do Fundo de Fomento da Habitação a transmitir para as câmaras municipais interessadas os fogos de pré-fabricação ligeira construídos ou em construção nos terrenos dessas câmaras e oriundos dos programas CAR (...)".

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

IHRU (Bairro n.º 3036)

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Teresa Ferreira 2010 / Anouk Costa 2014

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login