Hospício de Podentes / Palácio Conde de Podentes

IPA.00029191
Portugal, Coimbra, Condeixa-a-Nova, União das freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova
 
Arquitectura religiosa seiscentista. Convento dos frades franciscanos que aí criaram um asilo. Arquitectura residencial, barroca.
Número IPA Antigo: PT020604040076
 
Registo visualizado 189 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Hospício masculino  

Descrição

Planta rectangular irregular de 2 pisos, formada pela articulação de vários corpos que se desenvolvem à volta de um pátio.Fachadas rebocadas e pintadas, delimitadas por cunhais apilastrados, com embasamento e os pisos definidos por friso; remates em friso, cornija e beiral; coberturas diferenciadas em telhados de duas, três e quatro águas. Fachada principal rasgada nos dois pisos por vãos simétricos de diferentes modinaturas. Janelas de sacada e varandas com gradeamento ornamentado.

Acessos

Largo do Conde de Podentes; Rua Dr. Simão da Cunha

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado. Delimitado por alto muro em cantaria aberto por alto portão em ferro forjado trabalhado, entre dois grossos pilares firmados por urnas, e tendo no tímpano o monograma com as letras "CP". Do lado da fachada principal uma mata e jardim formal. No lado posterior uma quinta com construções diversas de apoio à produção agrícola.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: hospício *2

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17 - construção do convento franciscano que aía criaram um hospício; 1834 - depois da extinção das ordens religiosas o convento foi comprado pelo Conde de Podentes, que aí mandou construir o palácio; séc. 19 - O paço recebeu a visita de célebres figuras régias, como D. Pedro V ou D. Luís I.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_do_Conde_de_Podentes (consulta 12-02-2010); http://www.cm-condeixa.pt/menu/turismo/monumentos/palacioCPodentes.html (consulta 12-02-2010.

Documentação Gráfica

CMCN

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; CMCN

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - O seu nome deve-se ao facto de ter acolhido D. Jerónimo Dias de Azevedo Vasques de Almeida e Vasconcelos e a esposa, os primeiros Viscondes e, posteriormente, Condes de Podentes.*2 - O convento de frades franciscanos que ali se estabeleceram, dando apoio a pessoas mentalmente doentes, funcionando o edificio como uma espécie de hospício ou abrigo de doentes mentais.

Autor e Data

Cecília Matias 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login