Câmara Municipal e Cadeia da Guarda / Mediateca Oitavo Centenário

IPA.00002919
Portugal, Guarda, Guarda, Guarda
 
Câmara municipal seiscentista *2, de planta rectangular, evoluindo em dois pisos, de cunho erudito, com a fachada principal flanqueada por pilastras toscanas, encimada por cornija e esferas armilares, tendo, no primeiro piso, arcada de volta perfeita de arestas boleadas e com a moldura formada pelas aduelas do arco, com pequenas impostas toreadas, formando falsas colunas toreadas. Pátio com varanda alpendrada e beirado encimado por esferas armilares e pináculos. No átrio, possui azulejos modernos, pintados por Cargaleiro. Interior com tectos de madeira, com acesso por pequeno vestíbulo e pátio com varanda alpendrada assente em colunas toscanas. O Salão Nobre possui tecto em gamela.
Número IPA Antigo: PT020907420006
 
Registo visualizado 677 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara, tribunal e cadeia  

Descrição

Planta rectangular irregular, com massas dispostas horizontalmente e cobertura descontínua a duas águas. Fachada principal voltada a O., em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo, evoluindo em dois pisos, flanqueada por pilastras toscanas colossais, sobrepujadas por esferas armilares, e rematada por cornija com cinco gárgulas de canhão, e beirada simples, sobre a qual surgem, alternadamente, esferas armilares e pináculos bojudos. O primeiro piso é marcado por tripla arcada de volta perfeita, de arestas boleadas e com a moldura formada pelas aduelas, assente em pilares, com impostas decoradas por elemento toreado, formando um falso fuste de coluna, cortado em bisel, e fechadas por grades de ferro forjado vazadas e pintadas de verde. No segundo piso, rasgam-se três janelas de sacada equidistantes e rectilíneas, assente em pequena cornija e com guarda de ferro forjado, pintada de verde e encimada por pinhas; os vãos têm molduras salientes e rematam em cornija. Entre as janelas, duas pedras de armas com molduras rectilíneas e remates em cornija, surgindo, no lado esquerdo, as de Portugal e, no direito, as da Cidade. O átrio, elevado por um degrau, está rebocado e pintado de branco, com pavimento em lajes de granito e tecto de madeira, dividido em quatro caixotões, com moldura simples. Nos topos, surgem bancos corridos, de cantaria, encimados por painéis de azulejo, com representações abstractas e molduras de losangos. Para este espaço, abrem três portas de verga recta e moldura simples em cantaria, encimadas por friso e cornija, a central, ligeiramente mais alta. Fachada lateral esquerda, virada a N, com três frestas ao nível do segundo registo, surgindo, na oposta, duas janelas rectilíneas. Fachada posterior rasgada por janela rectilínea, protegida por grades. O INTERIOR tem, no primeiro piso, escadaria central de dois lanços, antecedida por dois arcos de volta inteira, constituindo um pequeno vestíbulo, de acesso a três compartimentos. Um deles constitui o acesso ao Posto de Turismo, uma dependência rectangular, com paredes rebocadas e pintadas de branco e pavimentos em placas de cantaria, com a zona do balcão protegida por uma pala, onde está incluída a iluminação; possui guarda-vento de madeira e vidro, com aro do mesmo material. Existe um pequeno pátio com varanda alpendrada, sustentada por três colunas toscanas, com silhar de azulejos de padrão, antecedendo três portas rectilíneas, Nas demais fachadas, existem duas janelas rectilíneas, com moldura simples. No piso superior, o antigo Salão Nobre virado para a fachada principal Os pavimentos são de betão no primeiro piso e soalho no segundo, com cobertura em placa de betão no primeiro piso e tectos com forro de madeira e em gamela no salão nobre, dividida em caixotões. Neste está instalada uma fonoteca e uma biblioteca especializada, surgindo, numa dependência lateral um Cibercafé.

Acessos

Praça Luís de Camões, antiga Praça Velha, nº 44. WGS84: 40º32'19.96''N., 7º16'06.89''O.

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 32 973, DG, 1ª série, nº 175 de 18 agosto 1943 / ZEP, Portaria, DG, 2ª série, nº 237 de 08 outubro 1956 / Portaria, DG, 2º série, nº 221 de 21 setembro 1972

Enquadramento

Urbano, adossado, situado no centro histórico, intra-muralhas, numa das praças principais e mais antigas da cidade, a Praça Velha. Encontra-se adossado a edifícios de igual cércea, fronteiro a solar barroco e aos edifícios, que formam uma ala de "balcões", ou seja edifícios com átrio inferior, assente em colunas e com sistema arquitravado.

Descrição Complementar

No átrio, existe uma placa de acrílico com a inscrição a negro: "Renovação do edifício dos Antigos Paços do Concelho da Guarda, inaugurada a vinte e sete de Novembro de mil novecentos e noventa e nove pelo Excelentíssimo Senhor o Presidente da República Dr. Jorge Fernando Branco de Sampaio por ocasião das Comemorações do Oitavo Centenário da cidade da Guarda, e realizada pela Câmara Municipal da Guarda, sob a presidência da Doutora Maria do Carmo Pires de Almeida Borges Guarda - MCMXCIX".

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Cultural e recreativa: biblioteca / Comercial e turística: posto de turismo

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 15, finais - existência de um edifício que comunicava com uma prisão, pensando-se que se situaria neste local; séc. 16 - alguns autores situam neste século a sua construção (DIONÍSIO, 1924; RODRIGUES, 1980); séc. 17 - provável data de edificação, assumindo funções municipais, tendo posteriormente albergado a Cadeia, Tribunal e Notariado; séc. 19 / 20 - sofreu obras de adaptação a nível interno; 1952 - ampliação das dependências administrativas municipais para o segundo piso contíguo; 1938, meados - foi efectuado um projecto pelo arquitecto Fernando Barros de Santa Rita, de ampliação deste edifício, ocupando o imóvel do gaveto com a Rua do Comércio, que não viria a ser executado *1; 1960 - inauguração do posto de turismo no edifício da Câmara; 1990 - 1993 - edificação de um novo edifício para a Câmara Municipal; 1994 - 1996 - obras de adaptação às novas funções, da autoria dos arquitectos Nuno Martins e Vasco da Cunha; 1999 - pintura dos painéis de azulejo do átrio por Manuel Cargaleiro; 7 Novembro - inauguração do edifício pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito, parcialmente rebocada e pintada, com divisórias internas em tabique, e em betão; pilastras, cornijas, frisos, bancos, gárgulas, pináculos, modinaturas e pavimentos em cantaria de granito; tectos, portas e caixilharias de madeira; janela com vidro simples; silhares e painéis de azulejo; telhado com telha de meia-cana.

Bibliografia

DIONÍSIO, Sant'Ana, Guia de Portugal, Lisboa, 1924; RODRIGUES, Adriano Vasco, Monografia Artística da Guarda, Guarda, 1980; GOMES, Rita Costa, A Guarda Medieval, 1200 - 1500, Lisboa, 1987.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA, DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID-001/009-1017/2 e 1017/4

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, 1.º quartel - arranjo da escada, feitura de novas paredes divisórias, colocação de lambrins de azulejo e de estuques; DGEMN: 1950 - consolidação da fachada principal, com desmontagem do piso superior, desaprumada, e novamente construída, após a colocação de cintas de betão no piso inferior; feitura de nova cobertura e beirado, implicando apeamento e novo assentamento de pináculos, esferas e gárgulas, reconstrução da parede da fachada principal, incluindo o assentamento dos brasões, portais, frisos e pilastras; assentamento de grades de ferro nas sacadas das varandas, execução de reboco nas paredes interiores, reparação do tecto de madeira e dos pavimentos do salão e sala lateral; a obra foi executada por Saúl de Oliveira Esteves e dos tarefeiros Manuel de Jesus Cardoso, Humberto Teles Gonçalves, Manuel José Adriano e Bernardo Teles; 1958 - remoção de portalete para fixação da antena de rádio e colocação no cunhal lateral esquerdo da fachada principal; 1960 - remoção de tabuleta da porta principal; 1965 - colocação de um lustre e seis apliques no Salão Nobre

Observações

*1 - o projecto previa a utilização de paredes de granito, janelas e arcos com o mesmo perfil do edifício da Câmara, prolongando-se a arcada; no andar nobre, ficaria a sala de sessões, um gabinete para o Presidente e outro para vereadores, uma sala de espera e instalações sanitárias; no edifício primitivo, ampliava-se o Salão Nobre, sustentado por duas colunas de madeira e substituindo a cobertura por vigas de betão; seriam demolidas duas paredes e rasgadas duas janelas de peitoril para a fachada posterior; no piso superior, a casa do guarda, com acesso por escadas de serviço, composta por dois quartos, cozinha e sala, de onde parte uma escada para a torre do relógio *2 - alguns autores atribuem a classificação de manuelino, com base na existência das esferas armilares (DIONÍSIO, 1924; RODRIGUES, 1980).

Autor e Data

Margarida Conceição 1991 / Paula Figueiredo 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login