Castro do Jarmelo

IPA.00002915
Portugal, Guarda, Guarda, Jarmelo São Pedro
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Ferro com significativa ocupação medieval. Povoado fortificado / castro dotado de infraestruturas de abastecimento de água, apresentando muralhas com dois níveis concêntricos; estrutura defensiva constituída pela topografia natural e artificial; compreende no seu perímetro vestígios de construções habitacionais. Apresentaria ligação ao sistema viário romano. Integra fortificação da época medieval e edifícios religiosos, testemunhando uma persistência ocupacional até meados do séc. 19, sendo dois dos templos setecentistas; compreende ainda a antiga casa da câmara.
Número IPA Antigo: PT020907400009
 
Registo visualizado 581 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Ferro  Povoado fortificado  

Descrição

Engloba duas cinturas fortificadas. 1ª linha fortificada: delimitada em todo o seu perímetro por muralha de aparelho irregular e de grande espessura, sendo de destacar no troço N. alguns degraus de acesso ao adarve e um provável acrescento no ângulo NE. onde a muralha apresenta menor espessura e aparelho mais regular, descrevendo cunhal em ângulo recto; em parte do flanco E. e o ângulo SE. existe um troço que compreende uma crista de afloramentos rochosos de grandes dimensões, assinalando o local hipotético do castro lusitano e onde actualmente se localiza um posto de vigia florestal, dominando a vertente mais escarpada; observa-se ainda o local das duas portas: uma orientada a O. e outra a S., definindo duas vias mais ou menos perpendiculares que se cruzam no centro do recinto; este recinto compreende no ponto mais elevado o marco geodésico, talvez no local da antiga torre de menagem; as ruínas da Igreja de Santa Maria, os vestígios da Fonte da Moura e ruínas de construções urbanas e seus alicerces, apresentando planta rectangular e quadrangular. 2ª linha fortificada: abrange uma área maior e o seu traçado não se encontra bem definido, apenas subsistindo alguns alicerces e muros a O. e a E.; compreende no seu perímetro, na zona limítrofe da porta S. da 1ª linha muralhada, a Igreja de São Pedro e cemitério contíguo, campanário, antiga Casa da Câmara, duas sepulturas cavadas na rocha (situadas a N. e a S. da igreja de São Pedro), e ainda uma capela fechada ao culto; a O. numa zona de cota mais baixa localiza-se a Igreja de São Miguel e cemitério contíguo, duas fontes de mergulho (uma a O. e outra a S. da igreja), construção com forno, vestígios e alicerces de construções, observando-se ainda a definição dos arruamentos, e um troço de calçada romana (?) que estabelece a ligação entre este núcleo e a porta O. da 1ª cintura; a E. numa zona de cota mais baixa é visível parte dos muros de uma construção circular e na sua proximidade uma sepultura cavada na rocha.*1

Acessos

EN. l6 em direcção a Vilar Formoso, cabeço sobranceiro ao Km. 66. No cerro do Jarmelo

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 39 175, DG, 1ª série, nº 77 de 17 abril 1953 *

Enquadramento

Paisagem natural e rural; cabeço a 942 m. de altitude, sobranceiro à EN. l6 e ao IP 5, dominando visualmente toda zona raiana e o outeiro de Cabeças, sendo caracterizado por afloramentos graníticos e verificando-se a presença de castanheiros e carvalhos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Idade do Ferro / Época medieval

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

200 a.C. - provável formação do núcleo fortificado; séc. 12 - 16 - terá sido reconstruído durante o primeiro período medieval, sobre primitivo castro; foi couto no reinado de D. Afonso Henriques, que lhe concedeu foral, sem data; 1357 - terra natal de Diogo Lopes Pacheco ou Pedro Coelho, um dos assassinos de Inês de Castro, foi arrasado por ordem de D. Pedro; 1375 - reconstruído por D. Fernando, que terá reduzido o perímetro da fortificação, no âmbito das lutas com Castela; séc. 15 - pertencia à família Sousa; séc. 15 - obras nas muralhas, a expensas da população; 1510 - foral concedido por D. Manuel; séc. 18 / 19 - durante as Guerras da Restauração e mais tarde durante as Invasões Francesas a vila foi saqueada; 1855 - extinção do concelho; abandono progressivo da povoação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Granito, aparelho de alvenaria e cantaria, com enchimento de pedra miúda e espessura variável.

Bibliografia

LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1873; ALMEIDA, João, Roteiro dos Monumentos de Arquitectura Militar do Concelho da Guarda, Lisboa, 1943; FARIA, Marques, Subsídios para um Inventário dos Achados Monetários do Distrito da Guarda, Lisboa, 1985; BARROCO, Manuel Joaquim, A Antiga Vila do Jarmelo, in Altitude, 1983; GOMES, Rita Costa, Castelos da Raia. Beira, vol. I, Lisboa, 1997.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Construção de uma plataforma pelo Instituto Geográfico e Cadastral.

Observações

* DOF: Castro do Jarmelo. Situado no cerro do mesmo nome, a uns 18 km a nordeste da Guarda, com a sua linha exterior de muralhas, que passa a norte junto ao actual marco geodésico, e abragendo: a este, uns 20 m de calçada romana, fora das muralhas, com os vestígios da antiga Fonte da Moura, e uma sepultura cavada na rocha, que se encontra perto dos terrenos onde se ergueu a Igreja de Santa Maria do Jarmelo: a sul, a área hoje ocupada pela Igreja de S. Pedro, cemitério, campanário e antiga casa da Câmara, até um muro que limita esta área por sudoeste, e incluindo duas sepulturas cavadas na rocha,uma situada ao norte da referida Igreja e outra entre esta e o cemitério mencionados; a oeste, o terreno que compreende a Igreja de S. Miguel, uma fonte de mergulho situada na propriedade de Adelino Barreiros e mais uma outra fonte, também de mergulho, situada a sul da dita Igreja de S. Miguel, junto a uma viela. *1 Confirma-se em parte o traçado apresentado por J.Almeida. Castro de origem pré-romana, talvez lusitana (J. Almeida) que teria um perímetro superior ao actual, medieval; terá sofrido ocupação romana e suévico-visigoda. Espólio identificado: tegulae, ladrilhos, moedas romanas, visigodas e portuguesas (J. Almeida, M. Faria). A freguesia de Jarmelo possuia três freguesias, actualmente reunidas: Santa Maria, São Pedro e São Miguel. A torre de menagem localizar-se-ia no local do marco geodésico (J. Almeida). Os Duques de Lafões eram senhores donatários da vila. Origem do toponómio: derivado do adjectivo árabe "jobeilia" que significa montanhoso (P. Leal). J. D. Santos, em carta de 1959, dirigida à DGEMN, refere que a pedra da Igreja de Santa Maria foi reutilizada em igreja na povoação de Montes, a cerca de 5 Km. de distância do Jarmelo, facto que os técnicos que aí se deslocaram não confirmaram.

Autor e Data

Margarida Conceição 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login