Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho

IPA.00029034
Portugal, Porto, Baião, União das freguesias de Ancede e Ribadouro
 
Capela particular de construção setecentista, anexada a um convento dominicano, com soluções arcaicas no que concerne à planta, do tipo centralizado, e aos vãos, em capialço e jacentes. Planimetricamente possui eixo interno composto pelo adossamento da capela-mor, seguindo as normas de Trento, com coberturas interiores diferenciadas, em falsa abóbada de berço, em caixotões na capela-mor e oitavada, formando apainelados na nave, iluminada por janelas em capialço rasgadas nas fachadas laterais. A fachada principal, em empena reta, tem os vãos rasgados em eixo, composto por portal e janela, ambos retilíneos. Exteriormente, sobre a nave, tem pequeno lanternim de madeira pintada. O interior possui decoração de talha joanina, visível nos retábulos laterais, sanefas e drapeados das janelas, bem como na estrutura do retábulo-mor, profundo, com vários nichos, com cenas da Paixão de Cristo e a glorificação da Virgem, representando os mistérios dolorosos do Rosário, temática relacionada com a Ordem Dominicana que ocupa o espaço. As coberturas apresentam pinturas tardo-barrocas, com cartelas assimétricas, grinaldas de flores e enrolamentos, as da nave representando símbolos das Litanias Marianas e os da capela-mor com símbolos da Paixão. Possui várias lápides truncadas e epigrafadas no pavimento.
Número IPA Antigo: PT011302010027
 
Registo visualizado 134 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta poligonal regular, heptagonal, composto por nave octogonal tendo adossada, a uma das faces, a capela-mor retangular, com cobertura homogénea em telhado de cinco águas, possuindo um pequeno lanternim na nave de madeira pintada de verde e com cobertura de telhado octogonal, rematando em pináculo também de madeira e com a mesma tonalidade. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por socos em cantaria e com cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais com bola, assentes em plintos paralelepipédicos de faces almofadadas; rematam em frisos e cornijas. Os vãos são retilíneos e possuem molduras em cantaria de granito. Fachada principal virada a O., rematada em empena reta, encimada por cruz latina de hastes almofadadas, assente em plinto paralelepipédico, também almofadado, rasgada por portal e óculo facetado e em capialço com o interior circular. As fachadas laterais são semelhantes, divididas em três panos, dois com janelas jacentes e em capialço, surgindo num dos panos, portas encimadas por janelões. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, tendo, na nave, cobertura de madeira pintada, formando um octógono apainelado, com lanternim central; tem pavimento em cantaria de granito, com as lajes dispostas de forma concêntrica e integrando lápides epigrafadas. As janelas possuem sanefas de talha pintada com marmoreados fingidos, formando frisos e lambrequins. Nas faces laterais e confrontantes, quatro retábulos de talha, representando a Visitação e a Anunciação, no lado da Epístola, e a Apresentação no Templo e Circuncisão, no lado do Evangelho. Arco triunfal amplo, de volta perfeita, envolvido por sanefão de talha pintada de marmoreados fingidos, com lambrequins, de onde pendem drapeados a abrir em boca de cena; o intradorso possui cinco apainelados pintados, a representar querubins, adornados por enrolamentos e grinaldas de flores. Elevada por um degrau, a capela-mor, com pavimento em lajeado e teto facetado, de madeira em caixotões pintados com molduras salientes. As janelas possuem sanefas e guardas torneadas em bolacha. Sobre supedâneo de três degraus centrais, pintados a marmoreados fingidos, surge o retábulo-mor profundo, de planta reta e ilhargas revestidas a talha, com um eixo flanqueado por quarteirões, pilastras e drapeados a abrir em cortina, tendo, no topo, cartela com a representação do Espírito Santo. Ao centro, nicho de volta perfeita, com sanefa de lambrequins e drapeados a abrir em boca de cena, contendo o fundo pintado e a imagem do Crucificado, ladeado por anjos tocheiros. A estrutura remata em frisos e cornijas interrompidos pela Coração da Virgem em Glória, rodeada por anjos e pela Santíssima Trindade. No banco e sotobanco da estrutura, surgem seis nichos com Passos da Paixão de Cristo, tendo, na base, o Menino Jesus, a Lamentação de Cristo morto e um Ecce Homo, surgindo, no banco, Cristo atado à coluna, Cristo e Verónica e Cristo no Horto. As ilhargas, envolvidas por drapeados possuem grupos escultóricos, a representar a Ressurreição de Cristo (Evangelho) e a Ascensão de Cristo (Epístola).

Acessos

Ancede, EN321, no terreiro de acesso ao Mosteiro de Ancede

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 225/2013, DR, 2.ª série, n.º 72 de 12 abril 2013 *1

Enquadramento

Peri-urbano, adossado ao muro da porta carral do Mosteiro de Ancede que tem acesso pelo mesmo terreiro (v. PT011302010009) e ao corpo da antiga hospedaria. Está implantado entre dois aglomerados de casas, rodeado por terrenos de cultivo, correspondendo à antiga cerca do cenóbio. Surge em ligeiro declive, com terreiro de acesso amplo, sobre plataforma artificial, sustentada por muro em alvenaria de granito, com as juntas pintadas de branco, tendo acesso frontal por escadas de cantaria e guarda metálica com acrotérios em cantaria de granito.

Descrição Complementar

A cobertura da nave possui molduras em marmoreados fingidos, contendo cartelas assimétricas, formadas por enrolamentos e festões de flores, contendo símbolos marianos, surgindo o Sol, a Lua, a Torre, o Cipreste e a Palmeira, bem como as insígnias dos Dominicanos, encimadas por coroa aberta. A capela-mor possui 12 caixotões com molduras salientes, com marmoreados fingidos, contendo cartelas com os instrumentos do martírio (martelo, turquês, lança, coluna, cordas, coroa de espinhos, cravos. Os retábulos da nave são semelhantes, de talha pintada com marmoreados fingidos, de planta reta e um eixo definido por pilastras com os fustes ornados por acantos enrolados, que sustentam o arco de volta perfeita, com lambrequins e sanefas com drapeados a abrir em boca de cena. No interior, nicho com sanefa e drapeados, contendo cenários em forma de portas ou janelas, onde surgem grupos escultóricos de vulto. Altares paralelepipédicos com frontal ornado por rocalhas e acantos, formando sebastos e sanefas. Nas ilhargas do retábulo, surgem cartelas com inscrições; na do Evangelho "PETITE ET ACCIPIETIS" e, no lado oposto, "QUAERITI ENVENIETIS".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1731 - edificação da capela de Nossa Senhora do Bom Despacho, adossada ao complexo conventual; 1758, 28 abril - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco João Pinto de Almeida, é referida a capela como pertencente à Quinta de Esmoriz, tendo como administrador José Pinto da Fonseca; 1999, 26 fevereiro - Despacho de abertura do processo de instrução relativo à eventual classificação do conjunto constituído pela Igreja e Mosteiro de Santo André de Ancede, Quinta do Mosteiro e Capela do Bom Despacho; 2011, 05 dezembro - parecer da SPAA do Conselho Nacional de Cultura a propor a classificação como Monumento Nacional e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção; 01 julho - proposta da DRCNorte para a classificação do Conjunto Constituído pela Igreja e Mosteiro de Ancede, Capela do Bom Despacho e Terreiro Fronteiro como Conjunto de Interesse Público.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria e cantaria de granito; elementos estruturais, modinaturas, pavimentos em cantaria de granito; portas, guardas das janelas da capela-mor, caixilharias e lanternim em madeira; retábulos de talha pintada; janelas com vidros simples; cobertura em telha.

Bibliografia

LEAL, Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho - Portugal Antigo e Moderno. Diccionário Geographico, Estatistico, Chorographico, Heraldico, Archeologico, Historico, Biographico e Etymologico de todas as cidades, vilas e freguesias de Portugal. Lisboa: 1882, vol. 1.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

DGLAB/TT: Memórias Paroquiais, vol. 4, n.º 22, fl. 113-122

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

*1 - A classificação abrange a Igreja, Mosteiro, capela do Bom Despacho e Terreiro fronteiro.

Autor e Data

Ana Filipe 2010 / Paula Figueiredo 2013 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese do Porto)

Actualização

 
 
 
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