Igreja Paroquial de Vila do Bispo / Igreja Nossa Senhora da Conceição

IPA.00002899
Portugal, Faro, Vila do Bispo, Vila do Bispo e Raposeira
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal, espaço único, tecto de caixotões, em madeira, com decoração pictórica, revestimento azulejar, de tapete, nos muros, altares em talha dourada, estilo nacional, colunas salomonicas decoradas com acantos
Número IPA Antigo: PT050815050004
 
Registo visualizado 681 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal de nave única, capela-mor irregular; a S. anexa-se a sacristia, de construção rectangular, a N. uma dependência de planimetria semelhante, que alberga o pequeno museu de arte sacra; no muro S. da nave na sequência da torre quadrangular, estão implantados 3 altares; no muro contrário abrem-se 3 capelas quadrangulares e um altar. Coberturas em telhado de duas águas. Fachada principal, orientada a O., sem embasamento no pano correspondente à nave, rematada por frontão misto, curvo e de lanços, portal com volutas nas bases e rematado por um frontão de lanços, por cima abre-se um óculo trevado; torre sineira, anexada a S., com embasamento proeminente, de dois registos, rematada por um pequeno cupulim, encimado por um catavento. Fachada lateral S. rematada por beiral, com sete panos, abrem-se duas portas, correspondentes uma à nave e outra à sacristia, para a qual abre, também, janela. Fachada E. com 4 panos, rematada por beiral, abre-se uma janela na dependência N.. Fachada N. com 7 panos, rematada por beiral, à excepção de duas capelas que têm empena e pináculos nos ângulos; rasgam-se janelas correspondentes à capela-mor e à dependência N.. Interior de espaço unificado, iluminado pelo óculo da fachada principal, coberto por tecto de masseira, com decoração pictórica, muros com revestimento azulejar; capela-mor, com dois planos, separados por dois degraus, o altar em talha, ocupa o plano superior, a iluminação dá-se através de uma janela lateral, a cobertura é em canhão, com decoração pictórica.

Acessos

Praça da República

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 42 007, DG, 1.ª série, n.º 265 de 06 dezembro 1958 / ZEP, Portaria, DG, 2.ª série, n.º 280 de 29 novembro 1962

Enquadramento

Urbano

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Algarve)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 15 / 16 - D. Manuel, depois de ter visitado o Cabo de São Vicente, dá a igreja e lugar de Santa Maria do Cabo ao Bispo do Algarve, a D. Fernando Coutinho, que então tomou o nome de aldeia do Bispo; 1534 - Campanha de obras na igreja; 1662, 7 Jun - por alvará, D. Afonso VI fez dela mercê a Martim Afonso de Melo, 2º Conde de São Lourenço; 1663, 6 de Agosto - por carta régia é elevada a vila e desmembrada da jurisdição da Câmara de Lagos; a Vila regressou depois à posse da coroa; Séc. 17 - edificação do templo actual sobre um primitivo; 1715 - azulejos; 1726 - talhas, segundo documentos conservados no cartório paroquial; 1758 - memória paroquial constitui a descrição mais antiga que dele se conhece; 1958 - colocado altar proveniente da igreja na Capela de Santo António de Budens (v. PT050815020017); 1969 - estragos provocados pelo sismo.

Dados Técnicos

Materiais

Pedra, alvenaria, madeira, azulejos e telha portuguesa

Bibliografia

BAPTISTA, João Maria, Chorographia Moderna do Reino de Portugal, Vol. V, Lisboa, 1876; DGEMN, Igreja Matriz de Vila do Bispo, Boletim da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, nº 107, Lisboa, 1962; LOPES, João Baptista da Silva, Corografia (...) do reino do Algarve, Lisboa, 1841; SMITH, Robert C., A Talha em Portugal, Lisboa, 1963.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; Arquivo do Cartório da Paroquia de Vila do Bispo: documentação do Séc. 18; DGARQ/TT: Núcleo Antigo, doc. 767.

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

João Neto 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login