Povoado do Cerro da Rocha Branca / Estação Arqueológica da Rocha Branca

IPA.00002897
Portugal, Faro, Silves, Silves
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Ferro com ocupação até à Época Medieval Islâmica. Povoado fortificado situado em pequena elevação, disposto no sentido E. - O., localizado numa antiga península junto ao Rio Arade e próximode Silves, evidenciando características comuns aos assentamentos-tipo da época; do lado N. e E. foi ocupado por fortificação afim do que podem ter sido as feitorias fenício-púnicas do Ocidente peninsular, tendo sido habitado pelo menos desde os finais da Época do Bronze e integrando 5 períodos distintos de ocupação humana. Constituía um raro exemplar de provável feitoria púnica.
Número IPA Antigo: PT050813070020
 
Registo visualizado 219 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Ferro  Povoado fortificado  

Descrição

Povoado onde, durante as escavaçõesfoi encontrado fragmento de taça carenada, com perfurações verticais sobre a carena, de finais da Idade do Bronze.

Acessos

Quinta da Palmeira, sítio das duas Estradas a c. de 1Km O. de Silves

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Rural, em elevação; o campo arqueológico tem actualmente um plantação de laranjeiras

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Idade do Ferro

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Séc. 08 a.C. - estruturação do povoado; Época islâmica - permanecia a ocupação do cerro; 1910 - Estácio da Veiga refere a descoberta de algumas moedas hispânicas de bronze, com a legenda CILPES, "à saída de Silves, no sentido da estrada para Lagos", local que pode ser identificado com o do povoado ad Rocha Branca; 1979, Novembro - descoberta dos vestígios arqueológicos na sequência de trabalhos de terraplanagem, tendo sido identificadas estruturas e materiais indicando ocupação desde o Séc. 8 a. c. até ao período muçulmano; 1981, 1984 e 1985 - escavações arqueológicas pelo IPPC e pela CMS; 1986, 03 janeiro - proposta de classificação por Mário Varela Gomes; 13 outubro - paredcr da a 1.ª Secção do Conselho Consultivo do IPPC, favorável à classificação como Imóvel de Interesse Público; 1986, 24 outubro - Despacho de homologação da Secretária de Estado da Cultura; 1987 - Despacho de abertura do processo de classificação do povoado fortificado da Idade do Ferro no Cerro da Rocha Branca ou da Guerrilha; 1995, 04 Dezembro - proposto como Imóvel de interesse Público pelo PDM de Silves, Resolução do Conselho de Ministros nº 161/95; 1998, 05 abril - a Câmara de Silves informa que a empresa proprietária terraplanou totalmente a área, destruindo totalmente o povoado; 1990, 25 janeiro - dada a destruição do povoado, o director do Departamento de Arqueologia do IPPC pede o arquivamento do processo; 2015, 25 fevereiro - Deliberação da Câmara Municipal de Silves a determinar a abertura do procedimento de classificação como Sítio de Interesse Municipal e a fixação de uma Zona Especial de Proteção.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

BEIRÃO, Caetano e GOMES, Varela, Actas do Congresso do Algarve; VEIGA, Estácio da in O Archeologo Português, vol. XV, 1910, p.229; , Caetano e GOMES, Varela, Actas do Congresso do Algarve.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

IPPC / CMS: 1981, 1984 e 1985 - escavações arqueológicas.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

João Neto 1991 / Rosário Gordalina 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login