Convento dos Frades Trinos / Ruínas do Convento da Trindade

IPA.00002896
Portugal, Faro, Lagos, São Gonçalo de Lagos
 
Arquitectura religiosa, popular, vernácula. Convento de planta quadrangular com igreja adossda à esquerda, da qual apenas restam as paredes estruturais.
Número IPA Antigo: PT050807050013
 
Registo visualizado 483 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem da Santíssima Trindade para a Redenção dos Cativos - Trinos

Descrição

Planta centralizada, de forma quadrangular. Volumes articulados com 1 piso (excepto pequeno corpo situado a NE., que possui 2) formando claustro. Restos da igreja adossados a N. (hoje pequeno pátio interior com construções abarracadas). Coberturas de terraço e telhado de 2 e 3 águas. Fachada principal, a O., com 3 portas de acesso ao conjunto e 3 janelas simples, de verga recta. Fachada posterior a E., muito degradada, com cobertura plana, 3 portas e 2 janelas simples, de verga recta. Pequenas construções adossadas, a destacar forno. Fachada lateral direita com pequeno alpendre a SO. e espaço aberto de planta rectangular, delimitado por muro ondulante com cerca de 1 m. Acesso ao interior através de 2 portas. Claustro com poço ao centro e pequeno muro ondulante formando bancos. Na fachada E., escada de construção recente, de acesso ao corpo com cobertura plana. Da cobertura deste parte outra escada, mais antiga, ao 1º piso do corpo mais alto, situado a NE., formando por baixo do lance, 2/3 de arco de volta inteira. À volta do conjunto distribuem-se bancos *1, adossados às fachadas e aos muros, de desenho igual aos que se encontram no claustro. Poço a E..

Acessos

EN 125, à saída de Lagos para Sagres

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Marítimo, junto à falésia. Implantado num campo arável com casa de época posterior adossada ao lado N.. Urbanização a S. (Iberlagos), mar a E. e no vale a N., a cidade de Lagos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1597 - pedida licença, pelo frades trinos, para construção de um convento junto à Igreja de Porto Salvo; 1598 - Confraria de Porto Salvo opõe-se à sua construção, recorrendo a Filipe II, a obra fica embargada; 1599 / 1606 - construção do convento; 1755 - fica arruinado com o terramoto; 1789 - levantamento gráfico das ruínas pelo Coronel Engenheiro Teodósio da Silva Reboxo; Séc. 19 - reconstrução para Hospital da Marinha; Séc. 19, finais - vendido a um particular; Séc. 20 - projecto não concretizado para construção de um hotel nos terrenos anexos.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes em alvenaria de pedra, tectos abobadados.

Materiais

Alvenaria de pedra, reboco cal e areia, pedra calcária (mísulas, cunhais, madeira (caixilharias, portadas, portas), telha de aba e canudo, tijolo burro.

Bibliografia

LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, vol.4, Lisboa, 1874; PAULA, Rui M., Lagos, Evolução Urbana e Património, Lagos, 1992; PEREIRA, Esteves e RODRIGUES, Guilherme, Portugal Diccionário, vol.4, 1909.

Documentação Gráfica

Arquivo do Museu da Cidade de Lisboa (Planta de Alexandre Massay, Códice Vieira da Silva, 1621); BNL (Secção de Desenhos)

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 19 - obras de adaptação a hospital.

Observações

*1 - estes bancos são de época posterior e provavelmente associados à reconstrução do edifício como hospital. O imóvel encontra-se à venda

Autor e Data

Anouk Costa / Marta Celada 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login