Convento de Nossa Senhora do Loreto / Convento de São Francisco / Convento dos Capuchos / Convento de Nossa Senhora da Glória

IPA.00002889
Portugal, Faro, Lagos, São Gonçalo de Lagos
 
Arquitectura religiosa, setecentista. Convento capucho, muito adulterado, não permitindo distinguir quais as fachadas primitivas. Encontram-se edifícios de época diferente adossados à estrutura original, alterando a imagem global e sua tipologia.
Número IPA Antigo: PT050807060034
 
Registo visualizado 329 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos Capuchos

Descrição

Planta composta por vários corpos cronologicamente distintos, formando L. Coberturas de 3 águas onde se destaca chaminé. No pátio interior, muito transformado com casas abarracadas, ainda é possível depreender a existência do claustro através do testemunho de 2 paredes em alvenaria de pedra. Chaminé barroca, de secção quadrada e ângulos moldados, remate em cúpula encimado por motivo decorativo de forma ondulante; é o único elemento decorativo alusivo à fundação do convento, assim como o corpo onde ela se insere, que no interior está muito alterado. CERCA: ocupada por habitações degradadas e edifícios em ruínas, constituindo as antigas fábricas e armazéns de produtos alimentares, em área compartimentada em vários prédios urbanos, ocupados por logradouro do quartel, antigo matadouro (devoluto) e ainda pelo logradouro, horta e jardim de uma residência particular.

Acessos

Rua Convento Senhora da Glória

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, no cimo de elevação, a c. de 750m da povoação, num pequeno largo circundado de edifícios de diferentes épocas, posteriores ao convento. Matadouro municipal em ruína a NO. e Antiga Cadeia (v. PT050807060041) a O..

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Segurança: Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR)

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural) / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1518 - Fundação por D. Fernando Coutinho, Bispo do Algarve, sob invocação de Nossa Senhora do Loreto; 1560 - fundação de novo edifício um pouco mais acima na encosta, por motivos de insalubridade e ameaça de ruína do primeiro; este aproveitou a cerca do convento anterior e passou a denominar-se Convento de São Francisco ou dos Capuchos; 1716 - o convento é dedicado a Nossa Senhora da Glória; 1755 - arruinado e reedificado; 1834 - encerramento do convento pelo decreto de extinção das ordens religiosas; a cerca é retalhada, vendida e ocupada por diversas fábricas e armazéns; 1910 - 1911 - no local de instalação do convento foi instalado um quartel da Guarda Nacional Republicana e, ao lado deste, onde se situava a igreja do convento, foi construída uma cadeia; 1966 - a obra de reparação do Quartel da Guarda Republicana de Lagos, da iniciativa e responsabilidade da Câmara Municipal de Lagos, é incluída no Plano Comemorativo do Ministério das Obras Públicas (40.º aniversário da Revolução Nacional). O seu custo, de 200 cts., é subsidiado em 80 cts. pelo Fundo de Desemprego, por intermédio da Direcção-Geral dos Serviços de Urbanização (MOP 1966, 2.º vol. p. 378); 1969 - terramto causa danos no edifício.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

CORRÊA, Fernando C. Calapez, A Cidade e o Termo de Lagos no Período dos reis Filipes, ed. Centro de Estudos Gil Eanes, Lagos, 1994, pp. 338 - 340; FARO, Frei João de, Fragmento Académico. Notícias geraes e particulares da Provincia da Piedade. Da regular observancia de Nº P. S. Francº, s. ed., s.l., 1721; GUERREIRO, M. V. e MAGALHÃES, J. R., Duas Descrições do Algarve do séc. XVI, Cadernos da Revista de História Económica e Social, nº 3, Lisboa, Sá da Costa Editora, 1983, p. 143 - 144; Ministério das ObrasPública, Plano Comemorativo: 1966, Lisboa, Ministério das Obras Públicas, s.d.; MONFORTE, Frei Manuel de, Chronica da Provincia da Piedade, 2ª edição, ed. Officina de Miguel Manescal da Costa, s.l., 1751, pp. 202 - 204; PAULA, Rui M., Lagos - Evolução Urbana e Património, ed. Câmara Municipal de Lagos, Lagos, 1992, p. 302; XAVIER, António Mateus, Das Cercas dos Conventos Capuchos (da Província da Piedade), contributo para a definição de uma política de recuperação, relatório de Trabalho de Fim de Curso na Licenciatura em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora, 1998 (texto policopiado).

Documentação Gráfica

Arquivo do Museu da Cidade (Planta de Alexandre Massay, Códice Vieira da Silva, 1621)

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IANTT: Arquivo Histórico do Ministério das Finanças - Autos de Inventário dos Bens Pertencentes aos Extintos Conventos da Ordem de São Francisco da Província da Piedade, 1834, cx. 2221.

Intervenção Realizada

1930 / 1940 - Construção da cadeia adossada ao convento; CML: 1969 - colocação de lajes em betão armado e recuperação de coberturas.

Observações

*1 - A definição do seu perímetro foi baseada em fotografias aéreas e nas confrontações declaradas no Auto de Inventário da extinção do Convento de São Francisco de Lagos; o Plano Director Municipal situa o edifício e o terreno na designada Zona urbana (áreas urbanas), remetendo para o Plano Geral de Urbanização, a definição de índices e de outros condicionantes para o local; o Plano Geral de Urbanização define-a como área a renovar e recuperar, prevendo que a sua ocupação seja feita por habitação e apoios de comércio diário.

Autor e Data

António Xavier, Anouk Costa e Marta Celada 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login