Cerca do Convento de Santo António da Piedade / Quinta do Convento de Santo António da Piedade

IPA.00002873
Portugal, Évora, Évora, União das freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde
 
Espaço verde de produção agrícola / Espaço verde de recreio. Quinta de um convento quinhentista.
Número IPA Antigo: PT040705210088
 
Registo visualizado 173 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Religioso  Cerca    

Descrição

Terreno organizado em patamares, encontrando-se, em níveis muito elevados, as culturas de cereais e as oliveiras e, em níveis menos elevados, as hortícolas e as árvores de fruto. Possui um Jardim, simétrico, localizado no esporão a E. com mata de exóticas, caminhos definidos por sebes de buxo, em malha ortogonal, que tem também 3 lagos (da Estrela, Irregular e da Rocha). O Aqueduto da Água de Prata, que delimita parcialmente a cerca, é a principal entrada de água na Quinta, testemunhada por uma fonte adossada, por uma nora e por uma mina (numa plataforma mais baixa). As caleiras encarregam-se de conduzir a água ao seu destino. Os percursos, são desprovidos de ornamentos, quando ligados à produção, ou ladeados por bancos e pontuados por estruturas metálicas, quando ligados ao recreio.

Acessos

A c. de 500 m das Portas da Lagoa pela rampa do revelim do lado N..

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Forte de Santo António (v. IPA.00006504)

Enquadramento

A NO. de Évora ao cimo de uma pequena colina, junto ao Aqueduto da Prata (v. IPA.00002755). Exterior à muralha urbana e no interior do Forte de Santo António (v. IPA.00006504). Na proximidade dos Conventos de São Bento de Cástris (v.IPA.00006511) e da Cartuxa (v.IPA.00007009).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: cerca

Utilização Actual

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Nicolau de Langres (projecto do forte, em que se inscreve a Quinta) e Agostinho de Andrade Freire (projecto actual do forte)

Cronologia

1576 - fundação do convento pelo Cardeal - Infante D. Henrique, em local ermo, fora de portas; 1581 - é apenas nesta data que se conclui a construção do edifício sob patrocínio do arcebispo D. Teotónio de Bragança. Terá servido de refúgio aos frades moradores do Convento do Bom Jesus de Valverde (v. IPA.00002870) quando estes adoeciam; Séc. 17, meados - a cerca do convento foi substituída por um forte, traçado pelo engenheiro francês Nicolau de Langres, tendo sofrido alterações posteriores; 1834 - tendo sido extinto a quando da extinção das ordens religiosas o convento serve, pouco depois da Guerra da Patuleia como cemitério público. É adquirido posteriormente pelo Morgado Casco e Solis que o adapta a vivenda burguesa; 1966 - pertence ao Arcebispado de Évora, onde está instalado o Colégio Nuno Álvares, externato de formação religiosa.

Dados Técnicos

Organizado em vários patamares

Materiais

INERTES: Alvenaria

Bibliografia

BALESTEROS, Carmen e MIRA, Élia, As Muralhas de Évora, in A Cidade - Jornadas Inter e Pluridisciplinares, Seo., ed. Câmara Municipal de Évora e Escola Secundária Gabriel Pereira, Évora, 1994, p. 25; CAEIRO, Elsa, ABEL, António, Forte de Santo António da Piedade, Dissertação de Mestrado em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico da Universidade de Évora; ESPANCA, Túlio, Inventário artístico de Portugal, Distrito de Évora (Zona Sul), vol. I, ed. Academia nacional de Belas Artes, Lisboa, 1966, pp. 313 - 314; 1993; FARO, Frei João de, Fragmento Académico. Noticias geraes e particulares da Provincia da Piedade. Da regular observancia de Nº P.S. Francº, s.ed., s.l., 1721; FRANCO, Pe António, Évora Ilustrada, Edições Nazareth, Évora, 1945, pp. 351 - 352; LIMA, Miguel Pedroso, O Recinto Amuralhado de Évora, Dissertação de Mestrado , Estar Editora, s.l., 1996, p. 66; MONFORTE, Frei Manuel de, Chronica da Provincia da Piedade, 2ª edição, ed. Officina de Miguel Manescal da Costa, s.l., 1751, pp. 355 - 357; XAVIER, António Mateus, Das Cercas dos Conventos Capuchos (da Província da Piedade), contributo para a definição de uma política de recuperação, relatório de Trabalho de Fim de Curso na Licenciatura em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora, Évora, 1998 (texto policopiado).

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; UE

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; UE

Documentação Administrativa

IANTT: Arquivo Histórico do Ministério das Finanças - Autos de Inventário dos Bens Pertencentes aos Extintos Conventos da Ordem de São Francisco da Província da Piedade, 1834, cx. 2214.

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1- Convento masculino da Ordem de São Francisco; *2 - A área da cerca actual não corresponde à cerca original. Segundo o Plano Geral de Urbanização de Évora, o Forte de Santo António, em conjunto com o Aqueduto de Prata e com os Conventos de São Bento de Cástris e da Cartuxa, situa-se na designada Zona Monumental, para qual se propõe a classificação como Sítio Histórico e uma vasta área de protecção e valorização paisagística.

Autor e Data

Paula Simões e António Xavier 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login