Anta da Velada, na Herdade da Comenda do Coelho

IPA.00002871
Portugal, Évora, Montemor-o-Novo, União das freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras
 
Anta megalítica, típica do aro eborense, cujo protótipo e exemplar mais monumental e bem conservado se considera a Anta Grande da Comenda da Igreja, em Montemor o Novo (v. PT040706030007). Pertence a um importante universo de antas distribuídas por um espaço contíguo, abrangendo as herdades da Comenda da Igreja, Comenda do Coelho, Velada, Monte do Paço, todas com uma estrutura e dimensão similar.
Número IPA Antigo: PT040706030008
 
Registo visualizado 289 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Funerário  Anta    

Descrição

Planta longitudinal composta por câmara funerária com planta centralizada poliginal e corredor com planta qadrangular oblonga. Volumes articulados na horizontalidade, sobre um eixo E-O, com cobertura diferenciada para a câmara e corredor, composta por uma laje de granito na primeira e sequência de dintéis em laje granítica no segundo. A face principal é constituída pela projecção da articulação vertical do vão de entrada no corredor, guardado pelos esteios das ombreiras e pelo dintel da cobertura, com a o vão da parte sobrante da câmara, erguida acima da cota suprema do corredor, fechado por laje já inexistente. As restantes faces são constituídas pelos paramentos cegos dos esteios. Monumento muito destruído, falta-lhe a tampa que jaz fragmentada nas imediações, tem o esteio da cabeceira muito inclinado para o interior e conserva apenas dois esteios do corredor in situ.

Acessos

EN 2 Montemor - Mora, c. de 3Km antes de São Geraldo tomar caminho vicinal que dá acesso à Herdade da Rapoula, seguir em frente na direcção NO. até encontrar uma barragem. A anta está visível na margem E..

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional Decreto, n.º 26 236, DG, 1.ª série, n.º 16 de 20 janeiro 1936

Enquadramento

Rural, em vale pouco acentuado, isolada e harmonizada com o ambiente envolvente, na margem de uma charca que a submerge ligeiramente quando atinge o nível máximo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: anta

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Megalítico

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável.

Cronologia

4000 a.C. - 3000 a.C. - construção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito de grão grosseiro

Bibliografia

LEISNER, Georg e LEISNER, Vera Die Megalitgraber der Iberischen Halbinsel I - Der Westen, in Madrider Forschungen, I, 1, Madrid, 1956.

Documentação Gráfica

LEISNER, 1956, Tafel 36, nº 14

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN

Intervenção Realizada

Observações

O monumento, muito perto da margem de uma charca, que o submerge ligeiramente quando atinge o nível máximo, deve ser protegido. O proprietário destruíu recentemente uma anta notável e em muito bom estado, similar à Anta Grande da Comenda da Igreja, que é também propriedade sua, arrasando-a com uma escavadoura, para evitar as visitas continuadas e natural curiosidade.

Autor e Data

Castro Nunes 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login