Capela de Santa Rita

IPA.00002860
Portugal, Guarda, Pinhel, Pinhel
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela de planta longitudinal simples. Alçados circunscritos por cunhais apilastrados e percorridos por cornija. Fachada principal rasgada por portal de volta perfeita, encimado por cornija. Alçados com cunhais e remates simples, com porta travessa no alçado lateral direito, com o mesmo perfil e remate do principal. Cobertura em vigamento de madeira.
Número IPA Antigo: PT020910170037
 
Registo visualizado 132 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal regular, de expressão centralizante, massa simples de aparelho de cantaria regular, com os quatro ângulos marcados por pilastras lisas ligeiramente ressaltadas do plano, coberta por telhado de quatro águas assente sobre cornija e gárgulas de canhão. A fachada principal, a O., sem embasamento, apresenta um só pano delimitado pelas pilastras, com o portal rectangular de cornija saliente a enquadrar arco de volta perfeita. Sobre o portal inscreve-se a pedra rectangular com as armas eclesiásticas do fundador, encimada pelo paquife com a forma de chapéu episcopal sobrepujado por uma gárgula de canhão. Na fachada lateral SE., rasga-se novo portal rectangular, com cornija saliente e arco de volta perfeita, sobre o qual foi colocada placa epigrafada em capitais romanas com o voto fundacional. Alçado posterior com uma só fresta capialçada aberta ao centro. A fachada lateral NO. é cega. INTERIOR com piso em lajes de granito nivelado com o exterior e paramentos murais rasgados pelos três vãos correspondentes às duas portas e à fresta da capela-mor. Apresenta cobertura em vigamento de madeira.

Acessos

Esquina da Rua D. Dinis com a Rua de Santa Maria

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, intra-muros, no entroncamento da R. D. Dinis com a R. de Santa Maria. As fachadas posterior e NO. encontram-se sobre o patim de granito que define o logradouro comunitário com Fonte de mergulho no ângulo N. e edifício de sanitários públicos a NO. A S. da capela ergue-se o edifício dos Antigos Paços do Concelho que alberga o Museu Municipal (v. PT020910170008) e, no flanco SE., uma das torres da muralha.

Descrição Complementar

A pedra de armas que encima o portal principal ostenta os escudos dos Menas, dos Falcões e dos Figueiredos enquadradas por timbre episcopal e paquife em forma de chapéu episcopal. Inscrição fundacional epigrafada em capitais romanas, com algumas abreviaturas, sobre placa rectangular de granito onde se lê: "ESTA CAPELA MANDOV FAZER O Dº MANOEL FALC/AO DEAO DA SE DA CIDADE DA GVARDA Fº DE Pº DE MENA DO / COVTO E DE LEONOR DE PROENÇA FALCÃO NATV/RAIS DESTA V DE PINEL AO VAL DIREITO EM OBRIGACÃO / DISO MISSAS CADA ANNO PARA SEMPRE NA ERA DE / 1649 //".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Armazenamento e logística: armazém *1

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1649 - construção patrocinada por Manuel Falcão, deão da Sé da Guarda erguendo-se junto à Porta de São Martinho e em frente da torre que servia de cadeia municipal; séc. 19 - 20 - serviu de residência particular; 1947 - comprada pela Câmara Municipal de Pinhel ( MARTA, 1995 ); 1940, final da década de - desmontada e reedificada no mesmo local por iniciativa camarária, para evitar desnivelamento, em relação à cota do pavimento das ruas adjacentes renovado nessa data; 1997, 23 Dezembro - aprovação camarária do projecto do arquitecto Isidro Manuel Neves de Almeida que prevê a sua utilização como espaço de informação turística e divulgação do artesanato.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito; cantaria; madeira; telha de canudo.

Bibliografia

DGA/TT, Dicionário Geográfico, vol. 29, nº 193, Pinhel, fl. 1357-1368; LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Pinho, Pinhel, in Portugal Antigo e Moderno. Diccionario, vol. VII, Lisboa, 1876; MARTA, Ilídio, Pinhel-Falcão. Notas e Factos, Celorico da Beira, 1943; BIGOTTE, José, O Culto de Nossa Senhora na Diocese da Guarda, Guarda, 1948; Ministério do Equipamento Social-Secretaria de Estado da Habitação e Urbanismo-Direcção Geral do Planeamento Urbanístico, Plano da area Territorial da Guarda. Situação Actual. Património Histórico/Cultural. Concelho de Pinhel, Lisboa, 1984; MARTA, Ilídio da Silva, A Capela de Santa Rita no Século XVII, in Diário da Guarda, 30 Junho 1995; NAPOLES, João Carlos Metello de, e NAPOLES, Jorge Metello de, Solares e Casas Nobres do Concelho de Pinhel. Solar dos Mena Falcões posteriormente da família Metello Seixas, Lisboa, 1995.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CM Pinhel

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CM Pinhel

Intervenção Realizada

Observações

* 1 - arrumo de ferramentas de jardinagem, limpeza e obras da Câmara Municipal de Pinhel.

Autor e Data

Margarida Conceição / João Vilhena 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login