Igreja do Espírito Santo

IPA.00028591
Portugal, Portalegre, Marvão, Santa Maria de Marvão
 
Capela de irmandade com hospital anexo, sendo o templo atual datável dos séculos 16 / 17, mas mantendo estrutura medieval, com a capela-mor com eixo descentrado relativamente ao portal axial.
Número IPA Antigo: PT041210020033
 
Registo visualizado 140 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de Confraria / Irmandade  

Descrição

Planta poligonal composta por nave, capela-mor e anexos adossados, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, rematadas em beiradas simples, sendo em coruchéu bolboso na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco. Fachada principal rematada em empena e flanqueada por cunhais de cantaria, em ponta de diamante. É rasgada por portal em arco de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, e com seguintes formados por figuras antropomórficas, estando enquadrado por estrutura arquitetónica em cantaria de granito aparente, flanqueado por pilastras sobre altos plintos paralelepipédicos. Remata em frisos e cornijas, que sustentam pináculos e dois frisos em boca de cena que sustentam cornija e enquadram nicho com imaginária. No topo, duas janelas retilíneas e de moldura simples. No lado esquerdo, levemente recuada, a torre sineira, com quatro ventanas de volta perfeita. A estrutura remata em cornijas, com pináculos piramidais nos ângulos. Fachada lateral esquerda abre para um beco estreito, estando marcada pelos corpos anexos, o mais saliente rasgado por porta e janela, ambos retilíneos e com molduras simples. Fachada lateral direita adossada. Fachada posterior com a empena da nave rasgada por janela retilínea, tendo, na capela-mor, quatro janelas retilíneas, surgindo mais duas no corpo anexo.

Acessos

Marvão, Largo do Espírito Santo. WGS84 (graus decimais): lat.: 39,394213; long.: -7,377306

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Castelo de Marvão (v. IPA.00003234) / Incluído na Área Protegida da Serra de São Mamede (v. IPA.00028261)

Enquadramento

Urbano, adossado a edifício da irmandade, em zona de forte pendor de inclinação, a que se adapta. Abre para pequeno largo, onde se insere um Chafariz.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco - Arciprestado de Portalegre)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - séc. 17 - construção do atual templo; 1758, 02 maio - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco da freguesia de Santa Maria, Frei Miguel Viegas Bravo, surge referida a capela como pertencente à paróquia, onde estão sediadas várias irmandades como a das Chagas de Cristo, proprietária das imagens do Senhor dos Passos, de roca e com nove palmos, e a do Ecce Homo, com oito palmos; tem, ainda, a irmandade de Nossa Senhora do Pé da Cruz, com uma imagem de roca; a igreja tem três altares, o mor, com a imagem do Padre Eterno, de vulto, com o Espírito Santo de seis palmos de altura, ladeado pelo conjunto escultórico da Visitação, cujas imagens pertencem à Misericórdia, sediada nesta capela, tendo sacristia própria, consistório e tribuna no lado do Evangelho; no lado oposto, tem o hospital e uma enfermaria; para o efeito tem 60$000 de renda em soutos, foros e outras rendas deixadas por testamento; o hospital é pobre e tem apenas 2$000 de renda, até que um cónego de Miranda, nascido em Marvão, deixou, em 1757, bens no valor de 65$000; no lado oposto do altar-mor, a imagem de Santo Estêvão, com quatro palmos e meio, tendo sacristia própria; no meio do altar, abaixo do Espírito Santo, um Crucificado em tamanho natural, pertencente à Irmandade das Chagas, que tem sacristia na capela, no lado da Epístola; no altar colateral direito, as imagens de São Gregório Magno, de quatro palmos e meio, e a de São Francisco Xavier, de três palmos; no lado oposto, a imagem de São João Baptista, pertencente à Câmara da vila, com três palmos de altura; a igreja é abobadada e tem coro.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; modinaturas, cruz, pilastras, frisos, cornijas, nicho em cantaria de granito.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

DGARQ/TT: Memórias Paroquiais, vol. 22, n.º 74, fls. 471-502

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Paula Figueiredo 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login